Foi publicado o regulamento do concurso público do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro – TCE RJ para o cargo de Auditor de Controle Externo (antigo Analista).
Lembrando que o edital é aguardado desde o ano passado, quando o IBFC foi contratado para organizar o certame. Agora, sua publicação se torna ainda mais iminente.
O documento, publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (02), traz os detalhes sobre as etapas de prova e distribuição das vagas.
Segundo o regulamento, o prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.
Conforme já havia sido autorizado, serão 40 vagas para Auditor de Controle Externo, entretanto, a distribuição por especialidade mudou um pouco com a inclusão de duas novas áreas (Ciências Atuariais e área organizacional – TI):
Conforme o regulamento, o concurso será composto pelas seguintes etapas:
A prova discursiva consistirá em questões sobre as disciplinas relacionadas com conhecimentos básicos e específicos, além da elaboração de peças de natureza técnica relacionadas com conhecimentos específicos.
A prova discursiva será avaliada quanto à demonstração de conhecimento aplicado às disciplinas e à modalidade escrita da língua portuguesa.
Os servidores investidos nos cargos cumprirão estágio probatório de 3 (três) anos e, durante esse interregno, os Auditores – Área de Controle Externo – somente poderão ser lotados nas unidades da Secretaria-Geral de Controle Externo – SGE, enquanto os Auditores – Área Organizacional – Especialidade TI somente poderão ser lotados nas unidades da Subsecretaria de Tecnologia da Informação – STI.
O início do estágio probatório consistirá na participação no Programa de Formação dos Novos Servidores ministrado pela Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, cuja finalidade é a integração e ambientação dos novos servidores aprovados no concurso público e o desenvolvimento de competências mínimas necessárias ao início de sua atuação profissional.
A Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro definirá a estruturação, metodologia e carga horária, os requisitos mínimos de frequência e rendimento, as condições de avaliação, de aprovação e de impugnação dos resultados, dentre outros procedimentos necessários à operacionalização do Programa de Formação dos Novos Servidores.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso TCE RJ, além do regulamento, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Mais informações do concurso TCE RJ
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, oferta vagas de nível médio…
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste…
A Universidade Federal de Santa Catarina publicou novo edital de concurso público para o quadro…
Concurso para Policial Legislativo da Câmara dos Deputados 2026 oferta 140 vagas; veja neste artigo…
Futuros aprovados do concurso da Câmara dos Deputados poderão ter aumento nos salários! O Plenário…
Foram aplicadas as provas do concurso público da Prefeitura Municipal de Rosário, cidade no Maranhão,…