Fiscal - Estadual (ICMS)

Contribuinte do ICMS para o concurso SEFAZ PR

Tudo bem estudante?!! Neste atual artigo iremos analisar um assunto muito importante para a prova de Auditor Fiscal do Paraná: contribuinte do ICMS para SEFAZ/PR de acordo com a legislação estadual. 

Contribuinte do ICMS para SEFAZ/PR

Passaremos basicamente pelos seguintes tópicos: 

  • Conhecer as disposições previstas na Lei sobre contribuinte do ICMS para SEFAZ/PR;
  • Entender observações relevantes sobre o tema;
  • Concluir com considerações finais.

Dessa forma, utilizando como referência a Lei 11.580/1996 do Estado do Paraná, vamos agora estudar um pouco mais sobre contribuinte do ICMS para SEFAZ/PR. 

Contribuinte do ICMS para o concurso SEFAZ PR

Quando falamos de legislação tributária, as bancas e os concursos em geral da área fiscal costumam explorar amplamente o tributo de maior arrecadação. Por isso, conhecer em detalhes e as nuances relacionadas ao ICMS é essencial para a sua aprovação nesse disputado certame. 

Um dos pilares para dominar bem esse conteúdo é compreender quem écontribuinte do ICMS para SEFAZ/PR. O contribuinte, para reforçar seu estudo, é, juntamente com o responsável, conhecido como sujeito passivo. Então leve para sua prova: 

  • Sujeito ativo é o Estado, quem tem o direito de receber e cobrar o tributo;
  • Sujeito passivo é tanto contribuinte quanto responsável, aquele que tem a obrigação de pagar o tributo.

Sendo assim, é através dessa relação entre administração (poder público) e administrado (pessoas)que todo ordenamento público gira. 

O contribuinte precisa observar as regras impostas em relação ao pagamento do tributo, no tocante à forma, aos prazos e a possíveis sanções pela não observância.Importante ainda frisar que se o contribuinte possuir estabelecimentos em municípios e/ou estados distintos, é necessário conhecer a legislação aplicável a cada uma de suas localidades, tendo em vista que cada ente federativo possui competência para legislar sobre os tributos que lhe são devidos. 

Nessa linha, vamos, então, acompanhar o que dispõe a Lei 11580/1996 sobre o contribuinte do ICMS para SEFAZ/PR. Fique atento: 

Art. 16. Contribuinte do ICMS para SEFAZ/PR é qualquer pessoa, física ou jurídica, que realize, com habitualidade ou em volume que caracterize intuito comercial, operações de circulação de mercadoria ou prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior. 

§ 1º É também contribuinte a pessoa física ou jurídica que, mesmo sem habitualidade ou intuito comercial: 

I – importe mercadoria ou bem do exterior, qualquer que seja a sua finalidade; 

II – seja destinatária de serviço prestado no exterior ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior; 

III adquira em licitação mercadoria ou bem apreendidos ou abandonados; 

IV – adquira petróleo, inclusive lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, ou energia elétrica, oriundos de outra unidade federada, quando não destinados à industrialização ou à comercialização. 

§ 2º É ainda contribuinte do ICMS para SEFAZ/PR nas operações ou prestações que destinem mercadorias, bens e serviços a consumidor final domiciliado ou estabelecido neste Estado, em relação à diferença entre a alíquota interna deste Estado e a alíquota interestadual: 

I – o destinatário da mercadoria, bem ou serviço, na hipótese de contribuinte do imposto; 

II – o remetente da mercadoria ou bem ou o prestador de serviço, na hipótese de o destinatário não ser contribuinte do imposto. 

Art. 17. Considera-se contribuinte autônomo cada estabelecimento do mesmo contribuinte.  

§ 1º Equipara-se a estabelecimento autônomo, o veículo ou qualquer outro meio de transporte utilizado no comércio ambulante, na captura de pescado ou na prestação de serviços.  

§ 2º Para os efeitos desta Lei, depósito fechado do contribuinte é o local destinado exclusivamente ao armazenamento de suas mercadorias no qual não se realizam vendas. 

Por fim, para fecharmos o nosso artigo sobre contribuinte do ICMS para SEFAZ/PR, reforce bem esse artigo 17, pois consideramos muito relevante! Atente-se que se o contribuinte tiver mais de um estabelecimento localizado no território do Paraná, cada um deles será considerado contribuinte autônomo, devendo, assim,cumprir suas obrigações principais e acessórias de forma individualizada. Não esqueça disso, nobre coruja, pois é um trecho da lei que muito provavelmente será cobrado em sua prova! 

Passamos, portanto, pelo tema contribuinte do ICMS para SEFAZ/PR, assunto fundamental para o concurso de auditor fiscal deste Estado. 

Considerações Finais

Chegamos ao final do nosso breve artigo sobre contribuinte do ICMS para SEFAZ/PR, e esperamos que seja muito útil para a sua preparação e aprovação. 

Lembre-se que é essencial a leitura dos PDF’s e a revisão frequente dos conteúdos, para que assim os seus estudos fiquem cada vez mais avançados.   

Um grande abraço e até mais! 

Saiba mais: Concurso Sefaz PR

Quer saber quais serão os próximos concursos? 

Confira nossos artigos! 

Concursos abertos 

Concursos 2025 

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Fábio Prado dos Santos Santana

Principais Aprovações em Concursos: Auditor Fiscal Tributário Municipal - ISS São Paulo (2024); Auditor Fiscal - Receita Federal do Brasil (2023); Professor Efetivo - Universidade Federal de Sergipe (2014).

Posts recentes

Concurso ISS Planaltina GO: vagas para Fiscal de Tributos!

O concurso público ISS Planaltina, em Goiás, está com inscrições encerradas. Os candidatos puderam se…

34 minutos atrás

Concursos RJ 2025: iniciais até R$ 19 mil; confira os editais!

Concursos RJ: mais de 30 editais previstos para 2025! Já imaginou trabalhar em um dos…

34 minutos atrás

Concurso Prefeitura Planaltina: mais de MIL vagas!!

Estão encerradas as inscrições do concurso da Prefeitura de Planaltina, no estado de Goiás. A…

35 minutos atrás

TJAL cobra cronograma do novo concurso da Polícia Penal

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) determinou que o Governo do Estado apresente, de…

39 minutos atrás

Concurso Polícia Penal SP: são 1.100 vagas. Inscreva-se!

Concurso SAP SP exige nível superior e idade máxima de 35 anos para Policial Penal…

53 minutos atrás

Concurso Nazaré da Mata: prova em 25/01!

O período para se inscrever no edital de concurso da Prefeitura de Nazaré da Mata,…

1 hora atrás