Quais são as atribuições dos cargos do concurso PF?
Quais são as atribuições dos cargos do próximo concurso PF (Polícia Federal)? Confira os detalhes no decorrer deste artigo!
Mas antes, convém frisar que serão ofertadas 2 mil vagas em um único edital, distribuídas entre as funções de Delegado, Escrivão, Agente, Perito e Papiloscopista. Os salários variam de R$ 13.900,54 a R$ 26.300,00.
No entanto, é válido destacar que a distribuição por carreira ainda será definida pela Polícia Federal e anunciada oportunamente. Já a autorização oficial do certame pode ocorrer a qualquer momento.
Quais as atribuições dos cargos do concurso PF? | Imagem: reprodução
Quais são as atribuições dos cargos do concurso PF?
Delegado de Polícia Federal
Instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação;
Orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a Prevenção e repressão de ilícitos penais;
Participar do planejamento de operações de segurança e investigações;
Supervisionar e executar missões de caráter sigiloso;
Participar da execução das medidas de segurança orgânica, bem como desempenhar outras atividades, semelhantes ou destinadas a apoiar o órgão na consecução dos seus fins.
Perito Criminal Federal
Realizar exames periciais em locais de infração penal;
Realizar exames em instrumentos utilizados, ou presumivelmente utilizados na prática de infrações penais;
Proceder pesquisas de interesse do serviço;
Coletar dados e informações necessários à complementação dos exames periciais;
Participar da execução das medidas de segurança orgânica e zelar pelo cumprimento delas;
Desempenhar outras atividades que visem apoiar técnica e administrativamente as metas da Instituição Policial, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.
Agente de Polícia Federal
Investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais, observada a competência da Polícia Federal;
Proceder à busca de dados necessários;
Executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, à produção e ao preparo dos documentos de informações;
Executar todas as atividades necessárias à prevenção e repressão de ilícitos penais da competência da Polícia Federal;
Conduzir veículos automotores, embarcações e aeronaves;
Auxiliar a autoridade policial em todos os atos de investigação, cumprir medidas de segurança orgânica;
Desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.
Escrivão de Polícia Federal
Dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação;
Atuar nos procedimentos policiais de investigação, acompanhar a autoridade policial, sempre que determinado, em diligências policiais;
Responsabilizar-se pelo valor das fianças recebidas e pelos objetos de apreensão; conduzir veículos automotores;
Cumprir medidas de segurança orgânica; atuar nos procedimentos policiais de investigação;
Desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.
Papiloscopista da Polícia Federal
Executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os procedimentos de coleta, revelação, levantamento e armazenamento de fragmentos e impressões papilares, exames e laudos oficiais papiloscópicos, representação facial humana;
Operação e gestão de bancos e sistemas automatizados de identificação civil e criminal;
Assistir à autoridade policial, desenvolver estudos na área de papiloscopia;
Conduzir veículos automotores, cumprir medidas de segurança orgânica, desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.
Para mais informações do próximo concurso PF, bem como dos detalhes das atribuições dos cargos, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo exclusivo para você!
Rafaela Teixeira é advogada conveniada à Defensoria Pública de São Paulo pela OAB, com experiência em redação jurídica e atuação em instituições públicas, incluindo estágio no TRE-SP. Possui 6 anos de experiência na produção de conteúdos voltados ao nicho de concursos públicos, desenvolvendo diariamente textos otimizados para SEO. No Blog do Estratégia Concursos, atua como Jornalista e Analista de Conteúdo Sênior, com foco na apuração de informações junto aos órgãos e fontes oficiais, especialmente em Concursos Bancários e Concursos da Saúde, além de acompanhar concursos policiais e legislativos. Rafaela também é responsável pelo setor noturno do Jornalismo do EC, garantindo a continuidade e fluidez na publicação de notícias e bastidores dos concursos públicos brasileiros.