Um novo concurso da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) foi cobrado, nesta segunda-feira (8), por servidores que atuam no órgão há, pelo menos, 13 anos.
Sem realizar um novo edital desde 2012, a EBC, segundo os funcionários, “está entrando em colapso. O futuro da mídia pública do Brasil depende da renovação da força de trabalho”, afirmam.
Como argumento, os servidores falaram sobre a aplicação da prova discursiva do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025, reforçando que nenhum dos futuros aprovados será destinado ao quadro da EBC.
“Ontem, 42 mil candidatos prestaram o “Enem dos Concursos”, mas nenhum foi para entrar na EBC. Por que a EBC não faz concurso? A direção da empresa se nega a retomar o GT do concurso, parado há mais de um ano!”, argumentaram.
Outro ponto levantado pelos funcionários é que, desde 2016, a Empresa Brasileira de Comunicação perdeu 30% da sua força de trabalho, prejudicando as atividades do órgão.
Eles mencionaram, inclusive, que a direção da empresa se nega a retomar a execução de um Grupo de Trabalho, que está parado há mais de um ano.
O assunto foi também pauta na Câmara dos Deputados em agosto de 2025, quando a deputada Erika Kokay informou que iria oficiar órgãos do governo para cobrar a aprovação do Plano de Cargos e Remuneração (PCR) e a recomposição do quadro de pessoal.
A parlamentar destacou que é necessário enfrentar a defasagem de pessoal causada pela perda de cerca de 700 profissionais na última década.
Participaram da audiência a presidenta da FENAJ, Samira de Castro, os diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Gésio Passos, do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Carol Barreto e Virgínia Berriel e do Sindicato de São Paulo, Eduardo Viné.
A Empresa Brasil de Comunicação – EBC tem como missão garantir o direito humano à comunicação. Ela representa um projeto de país que valoriza a diversidade cultural, fomenta a cidadania e fortalece a democracia com informação acessível, cultura, arte e educação, combatendo a desinformação.
Criada pela Lei nº 11.652/2008 e atualizada pela Lei nº 13.417/2017, a EBC atua no princípio constitucional da complementaridade dos sistemas público, privado e estatal de comunicação, assegurando a todos os cidadãos e cidadãs acesso a uma informação plural e de qualidade.
Para mais detalhes sobre o concurso EBC, além de um novo edital ser cobrado por servidores, acesse o nosso artigo completo:
Mais informações sobre o concurso EBC
Foram aplicadas as provas do concurso público da Prefeitura Municipal de Rosário, cidade no Maranhão,…
Um novo concurso da Câmara de Petrolina PE é previsto para 2026. Último edital foi…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Terra Roxa, no Paraná. São…
Se você tinha medo de perder alguma informação importante, não se preocupe! Aqui você confere…
Novo concurso Guarda de Santa Luzia do Norte oferta 10 vagas de nível médio! Foram…
Novo concurso Guarda Municipal de Satuba oferece vagas de nível médio! Foram divulgados os gabaritos…