Fiscal - Municipal (ISS)

Como ser eficiente no estudo para o ISS-Jequié

Olá, tudo bem com você? Você sabe como ser eficiente no estudo para o ISS-Jequié?

Como ser eficiente no estudo para o ISS-Jequié

Como ser eficiente no estudo para o ISS-Jequié

Vamos falar hoje sobre 5 pontos para você conquistar uma maior eficiência no estudo para o ISS-Jequié, são eles:

1° Evitar distrações;

2° Planejar o estudo;

3° Definir o local de estudo;

4° Definir metas;

5° Treinar o conhecimento.

Assim, vamos falar sobre cada um desses pontos hoje.

Mas, para iniciar, não sei se você ficou sabendo, mas foi publicado o Edital do concurso para Auditor Fiscal Municipal de Jequié. São 03 vagas imediatas mais 07 vagas de cadastro reserva!

http://www.jequie.ba.gov.br/

Mas, muita atenção, a inscrição para esse concurso é só até o dia 23 de maio, já as provas vão ser realizadas dia 10 de julho.

Você pode pensar: “falta muito tempo para a prova“. Porém, descarte qualquer pensamento do tipo, esse período pós-edital vai passar voando, rapidamente chegará o dia da sua prova.

Então, você precisa se preparar desde já!

Esse é o período perfeito para você aparar as arestas para essa prova. Afinal, você já está com as regras do jogo na mão, já que o edital já foi publicado.

Então, esse é o momento perfeito para ser o mais eficiente possível nos estudos. Afinal de contas, agora é a hora de dar aquele sprint final para a prova!

Hoje vamos dar várias dicas de como tornar seu estudo para a prova do ISS-Jequié mais eficiente!

Como ser eficiente no estudo para o ISS-Jequié

Para conquistar a tão sonhada aprovação em concurso público não adianta só estudar. Deve-se manter um estudo com qualidade.

Principalmente, se levarmos em consideração o período depois do edital ser publicado. Afinal, nesse período o tempo acaba sendo algo muito importante.

Assim, você pode utilizar tanto o tempo ao seu favor, como utilizar contra.

Sendo assim, é essencial planejar o tempo em que você irá se dedicar aos estudos. Afinal, como falamos, a data da sua prova vai chegar voando, então você precisa realizar o seu planejamento até a data da sua prova.

Evitar distrações: o 1° ponto para fazer com que o seu estudo seja mais eficiente é evitar distrações

Como falamos, principalmente nesse momento de pós-edital, o tempo é uma ferramenta extremamente importante e escassa. Por isso, você deve sempre lembrar que o momento de estudar deve ser utilizado apenas para estudar.

Quantas vezes você pegou no celular para ver algo “rapidinho” e passou horas e horas?

Então, isso deve ser evitado. Sendo assim, você deve evitar tudo o que possa tirar o seu foco. De preferência coloque o seu celular longe ou em até outro cômodo.

Caso você esteja estudando em um local barulhento, uma boa dica é utilizar fones de ouvido com cancelamento de ruído.

Do mesmo modo que um músculo quando você utiliza muito pode causar estafa. A nossa concentração também fica “estafada”, já que a atenção exige bastante glicose além de inúmeros recursos metabólicos. Então, à medida que vamos nos concentrando nas distrações, nosso nível de atenção vai se esgotando.

Segundo Daniel Siegel, autor do livro Your Brain At Work, a distração além de prejudicar o cérebro, prejudica o tempo. De acordo com ele: “Um estudo descobriu que as distrações de escritório consomem uma média de 2,1 horas por dia. Outro estudo, publicado em outubro de 2005, descobriu que os funcionários gastaram uma média de 11 minutos em um projeto antes de serem distraídos. Depois de uma interrupção ele leva 25 minutos para voltar para a tarefa original, se o fizer em tudo.”

Destarte, as distrações além de esgotarem nosso nível de atenção, elas demandam muito do nosso tempo. E, como sabemos, o pós-edital não é o momento ideal para desperdiçar o tempo.

Planeje seu estudo: o 2° ponto para fazer com que o seu estudo seja mais eficiente é planejar o seu estudo

O momento depois do edital ser publicado é o momento ideal para você ajustar seu planejamento.

Afinal, você já decidiu que quer fazer a prova para Auditor Fiscal de Jequié. Logo, você deve adaptar o seu planejamento de estudos para esses concursos.

Antes de tudo, você deve ter em mente que o seu planejamento de estudos deve ser compatível com a sua realidade. Não adianta elaborar um planejamento que você sabe que não poderá cumprir. Isso só faz com que o seu estudo seja frustrado e vai desestimular o andamento nos estudos.

Você deve definir o tempo que você tem disponível para estudar e depois disso alocar as disciplinas conforme a importância que cada uma tem para a sua prova. Além disso, é importante que você aloque mais tempo para as matérias que você tem mais dificuldade e para as que você não vinha estudando antes do edital ser publicado.

Outro método eficiente para conseguir render mais nas disciplinas do concurso do ISS-Jequié é intercalar as disciplinas distintas no seu cronograma de estudo, isso faz com que seu aprendizado seja mais eficiente.

É interessante também você iniciar o dia estudando as matérias que você tem mais dificuldade, já que você estará mais descansado, consequentemente você conseguirá dar uma maior atenção a elas.

Mas, atenção, principalmente nesse pós-edital, o seu planejamento tem que ser o mais abrangente possível, não dá para negligenciar nenhuma disciplina, até porque nesse momento você sabe que ela de fato irá cair na sua prova.

Defina o seu local de estudo: o 3° ponto para fazer com que o seu estudo seja mais eficiente é definir o seu local de estudo

É muito importante definir um local para ser o “seu local de estudo”. Quando você define o local é mais fácil você estabelecer que aquele momento deve ser apenas dedicado aos estudos.

Além disso, evite um local em que você pode sofrer muitas distrações. Um local adequado de estudo é um local que seja iluminado, silencioso e confortável. Porém, não é confortável o bastante para você dormir, ok?

Assim, é importante você buscar um local em que você consiga se concentrar e ficar confortável, devendo ser distante de algumas distrações como: conversas, televisões ligadas, barulhos externos, entre outros.

Muitos concurseiros acabam negligenciando a importância de escolher um local de estudos. Mas, a escolha do seu local de estudo impacta de maneira direta na qualidade do seu estudo.

Alguns materiais você precisa ter fácil acesso no seu local de estudo, são eles:

  • Caneta;
  • PDF impresso ou no computador;
  • Bloco de notas ou caderno;
  • Garrafa de água;
  • Computador (para ler o PDF ou para assistir vídeo aula, quando necessário).

Esses são alguns dos materiais básicos que a maioria dos estudantes de concursos públicos utilizam.

Defina metas: o 4° ponto é definir metas de estudo

Quando definimos metas de estudo, estamos combatendo a procrastinação, além de ser mais fácil continuar empenhado naquele propósito.

Quando estudamos com um sistema de metas e recompensas conseguimos nos manter mais tempo firmes nos estudos. Afinal, sabemos que estudar para concurso é um projeto de médio/ longo prazo. Deste modo, é necessário sempre estar nos motivando a continuar.

Por exemplo, você pode definir que sempre que atingir 30 horas de estudo semanal, vai poder tirar 1 dia de folga. Isso faz com que você corra atrás do cumprimento das metas para ganhar o “prêmio”.

Assim, você pode definir como meta uma carga horária semanal mínima. Mas, atenção, não é eficiente definir metas impossíveis, uma vez que você não consiga cumprir o planejado, você vai acabar transformando esse não cumprimento em uma regra, não uma exceção.

Treine os seus conhecimentos: o 5° ponto para fazer com que o seu estudo seja mais eficiente é treinar os seus conhecimentos

O 5° ponto para fazer com que seu estudo nessa reta final para o concurso de Auditor Fiscal de Jequié seja mais eficiente é treinar seus conhecimentos.

Você sabe qual é a melhor forma de treinar o seu conhecimento para a prova?

A melhor forma de treinar o seu conhecimento para a prova é por meio da realização de questões e de simulados.

Quando você faz questões de concurso, você exercita mais o seu cérebro, o que aumenta a sua capacidade de memorizar aquele assunto.

Além disso, quando você estuda por questões, o estudo fica mais dinâmico do que quando você apenas lê o conteúdo no PDF.

Outrossim, quando você está resolvendo questões, você força mais para recuperar aquele assunto da sua melhora, o que força mais o seu cérebro. Além de perceber quais são os assuntos mais cobrados pela banca.

Sendo assim, quanto mais questões do Instituto Consulplan você resolve, melhor você verifica como aquele assunto é cobrado em prova, verifica o nível de detalhamento necessário e quais assuntos são mais exigidos, tornando o seu estudo mais eficiente, uma vez que você consegue focar nos pontos mais importantes.

Lembra que falamos que principalmente nesse pós-edital o fator tempo é muito importante?

É isso mesmo! Quanto mais você conseguir potencializar o seu tempo disponível, melhor!

Então, resolver muitas questões e simulados te ajuda a isso! Ajuda você a concentrar seus esforços neste momento de pós-edital.

Além disso, você consegue ter um feedback de como você se encontra no assunto.

Segundo o estatístico William Edwards Deming: “O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado“.

Faça revisões periódicas: o 6° ponto para fazer com que o seu estudo seja mais eficiente é fazer revisões periódicas

Um grande erro cometido pelos concurseiros é achar que revisar é perda de tempo.

Estudar para concursos públicos é sinônimo de estudar inúmeras matérias totalmente diferentes entre si ao mesmo tempo. Como é possível assimilar todas elas sem efetuar revisões periódicas?

IMPOSSÍVEL!

A revisão é tão ou até mais importante que estudar matérias novas. Afinal, do que vale ler um monte de informações e não lembrar de nada no dia da prova?

Uma forma básica de revisar é 24 horas após o estudo teórico, posteriormente 1 semana após, e mensalmente. Dessa forma, você diminui consideravelmente a curva do esquecimento.

Espero que você tenha gostado do Artigo de hoje!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@elizabethmpalves

Quer saber mais um pouco sobre a preparação para os concursos da carreira fiscal? Acompanhe o Estratégia Concursos!

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Elizabeth Menezes de Pinho Alves

Posts recentes

Concurso Detran AC: confira os detalhes do TAF!

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

4 horas atrás

Concurso Colônia do Gurguéia: gabaritos divulgados

Foram divulgados os gabaritos preliminares das provas do concurso público da Prefeitura de Colônia do Gurguéia,…

4 horas atrás

Concurso Araraquara Saúde: gabaritos divulgados!

Foram divulgados os gabaritos preliminares das provas do concurso Araraquara Saúde, no estado de São…

4 horas atrás

Concursos PE: ATUALIZADO! Vagas previstas para 2024

Se você quer prestar concurso em Pernambuco, veio ao lugar certo! Vamos te contar tudo…

8 horas atrás

Concursos Prefeituras 2024: previsões para todo o país!

Se você deseja seguir a carreira pública, mas não quer sair da sua cidade, uma…

8 horas atrás

Concursos Nordeste: oportunidades ATUALIZADAS para a região

Fique por dentro das novidades dos Concursos Nordeste! Os nove estados que compõem a Região…

8 horas atrás