Estão previstas 1.600 vagas em concursos ambientais para o cargo de Analista Ambiental, de acordo com a quinta fase do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal
As contratações para o cargo fazem parte de uma série de medidas de atuação no combate ao desmatamento no país.
O documento cita a relação direta entre a falta de pessoal e o aumento de ocorrências registradas pelo IBAMA contra a flora da Floresta Amazônia.
IBAMA e ICMBio contavam, em 2010, com 4.420 e 2.832 servidores efetivos, respectivamente. Sem a realização de novos concursos, o número caiu para 3.585 e 1.792 servidores efetivos, em 2016.
Segundo dados do Portal Brasileiro de Dados Abertos, existem 1.368 cargos vagos no ICMBio. Já o IBAMA conta com 2.620 cargos vagos.
Em evento realizado em 17 de abril, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, voltou a falar sobre a autorização dos concursos para o IBAMA, ICMBio e MMA:
“[No] governo Bolsonaro, quando a gente diz terra arrasada, [que] houve um desmonte, é um desmonte mesmo. É com esses fiscais que nós estamos trabalhando. Ainda bem que já conseguimos concurso para o Ibama, o ICMBio e o ministério”, afirmou.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre os novos concursos ambientais, não deixe de conferir nossos artigos completos sobre as respectivas seleções:
Mais informações: IBAMA | ICMBio | MMA
Fundação João Pinheiro (FJP), vinculada à Seplag MG, está com edital publicado A classificação final…
Saiu um novo edital de concurso público da Prefeitura de Erebango, cidade no Rio Grande…
Foram publicados os gabaritos preliminares do concurso público da Prefeitura de Gameleira, município de Goiás.…
Olá, tudo bem? Hoje faremos um resumo sobre o tempo e lugar dos atos processuais…
O concurso do Ministério Público do Estado de Alagoas oferta 27 vagas, distribuídas entre os…
A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…