O Ministério das Relações Exteriores (MRE) solicitou a realização de um novo concurso com 100 vagas de oficiais de chancelaria.
A partir da solicitação, que é para o orçamento do ano de 2026, o governo federal irá analisar a disponibilidade orçamentária para decidir pela realização da nova seleção.
Se aprovado, o órgão dará continuidade aos procedimentos pré-editalícios, como a formação da comissão e a escolha da banca organizadora.
Você pode conferir a nota encaminhada na aba ‘situação atual’ disposta no índice abaixo!
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou, no dia 4 de julho de 2025, que solicitou a autorização de um novo concurso para a carreira de oficial de chancelaria em 2026.
Segundo nota encaminhada, foram solicitadas, até o momento, 100 oportunidadespara o cargo que exige nível superior em qualquer área de formação.
A partir da solicitação, o governo federal irá analisar a disponibilidade orçamentária para decidir pela realização da nova seleção. Veja os detalhes aqui!
O último concurso para a carreira de oficiais de chancelaria foi divulgado em 2023 sob responsabilidade do Cebraspe.
O edital da seleção ofertou 100 vagas para a carreira de Oficial de Chancelaria, sendo 50 vagas imediatas mais 50 para formação de cadastro reserva. As oportunidades foram de nível superior de formação e conta com salários iniciais de R$ 10.169,77.
Veja abaixo o comunicado que autoriza 50 nomeações no MRE:
Foi divulgado através da edição do dia 09 de maio de 2024 do Diário Oficial da União o resultado final homologado da etapa de curso de formação do concurso. Confira abaixo a lista de aprovados:
| CARGOS | VAGAS |
|---|---|
| Oficial de Chancelaria | 50 + 50 CR |
Segundo o edital e a progressão da carreira de Oficial de Chancelaria, os salários ofertados ao cargo são:
Confira abaixo o detalhamento da progressão da carreira e salário dado pela MP 1.170/23, que dispõe sobre a remuneração da carreira de Oficial de Chancelaria.
Para concorrer é necessário nível superior em qualquer área. E de acordo com o art. 4º da Lei nº 11.440, de 29 de dezembro de 2006, aos servidores da carreira de Oficial de Chancelaria são incumbidas as atividades de formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica e gestão administrativa necessárias ao desenvolvimento da política externa brasileira.
A seleção dos candidatos inscritos no edital MRE se deu mediante aplicação das seguintes etapas:
A prova objetiva teve a duração de 3 horas e 30 minutos e foi aplicada no dia 10 de dezembro de 2023 no turno da manhã. Já a prova discursiva teve a duração de 3 horas e foi aplicada no mesmo dia que a objetiva, no turno da tarde.
A Prova Escrita Objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, valeu 60,00 pontos e foi composta por 60 questões do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão.
Confira abaixo a estrutura:
A prova discursiva valeu um total de 40,00 pontos e consistiu de duas questões discursivas, no valor de 20,00 pontos cada, e tiveram que ser respondidas em, no mínimo, 35 linhas e, no máximo, 45 linhas cada, acerca dos objetos de avaliação de atualidades constantes no conteúdo programático do edital.
O curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, foi realizado em turmas, segundo a ordem de classificação dos candidatos aprovados na primeira etapa do concurso (provas).
O curso de formação teve a carga horária de 40 horas presenciais e versou sobre patrimônio e inventário, assuntos consulares, privilégios e imunidades, licitações no exterior e contabilidade nos postos.
A etapa foi realizado em Brasília/DF, em período e local a serem divulgados no edital de convocação para essa etapa.
A avaliação do curso de formação consistiu de prova objetiva, composta de 50 questões de múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E) e uma única resposta correta, acerca do conteúdo específico de patrimônio e inventário, assuntos consulares, privilégios e imunidades, licitações no exterior e contabilidade nos postos.
Segundo informações do próprio Ministério das Relações Exteriores, foram nomeados 90 aprovados no último concurso, sendo que a última turma, com 30 aprovados, convocada em 2020.
A Universidade do Estado de Santa Catarina divulgou a banca responsável pelo novo concurso Udesc: o…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Concurso ALEGO 2025 oferta vagas de níveis médio e superior; inscrição poderá ser realizada até…
Concurso Polícia Penal SP oferta 1.100 vagas para Policial Penal; últimos dias de inscrição. Não…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são as…
Figuras de linguagem são um tema recorrente em questões de provas para concursos públicos. Veja…