Categorias: Concursos Públicos

Dicas práticas para concentração nos estudos

Quem nunca deu aquela viajada nos pensamentos e até esqueceu onde estava? Ou começou a mexer no Instagram e foi entrando num perfil, depois em outro, mais outro e quando percebeu já tinha passado um tempão?

Minhas dicas hoje são para você que, como eu, tem uma dificuldade enorme em se concentrar e se distrai até com uma mosca rs.

Protetor auricular ou abafador de ruídos

Para mim, esse fez total diferença. Reduz muito o barulho. Em uma situação mais crítica, quando seu vizinho coloca o som no volume máximo, coloque os dois (rs). O protetor você geralmente encontra em farmácias (é bem baratinho) e o abafador em lojas de EPI.

Intervalos regulares

Após uns 40 a 50 minutos de estudo, faça um intervalo de 5 a 10 minutos. Estique as pernas, vá ao banheiro, beba água, relaxe um pouco e volte com força total. Você vai ver como faz diferença!

Marcar o tempo com timer

Use o timer ao invés do cronômetro. Você não vai ficar naquela ansiedade, querendo ver se já deu o tempo que você tem que cumprir. O pulo do gato está em usar um timer online no computador em vez de usar o do celular.

Tire o celular do seu campo de visão

Não basta colocar em modo avião ou no silencioso. Tire-o de perto de você. Depois de um tempo você até esquece onde o deixou rs.

Deixe nos comentários os artifícios que você usa para se concentrar e vamos nos ajudar!

Grande abraço!

Carolina Teixeira

Coach do Estratégia Concursos

Instagram (@coachcarolteixeira)

Carolina Teixeira

Ver comentários

  • Eu uso o abafador de ruídos, ajuda muito, tambem tenho um aplicativo no meu tablet com som de chuva e faz toda diferença.
    Valeu pelas dicas.

  • Uma dica legal tb é usar um celular velhinho que tenha android e deixar sem chip e apenas com o App Aprovado.

    Um relógio de pulso também ajuda a controlar o tempo de pausa.

    No começo, você demora a acostumar com o controle do tempo; depois vc não vive sem ele.

  • Boa noite eu costumo usar fone de ouvido com uma música bem lenta e sempre consigo me concentrar as vezes faço um suco de maracujá me sinto mais relaxada...

  • Ótimas dicas! Cada um tem seus macetes, lá vai uns meus.
    ->Sinto total diferença ao estudar com som instrumental, então uso Spotify premium versão família, pois fica pouco mais de 5 reais para cada por mês. Tem tbm o youtube music. Salve playlist prontas ou crie suas próprias (eu criei a minha e sempre que ouço um som instrumental que agrada aos meus ouvidos adiciono à playlist).
    -> Como estudo num local silencioso não uso o protetor auricular, mas no ambiente tem muita muriçoca, mosquito... então uso roupa confortável (calça de pano molinho e fresco; uma meia social p proteger os pés das picadas kkkkk). Odeio e perco toda a concentração se tiver bicho me picando! rs Coloco o ventilador no chão e ele venta na minha parte inferior, assim não fico calorenta. E se necessário pra proteger dos mosquitos tbm coloco uma camisa manga longa.
    -> ÁGUA! Tenha a garrafinha de água pra se hidratar adequadamente e não precisar levantar de 10 em 10 min pra beber. Essas condutas tbm influenciam na concentração. A minha garrafa é de 1L. Consumo no mínimo 3 por dia.
    -> SONO! Estudo em pé todo dia! Intercalo sentada e de pé. Experimente! Pra deixar meu tablet ou livro na altura ideal de ler em pé eu coloco o suporte de livro em cima de uma caixinha de isopor kkkkk Tenho outro suporte que regula a altura, mas gosto do menor mesmo. Aliás, cada um deles me serve de maneira diferente em determinados momentos.
    -> É indispensável ter um porta livros que serve de suporte para o tablet tbm e há outras funções que se descobre usando. Tenho dois modelos mas o que mais uso é esse http://www.lectorbrasil.com.br/p-2152430-Suporte-de-Livros-de-Mesa-Classico---Escuro
    O outro suporte maior que tenho é esse http://www.lectorbrasil.com.br/p-2146299-Suporte-de--Livros-e-Notebooks-(Cama)-FLEX---BRANCO
    O melhor pra quem utiliza livros é que o suporte ainda vem com um clipe super útil que segura as páginas abertas.

    Tudo para o bem da nossa concentração!

    Abraço, pessoal! Os concurseiros que quiserem me passar uns bizus podem, por favor, chamar no instagram vanderlleialima

  • A cada ciclo de estudo de 1h30 ou 2h eu faço um intervalo de 15 minutos. A garrafa de água é item indispensável na mesa. Uso o aplicativo Aprovado para cronometrar o tempo. Aqui em casa o povo nem liga a TV para não me atrapalhar, então barulho não é problema

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

11 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

14 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

14 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

14 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

14 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

15 horas atrás