Forças Armadas (Oficiais)

Concurso Exército: qual a frequência dos editais?

Com qual frequência o Exército Brasileiro publica novos editais de concurso público?

Os estrategistas mais atentos sabem que anualmente a instituição militar oferece milhares de oportunidades em diversas áreas atuação e níveis de qualificação, embora não haja uma regra fixa sobre a frequência exata.

Desta forma, há certames para admissão de novos soldados, oficiais e técnicos em períodos regulares, conforme a necessidade determinada pelo governo e pela própria instituição militar. Contudo, a frequência pode variar dependendo de fatores como a demanda operacional, as políticas de pessoal e as metas de recrutamento.

Por isso, recomenda-se que os interessados ​​em participar de concursos da força acompanhem os comunicados oficiais da instituição, bem como os sites de comunicação do Exército e do Estratégia Concursos, para ficarem atualizados sobre os processos seletivos.

Oportunidades para diversas carreiras

Como dito acima, as carreiras ofertadas nos editais variam de acordo com as necessidades da força. Abaixo, estão algumas das principais carreiras e áreas em que o Exército Brasileiro realiza concursos:

  1. Soldado: as seleções costumam ser mais frequentes e visam recrutar novos membros para as fileiras do Exército. Os candidatos podem ser admitidos em diferentes especialidades como infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, entre outras;
  2. Oficiais: os candidatos que desejam ingressar na carreira de oficial do Exército Brasileiro podem ser do Quadro de Combatentes (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, etc.), Quadro de Intendentes (Administração, Economia, Contabilidade, etc.), Quadro de Material Bélico (Engenharia, Química, etc.), Quadro de Engenheiros Militares, entre outros;
  3. Técnicos e Especialistas: Há oportunidades para a contratação de profissionais técnicos e especialistas em áreas específicas como saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, etc.), engenharia, informática, comunicações, logística e outras;
  4. Praças Especiais: Além dos soldados, o Exército costuma abrir vagas para praças especiais, como cabos, sargentos e subtenentes, em diversas áreas de atuação;
  5. Profissionais de nível superior: Há concursos destinados a profissionais de nível superior, como advogados, engenheiros, médicos, dentistas, veterinários e outros que desejam ingressar no Exército Brasileiro como oficiais ou técnicos especializados.

Neste momento, inclusive, há diversas vagas para ingresso, via concurso público, no quadro do Exército Brasileiro, cuja frequência de publicação dos editais você confere neste artigo.

Para mais informações, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo exclusivo para você!

Concurso Exército

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para concurso Exército?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Diogo Mendes

Posts recentes

Concursos 2024: as seleções previstas para este ano!

2024 chegou! Como quem se antecipa larga na frente, que tal colocar em prática aqueles…

24 minutos atrás

Concursos Federais: panorama completo dos próximos editais!

Se você esperava, há anos, prestar concurso em algum órgão ou ministério federal, sua hora…

19 minutos atrás

Concursos Administrativos 2024: previsões ATUALIZADAS!

A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…

20 minutos atrás

Concursos Fiscais 2024: salários iniciais de até R$ 22 mil!

Quer ficar por dentro de todos os concursos fiscais previstos para 2024? Então chegou ao…

23 minutos atrás

Concursos SP: seleções previstas, autorizadas ou com banca!

O início de 2024 prepara muitas novidades para os concurseiros. Principalmente acerca de novos concursos…

24 minutos atrás

Concursos Sudeste: os EDITAIS previstos nos próximos meses!

O Brasil é dividido em cinco regiões e a que lidera os índices populacionais e…

27 minutos atrás