O edital SEJUSP MG (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais) foi publicado com oferta de 270 vagas para o cargo de Agente Socioeducativo.
Com inscrições encerradas, os interessados em participar da seleção puderam se inscrever até o dia 03 de novembro, no site da banca organizadora, IBFC. A taxa de participação ficou fixada em R$ 80,00.
As oportunidades são de nível médio de formação. O salário inicial é de R$ 5.097,15, correspondente ao Nível I, Grau A, da carreira, de acordo com o último reajuste concedido pela Lei nº 24.035, de 04/04/2022.
Inscrições: 05/10 até às 23h do dia 03/11/2022
Isenção da taxa: 05/10 até às 23h do dia 07/10/2022
Último dia para pagamento: 04/11/2022
Prova: 18/12/2022
| AC | PcD | Total | |
|---|---|---|---|
| Masculino | 219 | 24 | 243 |
| Feminino | 24 | 3 | 27 |
A seleção dos candidatos inscritos no edital SEJUSP MG se dará mediante aplicação das seguintes etapas:
A 1ª Etapa – Prova Objetiva e Redação será realizada nas cidades de:
Havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados em determinada cidade de realização da 1ª Etapa – Prova Objetiva e Redação, os candidatos poderão ser alocados em outras cidades próximas, não assumindo o IBFC e a SEJUSP, entretanto, qualquer responsabilidade quanto ao transporte, alojamento e demais despesas dos candidatos.
As Etapas 2ª, 3ª, 4ª e 5ª serão realizadas em Belo Horizonte e a 6ª Etapa será realizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A 1ª Etapa – Prova Objetiva e Redação terá duração de 05 horas, incluído o tempo para leitura das instruções, coleta de digital e preenchimento da Folha de Respostas.
A Prova Objetiva, terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída conforme a seguir:
Cada questão conterá 04 alternativas e apenas 1 correta. A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 a 80 pontos, considerando-se HABILITADO nesta etapa o candidato que, cumulativamente:
A Prova de Redação será constituída de um tema, que será fornecido no momento da 1ª Etapa – Prova Objetiva e Redação.
Para o desenvolvimento da Redação, o candidato deverá redigir no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, observando os critérios de correção a seguir:
A Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica será realizada mediante o uso de técnicas e testes psicológicos, em conformidade com a legislação do Conselho Federal de Psicologia – CFP e que sejam aprovados, à época da avaliação, pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI.
A Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica permite avaliar as condições psicológicas do candidato para o exercício do cargo de Agente de Segurança Socioeducativo.
Serão convocados para a 3ª Etapa – Exames Médicos, de caráter eliminatório, os candidatos que foram APTOS na 2ª Etapa – Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica.
O candidato que não for convocado na 3ª Etapa – Exames Médicos, nos termos do item 10.5.1 deste Edital, estará automaticamente ELIMINADO do Concurso Público.
A avaliação médica objetiva aferir se o candidato, com deficiência ou não, goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.
Para efeito de convocação da 4ª Etapa – Prova de Condicionamento Físico, a classificação será determinada pelas listas de ampla concorrência e pessoas com deficiência, de forma independente, ainda que o candidato conste classificado nas 2 listas.
A Prova de Condicionamento Físico do edital SEJUSP MG consistirá na execução dos testes, conforme a seguir:
Serão convocados para a 5ª Etapa – Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada, de caráter eliminatório, os candidatos que foram APTOS na 4ª Etapa – Prova de Condicionamento Físico.
Para efeito de convocação da 5ª Etapa – Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada, a classificação será determinada pelas listas de ampla concorrência e pessoas com deficiência, de forma independente, ainda que o candidato conste classificado nas 2 listas.
Serão convocados para a 6ª Etapa – Curso de Formação Técnico Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos que foram INDICADOS na 5ª Etapa – Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada.
Para efeito de convocação da 6ª Etapa – Curso de Formação Técnico Profissional, a classificação será determinada pelas listas de ampla concorrência e pessoas com deficiência, de forma independente, ainda que o candidato conste classificado nas 2 listas.
Na hipótese de não haver número suficiente de candidatos deficientes convocados para ocupar os quantitativos reservados, as quantidades remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação.
O Curso de Formação Técnico-Profissional – CFTP terá como finalidade a capacitação e a avaliação dos candidatos matriculados, para o exercício das atribuições do cargo de Agente de Segurança Socioeducativo.
Saiba mais: Concurso SEJUSP Minas Gerais
DOWNLOAD do PDF 1. Legitimidade do Ministério Público na execução de tutela coletiva Destaque Uma…
As provas objetivas do concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) foram aplicadas…
As provas objetivas do concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) foram aplicadas…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos públicos.…
Olá, futuro servidor da SEFAZ-SP! Se a não cumulatividade plena é a regra geral da…
Está se preparando para um concurso que cobrará conhecimentos de informática? Nós vamos ajudar você.…