Previdenciária (INSS, PREVIC)

Concurso INSS deve ser solicitado em breve e pode sair em 2027

Apesar de anunciado, novo concurso do INSS depende de Orçamento para realização e publicação em curto prazo parece improvável

O concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve ficar para 2027, já que, segundo informações preliminares, o pedido será voltado para a Lei Orçamentária Anual de 2027 (PLOA 2027).

Apesar das fortes expectativas dos concurseiros por novas oportunidades, pelo impeditivo orçamentário a disponibilização de um novo certame no curto prazo se torna improvável.

A situação contrasta com as recentes falas do próprio governo federal. Durante o lançamento do programa Acelera INSS e na 324ª reunião do Conselho Nacional de Previdência Social, ocorridos no fim de abril, foi anunciada a intenção governamental de realizar um novo certame com 2 mil vagas.

Como medidas imediatas de reforço no quadro de pessoal, também foram anunciadas a nomeação de 300 assistentes sociais e a convocação de mais 300 aprovados do cadastro de reserva de editais anteriores.

A ampliação da força de trabalho integra um dos eixos centrais do Acelera INSS, programa estruturado para desafogar a fila de espera da Previdência.

A autarquia estipulou a meta de reduzir o estoque de benefícios pendentes há mais de 45 dias para menos de 400 mil processos em até 90 dias. O cenário já apresenta leves sinais de melhora, com um recuo de 16% na fila de espera entre fevereiro e abril de 2026, onde os pedidos caíram de 3,1 milhões para 2,6 milhões.

Para ficar por dentro de todas as informações sobre o Concurso INSS, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:

Concurso INSS


Cursos para o Concurso INSS:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos? Confira nossos artigos:

Letícia Teixeira

Jornalista com experiência de mais de quatro anos no segmento de concursos públicos. Especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília, com atuação nas áreas de SEO, conteúdo, Webwriting e Copywriting.

Posts recentes

Concurso INPREVID SC: provas em 13/9!

O edital do Concurso INPREVID oferece oportunidades para cargos de níveis médio e superior Com…

29 minutos atrás

Concurso Público: confira a programação das aulas de hoje!

O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos públicos.…

56 minutos atrás

Concurso CETEM: validade prorrogada

A partir do dia 20 de dezembro, a validade do Concurso CETEM (Centro de Tecnologia…

2 horas atrás

Concurso Bombeiros ES: banca em contratação para Soldado!

Concurso Bombeiros ES oferece 406 vagas para Oficial Combatente; novo edital para Soldado tem banca…

8 horas atrás

Concurso MP ES: resultado preliminar está disponível

Edital do concurso MP ES oferece oportunidades nos níveis médio e superior; candidatos já podem…

9 horas atrás

Concurso Bombeiros ES prepara novo concurso com 100 vagas

Além das oportunidades imediatas, o próximo certame deverá formar cadastro de reserva; iniciais de R$…

10 horas atrás