Concursos Públicos

Dicas para montar um Cronograma de Estudo

Caros alunos, um cronograma de estudo bem montado é uma ferramenta fundamental para a sua aprovação. Venha aprender como montar um.

Um bom cronograma de estudo pode ser fundamental para a sua aprovação, então é muito importante que você tenha um cronograma de qualidade para auxiliar os seus estudos. Com as dicas que irei dar nesse artigo, tenho certeza que o seu caminho será mais fácil.

Dicas para montar um bom cronograma de estudo

Defina qual o seu tempo disponível

Em primeiro lugar, é importante ter em mente quantas horas você vai poder estudar por dia. Tenha em mente que nem todos os dias da semana você tem a mesma disponibilidade de horário, dessa forma leve em consideração os dias que você tem mais tempo disponível para estudar e os dias que tem menos.

Por exemplo, se você tem um trabalho de segunda a sexta, oito horas por dia, é normal que tenha mais tempo livre no final de semana. Nesse caso, é interessante colocar um maior número de matérias para estudar em cada dia do final de semana do que durante o dia de semana. Por outro lado, se você trabalha em regime de escala ou de plantão, é importante montar o seu cronograma levando isso em consideração.

Além disso, considere também os seus outros compromissos, como por exemplo: pós-graduação, curso de línguas, atividade física, tempo para cuidar da casa, filhos, …

Priorize as matérias que tem um maior peso e/ou maior dificuldade

Após mapear o seu tempo livre em cada dia, o próximo passo é separar quais as principais matérias que irão cair no seu concurso ou na sua área de atuação. Por exemplo, área de controle, fiscal ou tribunais. Ter uma área ou um concurso definido é fundamental para montar o seu cronograma de estudo.

Com esses primeiros passos resolvidos, agora é importante fazer uma autoavaliação para verificar quais são as matérias que você tem mais dificuldade e quais têm um maior peso ou um edital mais extenso para estudar. As matérias que você tem mais dificuldade e aquelas que têm um peso maior devem aparecer mais vezes no seu cronograma semanal de estudo.

Outro ponto muito importante é saber qual será o seu período de preparação (por exemplo 3 meses, 6 meses, 1 ano). Não tente fazer uma preparação muito corrida, principalmente se você é iniciante. Isso só servirá para criar ansiedade e vai te atrapalhar no seu estudo e revisão.

Não se esqueça das revisões e exercícios

Durante a execução do cronograma de estudos é fundamental deixar tempo suficiente para fazer revisões das matérias e também muitos exercícios. Aconselho deixar um dia ou, pelo menos, parte de um dia para resolver uma bateria de exercícios. Pode ser um simulado inédito que o Estratégia prepara, uma prova de um concurso anterior, ou uma bateria de questões de um sistema de questões.

Apenas com uma boa revisão e com muitos exercícios que você conseguirá a sua aprovação. Desse modo, é fundamental, na minha opinião, ver a matéria mais de uma vez por semana para mantê-la sempre fresca e revisada na mente.

Montando o cronograma de estudo na prática

Na posse de todas essas informações, o próximo passo é abrir uma planilha de excel ou um aplicativo apropriado e começar a montar o seu cronograma. Faça uma tabela com os dias da semana e coloque o tempo que você tem disponível em cada dia. Feito isso, comece a montar o cronograma colocando cada matéria ou matérias que você irá estudar em cada dia. Aconselho deixar sempre um dia de intervalo, ou seja, não estudar a mesma matéria dois dias consecutivos. Por exemplo, ao invés de estudar Direito Constitucional na segunda e na terça e depois ficar o resto da semana sem estudar, é muito mais produtivo estudar na segunda e na quinta. Assim, você terá sempre contato com a matéria e vai poder revisá-la continuamente.

Seguindo essas orientações, você conseguirá distribuir todas as matérias dentro dos seus blocos diários de estudo, tendo tempo para estudar e revisar cada uma delas. Se você for um estudante mais iniciante não coloque muitas matérias de uma vez no seu ciclo de estudos. É melhor começar com menos matérias (cinco ou seis) e depois ir adicionando gradualmente novas matérias em sua rotina.

Outra dica na hora de montar o seu cronograma é colocar as matérias que você tem mais dificuldade como a primeira a ser estudada em cada dia, pois dessa forma você irá poder estudar com a cabeça mais descansada e absorver melhor o conteúdo.

Na imagem acima temos um exemplo de um modelo de cronograma de estudos construído para o concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo. Reparem que nenhuma matéria está em dias consecutivos, dando sempre um dia de intervalo. Adicionalmente, foi levado em consideração que o aluno tinha menos tempo hábil na segunda, terça e quinta, por isso tem menos matérias nesses dias. Por fim, as matérias que o aluno tem mais facilidade (Informática e atualidades) estão no final do dia e as matérias que ele tem mais dificuldade (Matemática/RLM e Processo Civil) no início do dia.

Montar um cronograma de estudo pode ser uma tarefa desafiadora, não é verdade? Caso precise da ajuda de um profissional nessa tarefa, pode me procurar no meu Instagram: @profcarloseduardocardoso

Boa prova e bons estudos!

Carlos Eduardo Cardoso

Consultor do Tesouro Estadual, Professor e Coach do Estratégia Concursos

Para mais dicas e materiais sobre concurso, siga-me no Instagram:

@profcarloseduardocardoso

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Carlos Eduardo Chagas Cardoso

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

53 minutos atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

3 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

4 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

4 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

4 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

4 horas atrás