A realização do novo concurso público do IBRAM DF (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal) ainda depende de autorização.
O pedido foi enviado para a Secretaria de Economia e a expectativa era de que a autorização fosse concedida ainda em 2025, o que não ocorreu.
Inclusive, circulam informações acerca de uma suposta autorização para 219 vagas, informação que foi desmentida pelo próprio Instituto. Veja os detalhes!
Enquanto isso, o Ibram opera apenas com 30 analistas e um único servidor dedicado ao Cadastro Ambiental Rural, com mais de 76% das licenças ambientais da bacia do Rio Melchior vencidas, o que reforça a necessidade de um novo concurso. Veja mais detalhes aqui!
Agora, a equipe de jornalismo do Estratégia segue em contato com o órgão para obter detalhes sobre a seleção. A expectativa é de que a autorização possa ser concedida ainda no primeiro semestre de 2026.
Vale lembrar que, anteriormente, eram esperadas 50 vagas mais 169 em CR, sendo:
Inclusive, a carreira já havia passado por algumas alterações que definiram requisitos e atribuições das respectivas especialidades, assim como a transformações de algumas áreas. Confira os detalhes no tópico “Alterações na carreira“.
Confira as novidades sobre o concurso IBRAM DF e os principais pontos do último edital. Acompanhe pelos tópicos abaixo:
A Portaria conjunta Nº 41/2022 estabeleceu as especialidades e atribuições dos cargos da carreira de Atividades do Meio Ambiente do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF, assim como transformou e/ou unificou algumas áreas:
Conforme a estrutura remuneratória dos cargos, o vencimento inicial dos principais cargos varia entre R$ 7,1 mil e R$ 11,4 mil.
GHMA – Gratificação por Habilitação em Atividades do Meio Ambiente, a ser concedida aos integrantes da carreira Atividades do Meio Ambiente, quando portadores de títulos, diplomas ou certificados obtidos mediante conclusão de cursos de graduação, especialização com carga horária mínima de 360 horas, mestrado e doutorado, reconhecidos pelo Ministério da Educação, a qual é calculada sobre o vencimento básico correspondente ao padrão em que o servidor está posicionado.
A Gratificação referida é concedida da seguinte forma:
Analista de Atividades do Meio Ambiente: Diploma de conclusão de curso de graduação, e registro no conselho de classe.
Técnico de Atividades do Meio Ambiente: Certificado de curso de Técnico ou de curso de nível médio acrescido de curso de Técnico, e registro no conselho de classe.
O Instituto possui atualmente 140 cargos vagos. Segundo dados do Portal da Transparência do DF, são 8 de Técnico de Atividades do Meio Ambiente e 132 de Analista de Atividades do Meio Ambiente.
O último concurso IBRAM DF foi realizado em 2009, sob organização do CESPE/UnB, atual Cebraspe. Na ocasião, foram ofertadas 100 vagas para cargos de nível médio/técnico e superior. Foram registrados 11.745 inscritos.
Antes do término de sua validade, o certame foi prorrogado por mais dois anos, até agosto e setembro de 2013, conforme o cargo:
Os candidatos aos cargos de nível superior tiveram 4 horas e 30 minutos para realizar a prova, enquanto os candidatos de nível médio tiveram 3 horas e 30 minutos.
A prova objetiva contou com 120 questões de múltipla escolha do tipo Certo ou Errado cobrando as seguintes disciplinas:
Oferta de 100% de desconto por tempo limitado O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística…
Concurso Prefeitura Rio Verde (GO): três editais com 464 vagas + 2.320 CR Foram divulgados…
Concurso da Prefeitura de Pinhal da Serra oferece 32 vagas + CR e salários de…
Cadernos de questões para o concurso da Telebras: resolva questões e eleve sua preparação a outro…
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira oferta 49 vagas para a carreira de…
Foram realizadas no dia 1º de fevereiro as provas do concurso público do Instituto de…
Ver comentários
Se não tem pedido mas está no orçamento o concurso pode acontecer?