Concursos Públicos

Edital IBAMA – Análise completa do certame – Tudo o que você precisa saber

Edital IBAMA – Análise completa do certame – Tudo o que você precisa saber

Concurso Analista Ambiental do IBAMA

Olá, pessoal!

Tudo bem!?

Vamos fazer uma análise completa do último edital para o concurso de Analista Ambiental IBAMA no intuito de deixá-los super-preparados para o próximo e assim você vai sair na frente para conquistar a tão sonhada vaga!

O último concurso IBAMA para Analista Ambiental foi realizado em 2012 e contemplou três áreas (temas):

  • Tema 1: Licenciamento ambiental
  • Tema 2: Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
  • Tema 3: Gestão, proteção e controle da qualidade ambiental

Essa divisão por Temas, no edital IBAMA, já é um ponto importante a ser considerado!

É de praxe que o edital IBAMA seja dividido por Temas. Já tivemos concurso sem divisão por temas, mas todos os mais recentes seguiram o padrão de dividir as vagas por áreas.

Em 2008, por exemplo, concurso em que eu fui aprovado, nós tivemos 6 Temas:

  • Tema 1 – Subtema 1.1 – Licenciamento e Auditoria Ambiental
  • Tema 1 – Subtema 1.2 – Regulação, Controle e Fiscalização Ambiental
  • Tema 3 – Gestão, Proteção e Controle da Qualidade Ambiental
  • Tema 4 – Ordenamento dos Recursos Florestais e Pesqueiros
  • Tema 5 – Conservação, Manejo e Proteção das Espécies da Fauna
  • Tema 6 – Estímulo e Difusão de Tecnologias, Informação e Educação Ambiental

Notem que, no concurso IBAMA de 2008, o Tema 1 foi ainda dividido em dois subtemas.

O candidato tinha que escolher um único tema no momento da inscrição. Neste concurso de 2008, nós tivemos vagas para quase todos os Estados, mas a maior quantidade de vagas era para o DF e para o Tema 1 – Subtema 1.1 – Licenciamento e Auditoria Ambiental.

Geralmente, o Tema 1 (Licenciamento Ambiental) é o que tem mais vagas.

Analista Ambiental do IBAMA

Ok! Mas quais são as atribuições e requisitos para o cargo de Analista Ambiental:

Para ocupar o cargo de Analista Ambiental é necessário diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no órgão de classe específico, quando for o caso.

As atribuições do cargo são: planejamento ambiental, organizacional e estratégico afeto à execução das políticas nacionais de meio ambiente formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionam com as seguintes atividades; regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental; monitoramento ambiental; gestão, proteção e controle da qualidade ambiental; ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros; conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção; e estímulo e difusão de tecnologias, informação e execução de programas de educação ambiental.

Remuneração – Edital IBAMA

Os servidores contam com remuneração inicial que chega a quase 8 mil reais, somando os auxílios, como auxílio alimentação. Além disso, quem tem filho tem direito ainda a auxílio-creche. Há também benefícios como adicional de qualificação e adicional de cursos de capacitação.

A jornada de Trabalho é de 40 horas semanais e os novos servidores podem ser lotados em unidades com necessidade de pessoal do Ibama em todo o país, conforme distribuição de vagas, prevista em edital.

Os últimos editais ofereceram vagas para Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Vamos falar agora sobre como são as provas.

Os concursos Ibama são tradicionalmente organizados pelo Cespe/UnB, no estilo CERTO/ERRADO. As seleções compreendem provas objetiva e discursiva, exigindo dos candidatos um altíssimo nível de preparação e um estudo pré-edital de muita dedicação.

O concurso de 2012 (último realizado para Analista Ambiental) cobrou:

  • 50 itens de conhecimentos básicos:
    • Língua Portuguesa;
    • Atualidades;
    • Ética no Serviço Público;
    • Noções de Direito Constitucional;
    • Noções de Direito Administrativo;
    • Legislação do Setor de Meio Ambiente.)
  • 70 itens de conhecimentos específicos (depende do Tema escolhido)
  • Tema 1: Licenciamento Ambiental (Licenciamento ambiental federal +Socioeconomia relacionada ao licenciamento ambiental federal + Infraestrutura & gestão ambiental no licenciamento ambiental federal)
  • Tema 2: Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental (Informática + Raciocínio lógico + Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental)
  • Tema 3: Gestão, proteção e controle da qualidade ambiental (Língua inglesa + Gestão de resíduos sólidos e substâncias perigosas + Proteção da atmosfera + Poluição sonora + Remediação ambiental e dispersantes químicos + Noções de pedologia + Noções de fitossanidade + Segurança química + Noções de química ambiental + Noções de ecotoxicologia)
  • Discursiva (uma redação e duas questões práticas)

Local de realização das provas

As provas do concurso costumam ser aplicadas em todas as capitais.

Concorrência (Relação candidato/vaga)

Em 2012, foram 16.290 inscritos para 108 vagas, o que dá quase 151 candidatos disputando cada vaga.

O tema mais concorrido foi o Tema 1: Licenciamento Ambiental.

Dicas para o início dos estudos

Nesta fase inicial é importante traçar um planejamento e já começar os estudos com materiais de qualidade, atualizados, com foco específico no próximo edital IBAMA.

Escolha um tema e comece a estudar as disciplinas básicas como Língua Portuguesa; Atualidades; Ética no Serviço Público; Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Administrativo; e Legislação do Setor de Meio Ambiente.

O estudo da parte específica vai depender do Tema (área) que você escolheu.

Treine bastante também para a prova discursiva, escrevendo sobre um tema da área específica. Por exemplo, em uma semana elabore uma redação sobre licenciamento ambiental, suas etapas e licenças exigidas. Na outra semana, escreva sobre os grupos e categorias de unidades de conservação. Assim, você estará escrevendo sobre os principais tópicos do edital.

O Estratégia Concursos já lançou cursos focados no edital IBAMA. Nossos cursos contêm o conteúdo completo que será cobrado na sua prova. São PDF´s e videoaulas, além de um fórum de dúvidas exclusivo na área do aluno para você esclarecer pontos com seus professores. Confiamos tanto na qualidade da nossa equipe e dos nossos materiais que nós temos uma política de satisfação garantida ou seu dinheiro de volta, em até 30 dias e sem burocracia.

Cursos p/ Concurso IBAMA

O artigo te ajudou? deixe um comentário! Deixe também suas sugestões e dúvidas, que terei prazer em responder todos vocês!

Um abraço e bons estudos!

Prof. Rosenval Jr.
https://www.facebook.com/rosenvaljr/

https://www.youtube.com/c/rosenvaljunior

Instagram: @profrosenval

Cursos específicos para Analista Ambiental do IBAMA: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/ibama-analista-61/

 

Rosenval Júnior

Graduado pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Pós-graduado em Direito Ambiental. Graduado também em Gestão Ambiental, com três especializações na área ambiental. Mestrando em Engenharia Ambiental. Servidor público do Ministério da Justiça e professor de Direito Ambiental, Meio Ambiente, Direito Agrário e Direito Urbanístico para concursos públicos. Professor de Direito Ambiental para o Exame de Ordem. Aprovado em 15 concursos públicos na área de Meio Ambiente como Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA; Analista Pericial - Especialidade Engenharia Florestal do Ministério Público da União - MPU; Analista de Infraestrutura - Área de Especialização Ambiental do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT; Especialista em Regulação - Área Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal, com ênfase em Meio Ambiente da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT; Consultor Legislativo em Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional da Câmara dos Deputados; entre outros. Autor do livro "Direito Ambiental para Concursos e Exame de Ordem", Editora Juruá. Iniciou sua carreira no serviço público federal em 2006, quando obteve aprovação em 1° lugar para o cargo de engenheiro florestal da Casa Civil da Presidência da República/Arquivo Nacional. Alguns concursos em que foi aprovado: 1° lugar para Analista do Ministério Público de MG; 1º lugar para Engenheiro da Casa Civil da Presidência da República; 1° lugar para Técnico em Recursos Naturais – nível II – Área Engenharia Florestal do IDAF; 2° lugar para Analista Pericial do Ministério Público da União - MPU; 2° lugar para Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário do INCRA; 7º lugar Engenheiro Júnior da Caixa Econômica Federal; 10º lugar para Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas - IEF/MG; 6º lugar para Analista de Infraestrutura (Área de Especialização Ambiental) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT (Prova objetiva e discursiva); 2° lugar para Perito Criminal da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro –PCERJ (Resultado na Prova objetiva, TAF, Avaliação Médica, e Psicotécnico); 10º lugar para Perito Criminal da Polícia Federal – DPF – Área 9 (Resultado definitivo na prova objetiva e discursiva); 2° lugar para Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA (Prova objetiva e discursiva); 1° lugar para Especialista em Regulação Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal (com ênfase em meio ambiente) da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT (Resultado da prova objetiva, discursiva e de títulos); 10º lugar para Consultor Legislativo em Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional da Câmara dos Deputados. (Resultado da prova objetiva, discursiva e de títulos) Entre em contato comigo pelo facebook e pelo Youtube. Basta colocar na busca: Rosenval Júnior. Ou copiar e colar o endereço: www.facebook.com/rosenvaljr Acesse o meu site e saiba mais: www.aprendadireitoambiental.com.br

Ver comentários

  • Tomei foi um susto quando vi o email de análise completa do edital rs, por que não vi nem notícia de previsão de concurso para o IBAMA, de repente já tem é análise do edital. Alguém sabe se tem previsão desse concurso?

    • HAHAHA...Até imagino a cena, Moisés! Pois é! Estamos buscando uma preparação antecipada de médio/longo prazo. O Ibama solicitou a autorização ao Ministério do Planejamento, mas logo em seguida teve o anúncio de corte. De todo modo, o concurso vai ter que sair e já estamos preparando os alunos para quando esse edital vier! Abração, bons estudos e obrigado por participar. Prof. Rosenval Júnior.

  • No pacote de Licenciamento Ambiental tá faltando Infraestrutura e Gestão Ambiental. Tem previsão da inserção dessa disciplina ao pacote?

    Licenciamento Ambiental = Licenciamento Ambiental Federal + Socioeconomia relacionada ao Licenciamento Ambiental Federal + Infraestrutura e Gestão Ambiental.

    Abraços....

    • Olá, Manoel! Neste momento, o curso não irá contemplar a parte de infraestrutura. Iremos abordar Licenciamento Ambiental Federal + Socioeconomia relacionada ao Licenciamento Ambiental Federal. Abraços e bons estudos!

  • Olá, Prof. Rosenval! Poderia detalhar como funciona o adicional qualificação e adicional capacitação no IBAMA? Como consideram títulos acadêmicos de especialização, mestrado, doutorado ? Há percentuais definidos? Pretendo retornar aos estudos em breve. Grata!

    • Olá, Sara! Irei especificar tudo isso neste mesmo artigo e também faremos um webinário para falarmos sobre a carreira e como se preparar para o concurso do IBAMA.

  • Olá, Rosenval. Parabéns pelo trabalho! Sou Biólogo e fiz metrado na UFV. Você chegou a exercer o cargo de Analista do IBAMA? Se sim, poderia dizer como foi sua experiência e como é trabalhar no IBAMA? Abraço.

    • Olá, Diego! Legal! Fiz engenharia florestal na Universidade Federal de Viçosa. Eu fui aprovado em 2º lugar para Analista Ambiental do IBAMA, mas antes da nomeação assinei um termo de desistência do cargo para liberar a nomeação dos demais aprovados. De todo modo, tenho amigos que assumiram e irei relatar como funciona a rotina em um webinário que iremos fazer em breve. Será ao vivo e gratuito.

  • Bom dia desculpe minha ignorância, estou ate com vergonha de perguntar,mas pro cargo de analista ambiental tem que ter nível superior em analista ambiental? ou nível superior em qualquer área?

    • Olá, Érika! Não precisa ter vergonha de perguntar. Estamos aqui para ajudar. Precisa apenas de curso superior em qualquer área! Qualquer curso superior reconhecido pelo MEC. Um abraço e bons estudos!!!

  • Olá, Professor.

    Parabéns pela abordagem, ficou ótima sua explanação sobre o assunto. Mas seria interessante você fazer um "Raio X"(vídeo) de tudo que você descreveu aqui. Qual o tema que você que irá contemplar mais vagas?? Forte abraço!

    • Olá, Ildenes! Iremos fazer um Raio X em vídeo sim! O Estratégia Concursos irá marcar em breve esse webinário! Abração!

  • Obrigado, Rosenval!

    Sobre a escolha do Tema para início dos estudos, na sua opinião, em qual Tema concentrará mais vagas?

    • Acredito que o Tema 1 (Licenciamento Ambiental). Inclusive é um gargalo, pois o Governo quer autorizar as obras, mas depende do licenciamento. Se falta pessoal, esse licenciamento é mais demorado e por isso é importante aumentar o número de analistas nessa área.

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

5 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

7 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

8 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

8 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

8 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

8 horas atrás