A Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS) emitiu um comunicado se opondo ao CNU e solicitando um concurso específico para o INSS.
De acordo com o documento, protocolado no dia 22 de maio, a federação argumenta que a realização do certame é uma reivindicação histórica da categoria, aprovada em todos os fóruns deliberativos da entidade.
No entanto, o ofício afirma que a proposta de adesão ao CNU contraria princípios essenciais da Carreira do Seguro Social. Confira, abaixo, um trecho do ofício no qual o concurso é mencionado:
“A FENASPS lembrou que, conforme previsto no acordo de greve de 2024, foi alterado o art. 5º-B da Lei nº 10.855/2004, com redação dada pela Lei nº 13.846/2019, estabelecendo que ‘são atribuições específicas da Carreira do Seguro Social aquelas de exercício da competência finalística do INSS e em caráter exclusivo.’
Portanto, a contratação de novos servidores via CNU fere diretamente o caráter técnico, específico e exclusivo das atribuições da Carreira do Seguro Social, não apenas na análise e concessão de benefícios, mas também no atendimento ao público e no manuseio de dados sensíveis de milhões de cidadãos”, afirmou a categoria.
Além disso, a FENASPS ainda ressaltou que, conforme foi argumentado na audiência realizada em 16 de maio, a recuperação do INSS depende da valorização dos servidores do Seguro Social e da recomposição urgente do quadro.
O ofício foi encaminhado ao presidente do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Gilberto Waller Júnior.
Vale lembrar que o ofício do sindicato foi encaminhado após o INSS ter aceitado fazer parte da mais nova edição do Concurso Nacional Unificado, que será realizado a partir de julho deste ano.
O anúncio foi feito através do site do governo federal, confirmando um total de 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social.
O cargo exigirá formação de nível superior em diversas áreas, dentre elas Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, entre outras que ainda não foram oficialmente reveladas.
Conforme mencionado, a previsão é de que o edital com a abertura das inscrições ocorra no mês de julho. Já as provas objetivas e discursivas serão aplicadas nos dias 5 de outubro e 7 de dezembro, respectivamente.
Para ficar por dentro de TODAS as informações sobre o concurso INSS, recém aderido ao CNU, acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você:
SAIBA TUDO SOBRE O CONCURSO INSS
134 vagas previstas na LOA 2025 Você sonha em passar no concurso da Defensoria Pública…
Como escrever uma boa redação sobre o tema Preconceito.
O aguardado edital para o concurso do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande…
Concurso Sefaz RJ registrou mais de 8,4 mil inscritos Os candidatos do concurso Sefaz RJ…
Prazo para interpor recursos do concurso Banrisul vão de 18 a 25 de junho! Foram…
Foi publicado o novo edital do concurso São José do Hortêncio, prefeitura localizada no estado…