Você presta concurso público? Já passou algum constrangimento por conta do seu documento de identidade?
Sabia que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Público (MGI) criou diretrizes para o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis, transexuais ou transgêneras nos concursos públicos e nos processos seletivos?
É isso mesmo! A novidade consta em publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 05 de setembro. A Instrução Normativa Conjunta se aplica aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).
De acordo com o documento, o uso do nome social pela pessoa travesti, transexual ou transgênera é garantido em todos os certames.
Os formulários de inscrição nos concursos públicos deverão conter campo para informação do nome social em respeito à autodeterminação da pessoa, bem como campo relativo à identidade de gênero.
O nome social deverá ser utilizado para se referir à pessoa candidata durante todas as etapas e fases do certame, inclusive nos locais de aplicação das provas e nas publicações de editais e instrumentos congêneres.
Outro ponto abordado é que os procedimentos para a verificação da identidade civil da pessoa candidata deverão ser realizados de forma respeitosa e em observância à dignidade da pessoa humana, sem exposição a qualquer tipo de constrangimento público.
A pessoa travesti, transexual ou transgênera será tratada de forma adequada à sua identidade gênero, com uso de pronomes adequados e com acesso seguro e adequado a todos os espaços destinados à realização do concurso.
E não é só isso! A instrução normativa prevê muito mais! Confira no link abaixo o documento publicado na íntegra:
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ RS) terá novo edital de…
Provas do concurso TJ RS foram aplicadas e o resultado preliminar da etapa objetiva divulgado!…
Edital do concurso Bombeiros SC 2026 foi publicado com 110 vagas; veja neste artigo como…
Concurso São José do Rio Pardo registrou 3.366 inscritos Foram publicados os resultados das provas…
Nesse artigo você irá aprender como estudar as matérias que você acha difícil
A deputada Denise Pessôa (PT/RS) solicitou, em ofício enviado nesta quinta-feira (5), uma nova recomposição…