A eficiência das 10 principais técnicas de estudo

Olá pessoal ! 

Começo hoje um série de artigos que trarão informações sobre a eficiência dos principais métodos de estudos, com base numa análise científica feita pela APS (Association for Psycological Science). Desculpem a qualidade/tamanho da imagem, mas não consegui uma melhor. 

               

Informo, desde já, que a análise foi feita de forma isolada acerca de cada uma das técnicas. Então, por vezes, uma técnica considerada como de baixa utilidade, será mais efetiva quando aliada a uma de alta utilidade. Ao final da análise de cada uma das técnicas, deixarei uma sugestão a ser implementada que permitirá que você use a técnica comentadas de forma mais eficiente (pois é possível dar um “upgrade” nas técnicas, aprimorando o método, tendo por base as falhas apontadas na análise).

 

Hoje já comentarei uma técnica e a cada semana comentarei mais duas. Reitero que uma técnica seja tida pela APS, isoladamente, como de baixa utilidade, não deve deixá-la de lado, pois ela será necessária para que vocês usem técnicas de eficácia moderada e alta de forma adequada. É como aprender a andar de bicicleta: primeiro começamos com duas rodinhas, depois tiramos um e, por fim, andamos sem as rodinhas (na verdade, eu não alcancei esta última etapa…rsrs).

 

Técnica n° 1: MARCAÇÕES

Utilidade: baixa.

 

Quem não leu o post atentamente vai falar: “como assim, Rafael ? No coaching você me manda marcar o material e diz que a utilidade desse método é baixa?
 

Como expliquei no início do texto, a análise da APS foi feita ISOLADAMENTE para cada uma das 10 técnicas de estudo. De fato, se você apenas marcar o material, a utilidade e a qualidade da sua marcação será baixa mesmo. 
 

Veremos que será necessário adotar várias dessas técnicas combinadas para obter um nível ótimo de preparação e que mesmo as técnicas de alta utilidade dependem de outras de igual ou menor utilidade. Por exemplo, no coaching, procuro combinar a prática distribuída (alta utilidade) com a releitura (são as revisões de 24h, 7d e 30d), que, por sua vez, depende das marcações (essas duas últimas são tidas como de baixa utilidade). 
 

Na verdade as marcações, isoladamente, foram consideradas de baixa utilidade, pois essa técnica é a que menos exige esforço. Então o cérebro acaba não organizando e nem conectando as informações.
 

SUGESTÃO: A primeira marcação tende a ser mais “fraca” mesmo, pois não conhecemos bem o assunto e, muito menos, sabemos como ele é cobrado em provas. Então após resolver várias questões (veremos que essa é uma técnica de alta utilidade), volte às suas marcações e faça um “controle de qualidade” delas, marcando o que aparece com mais frequência nas provas (caso não tenha marcado) e removendo as marcações feitas que não foram objeto de questões. Para não ter problema, faça a primeira marcação com lápis e só use o marca-texto por ocasião do controle de qualidade.

 

Por hoje é isso, pessoal ! Aos que tiverem interesse, tenho comentado uma a uma essas técnicas no meu instagram e na minha página do facebookMantenho, também, um canal no YouTube com algumas dicas de estudo que certamente ajudarão na sua preparação rumo à aprovação.

 

Por fim, recomendo a todos que procurem conhecer o projeto do Passo Estratégico lançado pelo Estratégia e que, em breve, estará disponível novamente para venda (foi feita uma pausa nas vendas para a inclusão de novas disciplinas). A princípio estamos trabalhando com foco no concurso para AFRFB, mas em breve lançaremos o Passo para outras áreas. Vale muito a pena. No meu canal no YouTube tenho um vídeo falando sobre o projeto. Vale a pena conferir.

 

Boa semana e bons estudos !

   

Rafael Rocha (Caverna)

Ver comentários

  • Bom dia Rafael.

    Estou lendo no meu trabalho e tenho que ver se tem algum vídeo.

    Excelente, excelente e excelente. Venho marcando essas porcarias e por mais de vezes, noto que não chego a lugar algum.

    Você enviaria, (não tenho instagram, só e-mail) seu link. Adorei. Preciso de rever a técnica da marcação o que é importante marcar. Muitas vezes grifo o artigo todo, porquê parece ser tudo importante.

    Muito obrigada pela dica. Deus abençoe.

    Grata.

    Sheila

  • Rafael,

    Muito obrigada pelas dicas. Realmente ja senti que só grifar não fixa a materia. Seguirei seus comentários.

    Gostaria de obter mais dicas.

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

9 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

11 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

12 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

12 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

12 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

12 horas atrás