Novo concurso Polícia Penal PE está previsto no PPA 2024-2027. Com contratação da banca em andamento, edital pode sair no primeiro semestre de 2026!
Um novo concurso Polícia Penal PE deve ser realizado em breve! Isso porque já foi iniciado o processo de contratação da banca organizadora.
A informação voltou a ser confirmada pela governadora Raquel Lyra, durante participação no programa ‘Debate da Super Manhã’, da Raio Jornal: “E já estamos no processo de contratação da nova banca do concurso.”
A meta é realizar os certames da área de Segurança Pública no primeiro semestre de 2026. Em outra ocasião, o secretário de Defesa Social de Pernambuco (SDS), Alessandro Carvalho, já havia anunciado a previsão dos editais até o primeiro trimestre de 2026. Veja aqui!
“A governadora fez o maior concurso em segurança pública e vai ser a maior contratação em segurança pública de uma só vez, são sete mil novos policiais e bombeiros. […] Então, eu aproveito para dizer que não há possibilidade de chamar excedentes desses concursos que já foram feitos e nós deveremos ter a publicação dos novos concursos até o final do primeiro trimestre do ano que vem”.
Vale lembrar que o novo edital PPPE já estava previsto no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. A informação consta no documento que define as metas do estado no período especificado. Além disso, o Tribunal de Contas de Pernambuco apontou déficit nos quadros de servidores da instituição penal.
Sob organização do Cebraspe, o último edital ofertou 200 vagas para Policial Penal, distribuídas entre ampla concorrência e pessoas com deficiência. A nomeação dos aprovados já foi autorizada pelo governo.
Neste artigo, você encontrará tudo o que precisa saber sobre o concurso Polícia Penal PE. Acompanhe pelos tópicos a seguir:
O secretário de Defesa Social de Pernambuco (SDS), Alessandro Carvalho, declarou que novos editais de concursos Policiais PE serão publicados até o primeiro trimestre de 2026.
O anúncio foi feito durante a entrega de um pacote com novos armamentos, viaturas, drones e um helicóptero às forças policiais de Pernambuco.
“A governadora fez o maior concurso em segurança pública e vai ser a maior contratação em segurança pública de uma só vez, são sete mil novos policiais e bombeiros. Nós estávamos com uma defasagem histórica nos nossos efetivos e mesmo essa contratação com um volume que foi feito não é suficiente para atender toda a demanda. Então, novas contratações irão ser feitas, nós já fechamos, eu validei na sexta-feira qual seria a proposta do novo concurso, isso vai ter que passar pela Secretaria de Administração, pela Câmara de política pessoal, porque a contratação gera impacto em folha, mas já é uma decisão da governadora, ela já colocou isso em público, que já deu a ordem para a contratação. Então, eu aproveito para dizer que não há possibilidade de chamar excedentes desses concursos que já foram feitos e nós deveremos ter a publicação dos novos concursos até o final do primeiro trimestre do ano que vem”, declarou o secretário.
Vale destacar que, segundo a governadora do estado, a expectativa é de que os editais sejam publicados no primeiro semestre de 2026.
Durante a formatura de novos policiais civis, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, confirmou que estão em andamento as tratativas para a contratação da banca organizadora dos próximos concursos na área de Segurança Pública do Estado.
“Já estamos contratando uma nova banca para concurso público das mais diversas polícias porque a gente precisa garantir recompletamento de quadros. Pernambuco sofreu muito porque teve uma queda de policiais ao longo do tempo sem a reposição adequada”, declarou a governadora.
Durante participação no programa ‘Debate da Super Manhã’, da Raio Jornal, em dezembro, a governadora voltou a confirmação os trâmites: “Já estamos no processo de contratação da nova banca do concurso.”
Um novo concurso público da Polícia Penal de Pernambuco está previsto para ser realizado até o ano de 2027, segundo apontamento no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Confira o documento!
Foram ofertadas 200 vagas imediatas e 800 para formação de cadastro reserva para Policial Penal do Pernambuco.
| Vagas AC | Vagas PcD | |
|---|---|---|
| Sexo masculino | 175 | 10 |
| Sexo feminino | 14 | 1 |
A seleção dos candidatos do concurso Polícia Penal PE se deu mediante aplicação das seguintes etapas:
As provas objetivas e a prova discursiva tiveram a duração de 5 horas e foram aplicadas no turno da tarde.
As provas objetivas valeram 75,00 pontos. As questões foram do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta.
As 60 questões foram distribuídas entre conhecimentos gerais e específicos, conforme o conteúdo programático do edital.
Foi reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrou em pelo menos um dos itens a seguir:
A prova discursiva valeu 25,00 pontos e consistiu da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de tema de atualidades, relacionado à segurança prisional nacional e direitos humanos.
O exame de aptidão física constou de quatro testes, todos de realização obrigatória independentemente do desempenho dos candidatos.
Em agosto de 2020, foi aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria a Polícia Penal, vinculada ao sistema penitenciário do estado do Pernambuco. A emenda foi aceita por unanimidade, com 40 votos.
A PEC 13/2020 tem como base a Emenda Constitucional Federal 104/2019, aprovada pelo Congresso Nacional, que criou a carreira dos policiais penais federais, estaduais e distritais.
O preenchimento do quadro de servidores das polícias penais será feito, exclusivamente, por meio de concurso público e por meio da transformação do cargo de Agente de Segurança Penitenciária, integrante do Grupo Ocupacional Segurança Penitenciária do Estado de Pernambuco.
Na época, de acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco, João Carvalho, a criação da Polícia Penal é um pleito da entidade desde 2004. A emenda permite, segundo ele, uma valorização da categoria e uma padronização da atividade em nível nacional e estadual.
“Vamos ser reconhecidos constitucionalmente como policiais penais. É um reconhecimento daquilo que a gente já faz. Já fazemos apresentação judicial, revista, atuação em motins e rebeliões. São atividades de controle e quem tem esse poder é polícia. Agora, com a previsão constitucional, está previsto que são de nossa responsabilidade todas as atividades entrelaçadas à rotina dos presos”, afirmou Carvalho.
Foi sancionada a Lei Complementar nº 552, de 26 de setembro de 2024, que institui a nova tabela remuneratória da Polícia Penal de Pernambuco. Veja os detalhes abaixo!
Anúncios de novos editais, definição de banca e prorrogação de inscrição movimentam o mundo dos…
Estão oficialmente abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Santo Antônio de Pádua,…
Concurso Seplag RJ: comissão é alterada; serão 60 vagas + CR e salários de R$…
Novo concurso da Prefeitura de Jacareí oferece vagas em diversos cargos na área da Saúde.…
A Prefeitura de Jacareí, em São Paulo, divulgou quatro novos editais de concurso público que,…
Está se preparando para o concurso de Policial Legislativo da Câmara dos Deputados 2026 e…