Documento da DPU trata das vagas excedentes e a situação de cotistas aprovados no concurso PF!
Resumo da notícia
- DPU solicita audiência com o Ministério da Justiça para tratar de excedentes e cotistas do concurso PF.
- Órgão propõe o remanejamento de vagas para beneficiar candidatos das cotas raciais e flexibilizar a cláusula de barreira.
- PF também enviou ofício solicitando autorização presidencial para a nomeação de candidatos excedentes do último certame.
A Defensoria Pública da União (DPU) encaminhou ofício ao ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Wellington Silva, solicitando audiência para tratar das vagas excedentes para Agente e da situação dos aprovados pelas cotas raciais do concurso PF (Polícia Federal).
No pedido, o órgão propõe discutir alternativas para o melhor aproveitamento do certame, incluindo a possibilidade de remanejamento de vagas em benefício das cotas e maior flexibilidade na aplicação da cláusula de barreira.
A reunião deverá contar com a participação do Defensor Público-Geral Federal em exercício e do assessor de Relações Institucionais da instituição, em data a ser definida.
Concurso PF
Preparação completa para a Polícia Federal!
PF solicita autorização para a convocação de excedentes do concurso
Recentemente, Polícia Federal encaminhou ofício solicitando a autorização para aproveitamento de candidatos excedentes do último concurso.
O pedido foi assinado pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, com objetivo de viabilizar a edição de um decreto presidencial que autorize a nomeação de excedentes dentro do limite de vagas.
o edital publicado em 2025 ofertou 1.000 vagas para os cargos de Agente, Escrivão, Perito, Delegado e Papiloscopista, com salários de R$ 14.164,81 a R$ 26.800,00 e vagas para ampla concorrência, candidatos negros e pessoas com deficiência.
Para mais informações do concurso PF, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo para você!
Saiba mais: concurso PF
Leia também:
Assinatura de Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Diogo MendesDiogo Mendes é jornalista formado pela Universidade Paulista, com experiência em redações de diversos veículos e na produção de conteúdos especializados em concursos públicos. Desde 2019, atua no Estratégia Concursos como Jornalista e Analista de Conteúdo, com foco na apuração de informações junto a órgãos e fontes oficiais. Dedica-se especialmente à produção de notícias e reportagens sobre Concursos Legislativos, além de acompanhar diariamente os concursos policiais, bancários e da área da saúde.