Um novo concurso da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) foi cobrado, nesta segunda-feira (8), por servidores que atuam no órgão há, pelo menos, 13 anos.
Sem realizar um novo edital desde 2012, a EBC, segundo os funcionários, “está entrando em colapso. O futuro da mídia pública do Brasil depende da renovação da força de trabalho”, afirmam.
Como argumento, os servidores falaram sobre a aplicação da prova discursiva do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025, reforçando que nenhum dos futuros aprovados será destinado ao quadro da EBC.
“Ontem, 42 mil candidatos prestaram o “Enem dos Concursos”, mas nenhum foi para entrar na EBC. Por que a EBC não faz concurso? A direção da empresa se nega a retomar o GT do concurso, parado há mais de um ano!”, argumentaram.
Outro ponto levantado pelos funcionários é que, desde 2016, a Empresa Brasileira de Comunicação perdeu 30% da sua força de trabalho, prejudicando as atividades do órgão.
Eles mencionaram, inclusive, que a direção da empresa se nega a retomar a execução de um Grupo de Trabalho, que está parado há mais de um ano.
O assunto foi também pauta na Câmara dos Deputados em agosto de 2025, quando a deputada Erika Kokay informou que iria oficiar órgãos do governo para cobrar a aprovação do Plano de Cargos e Remuneração (PCR) e a recomposição do quadro de pessoal.
A parlamentar destacou que é necessário enfrentar a defasagem de pessoal causada pela perda de cerca de 700 profissionais na última década.
Participaram da audiência a presidenta da FENAJ, Samira de Castro, os diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Gésio Passos, do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Carol Barreto e Virgínia Berriel e do Sindicato de São Paulo, Eduardo Viné.
A Empresa Brasil de Comunicação – EBC tem como missão garantir o direito humano à comunicação. Ela representa um projeto de país que valoriza a diversidade cultural, fomenta a cidadania e fortalece a democracia com informação acessível, cultura, arte e educação, combatendo a desinformação.
Criada pela Lei nº 11.652/2008 e atualizada pela Lei nº 13.417/2017, a EBC atua no princípio constitucional da complementaridade dos sistemas público, privado e estatal de comunicação, assegurando a todos os cidadãos e cidadãs acesso a uma informação plural e de qualidade.
Para mais detalhes sobre o concurso EBC, além de um novo edital ser cobrado por servidores, acesse o nosso artigo completo:
Mais informações sobre o concurso EBC
Hoje (08) é o último dia para garantir a isenção do concurso Sefaz SP; não…
Concurso Câmara de Itumbiara oferta 60 vagas de níveis médio e superior; inicial de até…
Concurso Unificado Pernambuco: cotas raciais de 30% sancionadas!
Concurso Unificado PE tem divulgado os resultados para Lei de Cotas; Confira se seu pedido…
Após ser retomado, o concurso público da Prefeitura de Tauá, no estado do Ceará, aplicou…
Foram aplicadas as provas do concurso público da Prefeitura de Laranjal do Jari, no Amapá.…