Concursos federais: PL prevê a criação de 1,5 mil novos cargos
Está em tramitação no Senado Federal o Projeto de Lei nº 5874/2025 que visa a criação de 1.500 novos cargos no Quadro de Pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
No total, são 1.500 vagas para as carreiras transversais de Conheça o cargo de Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico (ATDS) e Analista Técnico de Justiça e Defesa (ATJD).
Concursos federais: PL prevê a criação de 1,5 mil novos cargos
Vale lembrar que ambas as carreiras foram contempladas na edição de 2025 do Concurso Nacional Unificado (CNU), com salário inicial de R$ 9.711,00.
Conheça o cargo de Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico – ATDS
Requisitos
Diploma, devidamente registrado, ou certificado de conclusão de curso de graduação em qualquer área de conhecimento fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Atribuições do cargo
Executar atividades de assistência técnica em projetos e programas nas áreas de desenvolvimento socioeconômico;
Executar atividades de assistência técnica no planejamento, na implementação, na análise e na avaliação de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento regional e territorial sustentável, seja agrário ou urbano;
Analisar a viabilidade econômica de projetos de investimento e de desenvolvimento sustentável;
Analisar e avaliar dados socioeconômicos que contribuam para o planejamento e o aperfeiçoamento das políticas de indústria, micro e pequenas empresas, comércio, serviços, comércio exterior, agricultura, infraestrutura, inovação e demais políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico do País; entre outras atividades.
Conheça o cargo de Analista Técnico de Justiça e Defesa – ATJD
Requisitos
Diploma, devidamente registrado, ou certificado de conclusão de curso de Graduação em qualquer área de conhecimento fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Atribuições do cargo
Executar atividades de assistência técnica no planejamento, na coordenação, na implementação e na supervisão de projetos e programas inerentes às áreas de justiça, defesa nacional e segurança;
Proceder à análise e à avaliação de dados que contribuam para o planejamento e o aperfeiçoamento das políticas de justiça, defesa nacional e segurança;
Subsidiar a definição de estratégias de execução das atividades de controle, monitoramento e avaliação das políticas de justiça, defesa nacional e segurança;
Promover e subsidiar os processos, os projetos e os programas finalísticos inerentes à estratégia nacional de defesa, à indústria da defesa, às políticas de ciência, tecnologia e inovação de defesa e aos demais programas do Governo federal para a defesa nacional; entre outras atividades.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre os concursos federais em 2026, além da criação de cargos; não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Formada em Design Gráfico e em Propaganda e Marketing pela UNIP, integra a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos desde 2018. Ao longo dos anos, construiu uma sólida experiência na produção de conteúdo informativo e relevante para concurseiros. Desde 2020, atua na cobertura das áreas Fiscal — com ênfase nas Secretarias de Fazenda (Sefaz) das regiões Sul e Sudeste —, além da cobertura de concursos federais, como CNU, agências reguladoras (Anvisa, ANAC, entre outras) e INSS. Mantém contato direto com os principais órgãos públicos, acompanhando editais, atualizações e movimentações importantes para os candidatos.