Peritos médicos federais (PMFs) anunciam uma paralisação de advertência em todo o território nacional, cuja exigência é a realização de concurso do INSS oara Perito em 2024. A movimentação está prevista para ocorrer no dia 17 de janeiro.
A ausência de concursos públicos, especialmente para o cargo de PMF, representa um impasse insolúvel para o INSS, conforme explica João Nicolle Tupiná Nogueira, perito médico federal.
“Não existe solução para o INSS sem realização de concursos públicos, principalmente para o cargo de PMF. Com déficit de mais de 3.000 PMFs, a população vem sofrendo com agendamento de perícia médica em prazo superior a 45 dias por todo o país, mesmo com as ações para enfrentamento da fila empregadas em 2023”, escreveu em suas redes sociais.
Importante destacar quen em novembro de 2023, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, voltou a prometer o edital para este ano.
“Quem fizer o concurso da Previdência vai ter que ficar pelo menos dez anos no seu órgão. Ser médico é um sacerdócio. No processo da qualificação vai constar a necessidade do período que esse médico perito terá de ficar”, disse em entrevista ao jornal Folha de SP.
A previsão é que o edital seja publicado ainda no primeiro semestre, com 650 a 660 vagas, número inferior ao anunciado anteriormente, de 1,5 mil vagas.
As oportunidades serão, preferencialmente, destinadas às regiões mais necessitadas, como Nordeste e interior do país.
Para saber mais sobre o concurso INSS Perito Médico, cuja categoria anuncia paralisação, acesse ao link abaixo:
Mais informações: concurso INSS
Concurso ALEGO 2025 oferta vagas de níveis médio e superior; inscrição poderá ser realizada até…
Concurso Polícia Penal SP oferta 1.100 vagas para Policial Penal; últimos dias de inscrição. Não…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são as…
Figuras de linguagem são um tema recorrente em questões de provas para concursos públicos. Veja…
Concurso para a Polícia Penal TO já possui comissão formada desde 2023. PLOA 2026 prevê…
Novo concurso PC TO é previsto no PLOA 2026; documento é apreciado na Assembleia Legislativa!…