Últimas notícias

Termo de Referência traz informações do concurso TCU!

Foi publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas o Termo de Referência com detalhes importantes das provas do concurso do Tribunal de Contas da União – TCU 2025.

Além do documento, também fica confirmada a escolha do Cebraspe como o organizador do certame, como havíamos adiantado mais cedo.

Ato que autoriza a contratação do Cebraspe

Informações do Termo de Referência do concurso TCU:

Com previsão de cerca de 45 mil inscrições, a distribuição das vagas será a seguinte:

  • 60 vagas para Técnico – TEFC (40 para provimento inicial e 20 para cadastro reserva);
  • 40 vagas para Auditor – AUFC (20 para provimento inicial e 20 para cadastro reserva).

A aplicação das provas objetivas e discursivas será APENAS em Brasília/DF.

Prova objetivas

Para o cargo de Técnico Federal de Controle Externo, será 1 (uma) prova objetiva constituída por 120 itens, com assertivas Certo/Errado, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.

Para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo, será 1 (uma) prova objetiva constituída por 200 itens, com assertivas Certo/Errado, sendo 100 de conhecimentos básicos e 100 de conhecimentos específicos.

Prova discursiva

Para o cargo de Técnico Federal de Controle Externo, será 1 (uma) prova discursiva, constituída de questões discursivas de conhecimentos básicos e de conhecimentos específicos, de até 10 linhas para resposta cada, e 1 (uma) peça de natureza técnica, a ser respondida em até 30 linhas.

Para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo, será 1 (uma) prova discursiva, constituída de 3 (três) questões discursivas de conhecimentos básicos e de conhecimentos específicos, de até 20 linhas para resposta cada, e 1 (uma) peça de natureza técnica, a ser respondida em até 50 linhas.

Respeitados os empates na última posição, serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados nas provas objetivas, conforme limitação de quantidades apresentadas na tabela a seguir:

Discursivas corrigidas no concurso TCU 2025

Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso TCU, além do Termo de Referência, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:

Mais informações do concurso TCU


Quer estudar para o concurso TCU 2025?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Camila Leite

Formada em Design Gráfico e em Propaganda e Marketing pela UNIP, integra a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos desde 2018. Ao longo dos anos, construiu uma sólida experiência na produção de conteúdo informativo e relevante para concurseiros. Desde 2020, atua na cobertura das áreas Fiscal — com ênfase nas Secretarias de Fazenda (Sefaz) das regiões Sul e Sudeste —, além da cobertura de concursos federais, como CNU, Petrobras, CGU, Receita Federal, agências reguladoras (Anvisa, ANAC, entre outras) e INSS. Mantém contato direto com os principais órgãos públicos, acompanhando editais, atualizações e movimentações importantes para os candidatos.

Posts recentes

Crédito tributário não contencioso para SEFAZ/DF

E aí, turma!! O foco deste artigo do Estratégia Concursos é trazer um tema bastante…

13 horas atrás

Ranking classificatório do Concurso IBGE 2026 – ACQ!

Participe do ranking classificatório para o Concurso IBGE temporários! Preencha seu gabarito e confira sua…

16 horas atrás

Concurso Guarda de Itanhaém SP: SAIU! 20 vagas e R$ 4,5 mil!

Novo edital do concurso Guarda de Itanhaém SP é publicado, com salário inicial de R$…

17 horas atrás

Fique por dentro da programação deste fim de semana!

O Estratégia Concursos está sempre preparando eventos essenciais para ajudar você a conquistar a tão…

17 horas atrás

Concurso MP PE: comissão formada! Veja aqui!

O novo Concurso MP PE deve ofertar vagas para o quadro funcional de apoio técnico-administrativo…

18 horas atrás

Concurso TRT 8 (AP/PA): FCC é a banca; edital iminente!

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá) tem banca contratada para…

18 horas atrás