Educação

Concurso SEDF-PSS temporários: possíveis recursos!

Neste domingo, 26 de novembro, foram aplicadas as provas objetivas do concurso Secretaria de Estado de Educação do DF (SEDF- PSS) para temporários.

Sob organização do IADES, a seleção oferta vagas temporárias para Professores Substitutos com atuação prevista para o ano letivo de 2024. As oportunidades são de nível superior, com salário de até R$ 4.941,71.

O Estratégia Concursos esteve presente durante todos os momentos de sua preparação (assim como na correção extraoficial) e, mesmo após a realização das avaliações, não deixará de te acompanhar!

Com isso, reunimos nosso time de professores para apontar quais questões são passíveis de recursos do Concurso SEDF-PSS temporários.

SEDF-PSS (temporários) – Tipo de prova: Atividades – Tipo C

LÍNGUA PORTUGUESA

QUESTÃO 28

O autor, por meio de metáforas, procura ressaltar as diferenças e as semelhanças que há entre o exercício do magistério e o da agricultura.

FUNDAMENTAÇÃO:

Comparar por meio de metáfora geralmente envolve estabelecer semelhanças entre dois conceitos, objetos ou experiências, que apresentam aspectos totalmente diferentes. A metáfora é uma figura de linguagem que faz uma comparação implícita, sugerindo que algo é semelhante a outra coisa em um ou mais aspectos.

Ela é frequentemente usada para dar uma nova perspectiva, criar uma imagem vívida ou explicar um conceito de maneira mais poética ou impactante.

Por exemplo, dizer “o tempo é um rio” é uma metáfora que compara o tempo com um rio, sugerindo que ambos fluem constantemente e são ininterruptos e incontroláveis. Aqui, a semelhança entre o tempo e o rio é enfatizada e as diferenças óbvias (um é uma medida abstrata, o outro é uma entidade física) também são levadas em consideração.

Como há diferenças e também semelhanças entre o trabalho do agricultor e do educador, solicita-se anulação da referida questão: questão 28 tipo C.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 91

Apesar de terem características distintas, as avaliações somativa e formativa podem ser complementares dentro de um planejamento de ensino.

FUNDAMENTAÇÃO:

As avaliações formativas e somativas possuem características muito diferentes, pois são relativas aos processos de planejamentos com concepções distintas. A primeira considera o processo avaliativo através do acompanhamento do estudante. A segunda possui a função de nota ou conceito para classificação dos alunos.

Diante dos aspectos acima colocados, Luckesi (1999) afirma, ao longo de toda a sua obra, que o planejamento e avaliação devem estar em coerência. Dessa forma, a avaliação é a investigação de todo o processo de planejamento que está sendo executado.

Ainda de acordo com o autor, o planejamento é uma escolha política e ideológica. O ato de planejar do educador é verificado através da avaliação. Ambos devem possuir coerência entre si.

Por isso, não é possível conciliar dois modelos avaliativos paradoxais: uma para o acompanhamento do estudante e o outro para classificação. O planejamento escolhido deve estar sempre coerente com a execução das perspectivas avaliativas.

REFERÊNCIAS
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1999.

Quer saber todos os detalhes do concurso SEDF-PSS temporários, cujas possibilidades de recursos você confere AQUI, basta acessar o link abaixo:

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Rafaela Teixeira

Sou advogada e produtora de conteúdo, atuando no convênio entre a OAB e a Defensoria Pública de SP. Além disso, escrevo textos jurídicos e tenho experiência em órgãos públicos, incluindo um estágio no TRE. No mais, há 5 anos estou envolvida com concursos públicos, produzindo artigos em SEO diariamente.

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