Últimas notícias

Concurso SEDUC RS: veja os recursos para o cargo de Professor

As provas objetiva e de redação, para todos os cargos, do concurso SEDUC RS (Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul) foram realizadas no último domingo, 28 de setembro.

E nesta terça-feira, 30 de setembro, foram publicados os gabaritos preliminares, confira: gabaritos preliminares!

Com isso, pensando sempre em ajudá-los, nosso time de professores preparou quais questões são passíveis de recursos. Basta conferir abaixo:

Disciplina: Educação Física

Questão 16

Sobre o projeto educativo e as concepções didático-pedagógicas contemporâneas, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O ensino deve ser compreendido como atividade pedagógica voltada prioritariamente para a transmissão de conteúdos, mesmo que esses conteúdos sejam articulados à prática e ao contexto dos alunos.

II. A supervalorização dos métodos de ensino, em detrimento da reflexão crítica sobre os conteúdos, pode comprometer a construção de um projeto educativo voltado para a transformação social.

III. A restrita utilização de recursos e instrumentos didáticos representa o caminho ideal para garantir uma aprendizagem significativa aos estudantes.

IV. A proposta curricular precisa ser coerente com o tipo de conhecimento considerado essencial, a partir das definições sobre o perfil de sujeito que se deseja formar.

(A) Apenas I, II e IV.
(B) Apenas I, II e III.
(C) Apenas II, III e IV.
(D) Apenas I, III e IV.
(E) Apenas II e IV.

Gabarito dado pela banca: A

Gabarito Extraoficial: E – Apenas II e IV.

I. Errado. O ensino voltado exclusivamente para a transmissão de conteúdos corresponde a uma concepção didática liberal/tradicional, e não às concepções didático-pedagógicas contemporâneas, que se articulam à prática e às vivências do estudante.

II. Correto. Está alinhado aos pensamentos do educador Paulo Freire, que valoriza a reflexão crítica e a formação emancipatória.

III. Errado. A expressão “restrita utilização” torna o item incorreto, pois, pelo contrário, a diversidade na utilização de recursos e instrumentos didáticos representa o caminho ideal para garantir uma aprendizagem significativa aos estudantes.

IV. Correto. A proposta curricular deve estar alinhada ao perfil de sujeito que se pretende formar, comprometida com a educação integral do estudante.

Diante do exposto, solicito a alteração do gabarito da alternativa A para a alternativa E, uma vez que a resposta considerada correta pela banca não se sustenta diante dos argumentos apresentados.

Questão 17

Considerando os fundamentos e as concepções didático-pedagógicas sobre o currículo escolar, julgue as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa correta.

(      ) O currículo corresponde a uma produção imparcial da sociedade contemporânea e, no ambiente escolar, é aplicado sem alterações.

(      ) O currículo escolar é elaborado fora do contexto escolar, estando sujeito a adaptações durante o processo de ensino nas escolas.

(      ) O currículo é produzido por múltiplos agentes, que trazem diferentes visões de mundo e, muitas vezes, filtram a cultura escolar.

(      ) O currículo real resulta da articulação entre documentos oficiais da educação e as práticas pedagógicas, explicando a distância entre o currículo formal e o currículo vivido.

(A) F – V – F – V
(B) V – F – V – F
(C) F – F – V – V
(D) F – V – V – V
(E) V – V – F – F

Gabarito dado pela banca: D

Gabarito Extraoficial: C – F – F – V – V

Falso. O currículo não é neutro e tampouco imparcial. Ele reflete disputas sociais, culturais e políticas. Conforme Tomaz Tadeu da Silva (1999): “O currículo deve ser compreendido como uma seleção cultural, que envolve escolhas sobre quais conhecimentos, valores e práticas devem ser ensinados. Essa seleção nunca é neutra, pois reflete disputas de poder, interesses sociais e visões de mundo.”

Falso. O currículo se constrói também no contexto escolar, em uma perspectiva social, cultural e histórica. Conforme destaca Silva (1999): “O currículo não é um elemento inocente. Ele expressa uma seleção cultural de significados e práticas que são construídos e reconstruídos no interior das relações sociais. O currículo define identidades e subjetividades e, portanto, está profundamente envolvido em relações de poder.”

Verdadeiro. Cada um dos múltiplos agentes contribui com a intencionalidade educativa por meio de saberes, valores e identidades.

Verdadeiro. A vinculação entre documentos oficiais e práticas pedagógicas resulta na articulação entre o currículo formal e o currículo vivido.

Diante do exposto, solicito a alteração do gabarito da alternativa D para a alternativa C, uma vez que a resposta considerada correta pela banca não se sustenta diante dos fundamentos apresentados.

Questão 27

Gabarito preliminar: D

Justificativa técnica:

Solicita-se a anulação da questão 27, uma vez que a própria Resolução CEB nº 3, de 10 de novembro de 1999 que fixa diretrizes nacionais para o funcionamento das escolas indígenas, que constava nas referências do edital do certame, estabelece em seu artigo primeiro:

“Art. 1º Estabelecer, no âmbito da educação básica, a estrutura e o funcionamento das Escolas Indígenas, reconhecendo-lhes a condição de escolas com normas e ordenamento jurídico próprios, e fixando as diretrizes curriculares do ensino intercultural e bilíngue, visando à valorização plena das culturas dos povos indígenas e à afirmação e manutenção de sua diversidade étnica”. (BRASIL,1999, grifo nosso)

Ou seja, em seu próprio fundamento das diretrizes, temos um aspecto basilar deve subsidiar qualquer projeto pedagógico próprio das escolas indígenas, assim como, estava previsto exatamente no contido na letra B, o que gera dubiedade entre duas possíveis alternativas corretas no momento de análise dos candidatos em prova, e que consequentemente, buscando igualdade de condições entre os postulantes, tal questão deve ser anulada.   

Referência:

BRASIL. Resolução CNE/CEB n.º 3, de 10 de novembro de 1999. Diretrizes para Escolas Indígenas. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_99.pdf . Acesso em: 01 out. 2025

Questão 28


Gabarito preliminar: E
Recurso: Alteração de gabarito para letra D

Justificativa técnica:

Na introdução do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, temos a seguinte passagem: “a mobilização global para a educação em direitos humanos está imbricada no conceito de educação para uma cultura democrática, na compreensão dos contextos nacional e internacional, nos valores da tolerância, da solidariedade, da justiça social e na sustentabilidade, na inclusão e na pluralidade.” (BRASIL, p. 11, grifo nosso).

Adiante, observamos a relação com a possibilidade de eleição do uso de temas transversais que se articulariam ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola:
“No ensino, a educação em direitos humanos pode ser incluída por meio de diferentes modalidades, tais como, disciplinas obrigatórias e optativas, linhas de pesquisa e áreas de concentração, transversalização no projeto político-pedagógico, entre outros.” (BRASIL, p. 24, grifo nosso)

Consequentemente, o documento apresenta ações programáticas dentro da educação básica, sendo relevante destacar que o enunciado busca, igualmente, ações formativas junto aos estudantes. Vejamos a passagem:
“A educação em direitos humanos deve estruturar-se na diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, o acesso ao ensino, permanência e conclusão, a equidade (étnico-racial, religiosa, cultural, territorial, físico-individual, geracional, de gênero, de orientação sexual, de opção política, de nacionalidade, dentre outras) e a qualidade da educação”. (BRASIL, 2007, p. 19, grifo nosso)

Nesse sentido, a alternativa D apresenta a proposta mais alinhada a uma visão transformadora da educação em direitos humanos, ao propor o desenvolvimento de projetos pedagógicos voltados à cidadania e à tolerância a partir de temas transversais.

Destaca-se ainda que a alternativa apresentada no gabarito preliminar (E) apresenta duas dificuldades principais:

  1. Remete a políticas públicas para além da educação escolar, enquanto a questão requeria ações conjugadas com as atividades escolares, constantes no projeto político pedagógico da própria unidade escolar. Percebe-se que, se a banca se baseou na passagem a seguir, fica claro que se trata de setores diversos das políticas públicas:
    “propor a transversalidade da educação em direitos humanos nas políticas públicas, […] nos mais diversos setores (educação, saúde, comunicação, cultura, segurança e justiça, esporte e lazer, dentre outros)”. (BRASIL, 2007, p. 13, grifo nosso)

Nessa perspectiva, esporte e lazer estão no contexto de outras políticas públicas, para além das possibilidades de articulação prioritária com o PPP da escola. Considerando esse entendimento, a alternativa B também estaria correta, pois ao integrar os estudantes a serviços comunitários visando a mudanças culturais, saindo das ações estritamente escolares, estaríamos igualmente favorecendo as ações em direitos humanos. O que se deveria buscar, portanto, são ações possíveis e articuladas no âmbito da Unidade Escolar.

  1. Se a alternativa se referisse à dimensão do Esporte e Lazer enquanto temas próprios do componente curricular de Educação Física, estaria equivocada, pois a questão se reporta a uma ação que não congrega o coletivo da escola em metas comuns, onde todos os componentes devem estar conjugados na busca de soluções. Ainda nessa perspectiva, com base nesse entendimento, a alternativa C também estaria correta, pois remeteria a uma dimensão específica do universo das Artes, envolvendo manifestação artística no ambiente escolar.

Portanto, considerando a necessidade de articulação com o PPP da escola e o caráter transversal da educação em direitos humanos, a alternativa D constitui a opção mais adequada e alinhada com as diretrizes do PNEDH.

Referência:

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: SEDH/MEC/UNESCO/OAB, 2007. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/educacao-em-direitos-humanos/DIAGRMAOPNEDH.pdf . Acesso em: 01 out. 2025

Disciplina: Língua Portiguesa

Questão 19

Quanto à mediação docente e à avaliação formativa, considerando a articulação comum entre elas, é correto afirmar que

(A) o planejamento pedagógico é um documento invariável, construído no início do ano letivo e seguido rigorosamente pelo docente para garantir objetividade nas avaliações de aprendizagem.

(B) a mediação docente é uma atenção especial às interações realizadas entre os sujeitos dentro da sala de aula, incumbindo ao professor transmitir linearmente os conteúdos científicos.

(C) a apropriação do conhecimento por parte dos alunos deve ser autônoma por meio de

metodologias inovadoras que cumpram a função motivadora no ambiente escolar.

(D) a avaliação formativa ocorre ao final de cada unidade programática dos conteúdos, permitindo que os alunos dominem a técnica, mas também sejam criativos, críticos e atentos.

(E) o plano de trabalho docente tem seu método pedagógico assentado na prática social inicial e mobiliza o aluno para a construção do conhecimento.

Gabarito da Banca: E

Gabarito extraoficial: C/E*

Análise: A questão deve ser anulada, pois oferece duas alternativas igualmente válidas: as opções C e E.

A primeira oferece relação com a mediação pedagógica, bem como com a avaliação formativa. Esse fato ocorre pela razão do uso do termo “metodologias inovadoras” ser do campo de estudo das metodologias ativas. Assim, as premissas pedagógicas elencadas no enunciado estão relacionadas com a alternativa.

A segunda oferece o plano de trabalho docente como elemento importante da didática. Assim, a mediação docente e a avaliação formativa estão contempladas na alternativa.

Síntese da análise: Anulação da questão por duplicidade de alternativas corretas C e E.

Questão nº 23

Gabarito preliminar da banca: B

Resposta passível de aceitação: A ou B

Fundamentação:

A questão apresenta duas proposições verdadeiras:

  • I. O empenho para incluir as TDIC nas ações pedagógicas visa à promoção de uma aprendizagem crítica, interdisciplinar e colaborativa.
  • II. As tendências pedagógicas contemporâneas respondem às demandas sociais e integram espaços formais e informais de aprendizagem.

Ambas são afirmações corretas e coerentes com as concepções pedagógicas atuais. Entretanto, o ponto controverso está na relação de causa e efeito exigida pelo enunciado, já que a alternativa B indica que a proposição II explica a proposição I.

No entanto, observa-se que a proposição II não estabelece de forma objetiva e direta a explicação da proposição I, mas apenas aponta uma tendência geral. A conexão entre as duas proposições é mais associativa e complementar, do que propriamente explicativa. Assim, abre-se margem interpretativa para a alternativa A, que reconhece ambas como verdadeiras, mas sem relação explicativa direta.

Em provas de múltipla escolha, a objetividade do item deve ser preservada, evitando interpretações subjetivas. A ausência de nexo claro entre as proposições fere esse princípio, de modo que a questão admite dupla interpretação válida (A e B).

Pedido:
Diante do exposto, solicita-se a revisão do gabarito da questão nº 23, reconhecendo a possibilidade de correção também pela alternativa A, anulando a questão para preservar a isonomia entre os candidatos.

Questão nº 24

Gabarito preliminar da banca: E

Resposta passível de aceitação: B ou E

Fundamentação:
O enunciado afirma que o trabalho coletivo é dimensão fundamental para uma prática pedagógica ética, inclusiva e democrática.

  • A alternativa E é coerente, pois menciona a solidariedade como princípio da coesão social.
  • Contudo, a alternativa B também pode ser considerada correta, já que ressalta o desempenho ativo, a identidade e a responsabilidade social — elementos previstos nos objetivos da educação pela Constituição Federal (art. 205) e pela LDB (art. 2º), que apontam a educação como voltada ao pleno desenvolvimento da pessoa, à cidadania e à qualificação para o trabalho.

A ausência de clareza no nexo entre o enunciado e a alternativa “mais adequada” abre margem para interpretação subjetiva, ferindo o princípio da objetividade. Assim, a questão admite dupla interpretação plausível (B e E).

Pedido:
Diante do exposto, solicita-se a anulação da questão nº 24, por violar o princípio da objetividade, ou, alternativamente, que se reconheça a alternativa B como também correta, garantindo isonomia entre os candidatos.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 set. 2025.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30 set. 2025.

Interessado em saber mais informações sobre o concurso SEDUC RS? Elaboramos um artigo completo para você se preparar!

Saiba mais: concurso SEDUC RS

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Que tal iniciar os estudos?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Priscila Almeida

Atua na área de concursos públicos desde 2019. As editorias que mais têm familiaridade são: Tribunais (TJs; TRTs; TREs; TSTs; STJ, STF, STM e TSE); Defensorias; Ministérios Públicos; Procuradorias; Educação e Conselhos. Na área de comunicação, de maneira geral, a caminhada é um pouco mais longa - desde 2007. Possui experiência em redações de rádio, TV, Web e impresso, além de desenvolver trabalhos em assessorias de comunicação institucional, empresarial e públicas. Entre outros trabalhos, se destacam a atuação nas áreas de Justiça, Congresso, Esportes, Saúde, Agropecuária, Cidades e Aviação Civil.

Posts recentes

Concurso PC SC: banca contratada; edital ainda em 2025

Novo edital do concurso PC SC deve ser lançado ainda em 2025 O novo concurso…

3 minutos atrás

Concursos Abertos de Prefeituras: mais de 80 editais!

Após as eleições municipais, realizadas ano passado, novos concursos públicos para Prefeituras devem ser anunciados…

29 minutos atrás

Cadernos de questões anteriores para o concurso ALEGO

Cadernos de Questões anteriores para o concurso ALEGO: resolva questões anteriores sobre o edital do concurso…

30 minutos atrás

Cadernos de questões para o concurso da Câmara de Ibaté (SP)

Cadernos de questões para o concurso da Câmara de Ibaté de SP: resolva questões sobre o…

38 minutos atrás

Edital Bombeiros PB: saiu com 15 vagas; até R$ 8,7 mil!

Foi publicado o edital do concurso Bombeiros PB para o provimento de 15 vagas, sendo…

39 minutos atrás

Edital Bombeiro RJ é publicado com 50 vagas para Oficial

Novo edital da Polícia Militar da Paraíba exige nível médio dos inscritos! Foi publicado o…

41 minutos atrás