Novo edital do concurso para a PM ES pode ser publicado até abril; Idecan deve ser oficializado como banca!
Resumo da notícia
O concurso PM ES para o cargo de Soldado caminha para a contratação oficial do IDECAN como banca organizadora.
A expectativa é de que o edital seja publicado até abril, com a oferta de 1.000 vagas imediatas.
A carreira exige nível médio completo, CNH categoria “B” e remuneração inicial fixada em R$ 5.520,63 para os aprovados.
O processo administrativo que trata da contratação da banca organizadora do concurso para Soldado da PM ES segue em fase avançada.
Idecan deve ser a banca do concurso PM ES
Em novembro de 2025 foi divulgado o interesse de três instituições na organização do certame: Idecan, Instituto Selecon e IDCAP.
Já em 22 de dezembro foi juntada aos autos minuta de contrato em nome do Idecan para execução da seleção, por dispensa de licitação, o que indica a contratação interna.
Já em fevereiro de 2026, o processo registrou diversas movimentações, incluindo:
análise de parecer da Subprocuradoria (PGE); e
entranhamento de documentos e encaminhamento à Diretoria de Recursos Humanos para cumprimento de recomendações.
Lembrando que, recentemente, foi divulgado que o edital deve ser publicado até abril, com provas ainda no primeiro semestre.
A carreira exige escolaridade de nível médio, idade máxima de 28 anos (no primeiro dia de inscrição no concurso) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo na categoria “B”.
Por fim, convém destacar que a remuneração inicial da função é de R$ 5.520,63.
Quer saber mais sobre o novo concurso PM ES, bem como da possível contratação do Idecan como banca? Então, acesse nosso artigo na íntegra:
Rafaela Teixeira é advogada conveniada à Defensoria Pública de São Paulo pela OAB, com experiência em redação jurídica e atuação em instituições públicas, incluindo estágio no TRE-SP. Possui mais de 7 anos de experiência na produção de conteúdos voltados ao nicho de concursos públicos, com foco em apuração jornalística contínua, análise de editais e obtenção de informações diretamente junto a órgãos e fontes oficiais. No Blog do Estratégia Concursos, atua como Analista de Conteúdo Sênior, responsável pelo jornalismo do período noturno e da madrugada, com atuação transversal na cobertura de concursos públicos, garantindo a continuidade, fluidez e confiabilidade das publicações e dos bastidores dos certames.