Olá, alunos que estão se preparando para os certames da FGV!! É com vocês que quero falar! Estou terminando hoje um curso focado na preparação para o TCM/SP, com banca FGV (TCM-SP – ainda disponível). E o que temos de dicas para quem vai fazer provas de tal banca? Separei para vocês algumas dicas importantes quanto aos assuntos mais recorrentes. Pode estudar que vai cair:
1. Interpretação de textos. Toda prova FGV traz muita interpretação textual! O bom é que os textos têm vindo mais curtos e simples, sendo possível uma BOA leitura antes de ir para as questões. O mais importante: quanto mais você treina, melhor você fica na arte de interpretar textos! Então, manda ver!
2. Tipologia textual. Normalmente são texto dissertativos e a fundação quer saber os recursos argumentativos utilizados no texto, como dados estatísticos, históricos, remissões, etc.
3. Reescritura de frases. Isso envolve uso das conjunções, pontuação (especialmente vírgulas) e semântica (alteração do sentido original). Questões fáceis! E o melhor: se repetem! Se você tem o hábito de estudar pelas provas anteriores, será moleza!
4. Referenciação Textual. Cai muuuuito nas provas da FGV! Incrivelmente sempre! A banca quer saber se o candidato sabe a diferença de anáfora e catáfora, normalmente! E aí eu te digo: anáfora ocorre quando o elemento remete a algo que já foi expresso no texto. Já a catáfora ocorre quando o elemento anuncia algo que ainda vai vir. Não se esqueça que a referenciação pode ser exofórica, ou seja, remeter a algo que está fora do texto.
5. Diferença entre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal. Assunto que está sempre lá, em alguma questão da prova você irá encontrar! A FGV ama essa diferenciação! Quer uma dica: primeiro perceba a que termo se relaciona o possível complemento ou adjunto. Será complemento nominal se o elemento se relacionar com adjetivo ou advérbio. Sempre que se relacionar com um substantivo concreto, o elemento será adjunto adnominal.
Vejam:
Camisas de diversas cores foram usadas no desfile. (Adjunto adnominal – refere-se ao termo concreto “camisas”)
A mãe está feliz com a aprovação do filho (Complemento Nominal – refere-se ao termo adjetival “feliz”)
No mais, galera, eu sei que algumas questões demandam muito tempo, então, se aparecer um enunciado deste tipo, após um pequeno trecho retirado do texto: “No período o fenômeno da crase foi utilizado corretamente, selecione a alternativa em que isso não tenha ocorrido”, ler o texto não te ajudará a resolver a questão, ele, na verdade, está alí para te cansar, então vá logo para as alternativas e encontre o uso inadequado da crase! Não perca tempo!
Seguindo rumo ao sucesso, podem contar comigo!
Abraço, Rafaela Freitas.
professorarafaelafreitas@gmail.com
O concurso STF (Supremo Tribunal Federal) não deve ocorrer em 2025, mas nada impede que…
Edital do PSS IBAMA e INCRA deve ser publicado até janeiro de 2026! O IBAMA…
O concurso STF tem 40 nomeados para Polícia Judicial Os candidatos aprovados no concurso público…
Os aprovados no concurso MPU terão salário inicial de até R$ 14,8 mil + benefícios…
IBAMA tem concurso público para efetivos em fase de nomeações Processo seletivo (pss) para temporários…
Último concurso PRF segue vigente até o final de 2025. Diretor prevê edital após a…
Ver comentários
Adorei as dicas da FVG aplicada a prova de língua portuguesa.
Vou prestar concurso para Prefeitura de Salvador e essa é a banca escolhida.
Muito Obrigado mesmo.
OLÁ
RAFAELA
ESTOU PERDIDA MESMO PRA ESTUDAR PORTUGUÊS, VOU FAZER O CONCURSO DO TJ SC, TO ESTUDANDO MORFOLOGIA SINTAXE, E SEMPRE QUE ESTUDO VOU ATÉ AS PROVAS E NÃO ME LOCALIZO , A BANCA FGV, COMPLICA, UM POUCO. OBRIGADA PELA DICA.
DIRLEINE
Gostei muito dessas dicas
Dicas pontuais e necessárias. comprei o curso de vocês de português. Obrigada
Parabéns prof° Rafaela, excelente aula. Muito obrigada me ajudou muito, Deus te recompense.
Abraço: Jucilene Silva lima.