O Ministério das Relações Exteriores (MRE) solicitou a realização de um novo concurso com 100 vagas de oficiais de chancelaria.
A partir da solicitação, que é para o orçamento do ano de 2026, o governo federal irá analisar a disponibilidade orçamentária para decidir pela realização da nova seleção.
Se aprovado, o órgão dará continuidade aos procedimentos pré-editalícios, como a formação da comissão e a escolha da banca organizadora.
Você pode conferir a nota encaminhada na aba ‘situação atual’ disposta no índice abaixo!
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou, no dia 4 de julho de 2025, que solicitou a autorização de um novo concurso para a carreira de oficial de chancelaria em 2026.
Segundo nota encaminhada, foram solicitadas, até o momento, 100 oportunidadespara o cargo que exige nível superior em qualquer área de formação.
A partir da solicitação, o governo federal irá analisar a disponibilidade orçamentária para decidir pela realização da nova seleção. Veja os detalhes aqui!
O último concurso para a carreira de oficiais de chancelaria foi divulgado em 2023 sob responsabilidade do Cebraspe.
O edital da seleção ofertou 100 vagas para a carreira de Oficial de Chancelaria, sendo 50 vagas imediatas mais 50 para formação de cadastro reserva. As oportunidades foram de nível superior de formação e conta com salários iniciais de R$ 10.169,77.
Veja abaixo o comunicado que autoriza 50 nomeações no MRE:
Foi divulgado através da edição do dia 09 de maio de 2024 do Diário Oficial da União o resultado final homologado da etapa de curso de formação do concurso. Confira abaixo a lista de aprovados:
| CARGOS | VAGAS |
|---|---|
| Oficial de Chancelaria | 50 + 50 CR |
Segundo o edital e a progressão da carreira de Oficial de Chancelaria, os salários ofertados ao cargo são:
Confira abaixo o detalhamento da progressão da carreira e salário dado pela MP 1.170/23, que dispõe sobre a remuneração da carreira de Oficial de Chancelaria.
Para concorrer é necessário nível superior em qualquer área. E de acordo com o art. 4º da Lei nº 11.440, de 29 de dezembro de 2006, aos servidores da carreira de Oficial de Chancelaria são incumbidas as atividades de formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica e gestão administrativa necessárias ao desenvolvimento da política externa brasileira.
A seleção dos candidatos inscritos no edital MRE se deu mediante aplicação das seguintes etapas:
A prova objetiva teve a duração de 3 horas e 30 minutos e foi aplicada no dia 10 de dezembro de 2023 no turno da manhã. Já a prova discursiva teve a duração de 3 horas e foi aplicada no mesmo dia que a objetiva, no turno da tarde.
A Prova Escrita Objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, valeu 60,00 pontos e foi composta por 60 questões do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão.
Confira abaixo a estrutura:
A prova discursiva valeu um total de 40,00 pontos e consistiu de duas questões discursivas, no valor de 20,00 pontos cada, e tiveram que ser respondidas em, no mínimo, 35 linhas e, no máximo, 45 linhas cada, acerca dos objetos de avaliação de atualidades constantes no conteúdo programático do edital.
O curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, foi realizado em turmas, segundo a ordem de classificação dos candidatos aprovados na primeira etapa do concurso (provas).
O curso de formação teve a carga horária de 40 horas presenciais e versou sobre patrimônio e inventário, assuntos consulares, privilégios e imunidades, licitações no exterior e contabilidade nos postos.
A etapa foi realizado em Brasília/DF, em período e local a serem divulgados no edital de convocação para essa etapa.
A avaliação do curso de formação consistiu de prova objetiva, composta de 50 questões de múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E) e uma única resposta correta, acerca do conteúdo específico de patrimônio e inventário, assuntos consulares, privilégios e imunidades, licitações no exterior e contabilidade nos postos.
Segundo informações do próprio Ministério das Relações Exteriores, foram nomeados 90 aprovados no último concurso, sendo que a última turma, com 30 aprovados, convocada em 2020.
Se você tinha medo de perder alguma informação importante, não se preocupe! Aqui você confere…
Justiça prorroga validade do último concurso PRF! Publicado em 2021 e com validade antes prevista…
Boa oportunidade na região Sul do país! Saiu edital de concurso público da Prefeitura de…
Trâmites podem indicar novo concurso INSS para 2026! O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)…
Muitos concurseiros almejam uma vida tranquila, flexível e com as contas bancárias cheias de valores…
Foi divulgado resultado da primeira fase do concurso GCM Cachoeiro de Itapemirim, no estado do…