Neste artigo você encontrará um breve resumo de Cultura e Clima Organizacional para o concurso do Tribunal de Contas da União (TCU).
Olá, concurseiro! Tudo bem com você? O tão esperado edital do concurso do Tribunal da Contas da União foi finalmente publicado e chegou a hora de darmos uma acelerada nos estudos, afinal, o dia da prova está chegando.
Desse modo, para auxiliar você na preparação para esse concurso, elaboramos um resumo acerca do tópico Cultura e Clima Organizacional, que se encontra dentro do conteúdo programático, na parte de Noções de Administração.
Então, pegue o seu marca-texto e vamos aos conceitos mais importantes e relevantes para você gabaritar esse conteúdo.
Conforme Ribas (2013), a Cultura Organizacional diz respeito a um conjunto de ideias, conhecimentos e sentimentos, visíveis ou não, mensuráveis ou não, que são partilhados pelo grupo ou pela organização. Pode ser considerado um fenômeno organizacional profundo e, com isso, apresenta maior estabilidade e dificuldade para ser modificada.
Já, de acordo com Schein, consiste em um conjunto de pressupostos básicos compartilhados por todos os membros do grupo para lidar com problemas de adaptação externa e integração externa.
Esses pressupostos, consoante o autor, funcionam bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros.
Para além desse conceito, a cultura organizacional representa a identidade de organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma empresa. É o conjunto de características-chave que a instituição valoriza.
Também chamada de cultura corporativa, a cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidas por normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros de uma organização. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe dentro de uma empresa.
Muitos aspectos da cultura organizacional podem ser percebidos com facilidade e são denominados formais e abertos, enquanto outros são de difícil percepção e são denominados informais e ocultos.
Tal como um iceberg, os aspectos formais e abertos ficam na parte visível e envolvem políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivo, estrutura e tecnologia adotada. Os aspectos informais, por sua vez, envolvem percepções, sentimentos, atitudes, valores e interações grupais.
Para melhor entendimento, observe a figura abaixo, que faz parte do PDF do Estratégia Concursos com base nos ensinamentos de Chiavenato.
Outra definição de cultura organizacional que costuma cair muito em prova de concursos é a de Robbins que diz que a cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros da organização que a diferencia das demais.
Esse assunto é campeão em provas, por isso memorize esses conceitos.
Seguindo em nosso resumo de Cultura e Clima Organizacional para o concurso SEFAZ RJ agora iremos falar um pouco sobre Clima Organizacional.
O Clima Organizacional diz respeito a como os indivíduos reagem e veem as coisas na organização, suas percepções e interações frente à organização.
Tal como a cultura, o clima organizacional possui a capacidade de influenciar o comportamento dos funcionários.
É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento.
Está diretamente relacionado ao grau de satisfação dos colaboradores de uma empresa e sua análise permite uma visão mais ampla e flexível da influência ambiental sobre a motivação dos funcionários.
Segundo Chiavenato, a clima organizacional refere o modo como as pessoas interagem umas com as outras, com clientes e fornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação com o contexto que as cerca.
Clima organizacional é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura.
É como o elo conceitual entre o nível individual e o nível organizacional.
O clima organizacional pode ser agradável, receptivo caloroso e envolvente, em um extremo, ou desagradável, agressivo, frio e alienante em outro extremo.
Ah! Importante que você lembre que o clima, diferentemente da cultura, é mais fácil de ser modificado. Essa é uma diferença importante entre esses dois conceitos e as bancas costumam tentar confundir o candidato invertendo-os.
Ademais, outra coisa que despenca em provas é a diferença entre clima organizacional e clima psicológico:
Por fim, saiba que o objetivo deste artigo foi trazer para você pontos importantes acerca do tema Cultura e Clima Organizacional para o concurso do Tribunal de Contas da União (TCU). No entanto, para além desse certame, esse tema é extremamente relevante para provas de concurso em geral.
Outrossim, este resumo não abrange toda a complexidade do tema Cultura e Clima Organizacional, mas, certamente, nele você encontrará aspectos importantes que ajudarão você a gabaritar questões sobre esse assunto.
Além disso, para a sua preparação, não deixe de responder muitas questões. Para auxiliar você nessa missão, o Estratégia Concursos oferece um sistema de questões bastante completo que certamente ajudará você na conquista da tão sonhada vaga no serviço público.
Finalmente, não deixe de acompanhar e ficar por dentro do que acontece no mundo dos concursos. Bons estudos e até mais!
Saiba mais aqui: Concurso TCU
Novo concurso PC PI 2025 oferece vagas de nível superior! Foram divulgados os gabaritos preliminares…
Se você tinha medo de perder alguma informação importante, não se preocupe! Aqui você confere…
IDCAP divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso iNOVA Capixaba. Recursos serão aceitos em…
Oportunidades do concurso iNOVA Capixaba são para o Hospital Doutor Dório Silva (HDDS)! Foram divulgados…
Por conta de erro material, candidatos do cargo de Perito devem realizar novas provas de…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Itapagipe, cidade mineira. O certame…