Crise financeira e plano de reestruturação dos Correios devem atrasar a maior parte das convocações do concurso
A convocação dos aprovados no concurso dos Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) deve ocorrer de forma mais lenta do que o esperado.
Segundo informações divulgadas pelo Estadão, a direção da estatal decidiu adiar para 2027 o início das chamadas, como parte do amplo processo de reorganização interna diante da grave crise financeira enfrentada pela empresa.
O concurso, aplicado em dezembro de 2024 e homologado em abril de 2025, ofereceu 3.511 vagas de níveis médio e superior. A expectativa inicial era de que parte dos aprovados começasse a ser chamada ainda em 2025, mas o avanço do plano de reestruturação mudou o cenário.
A seleção ocorreu após os Correios abrirem um Plano de Demissão Voluntária (PDV) com meta de desligar 8 mil funcionários.
No entanto, apenas cerca de 3,7 mil colaboradores aderiram. Com isso, o quadro de pessoal continuou elevado enquanto a estatal enfrentava redução de receitas e aumento de despesas — combinação que aprofundou o desequilíbrio financeiro.
A gestão do concurso também atravessou mudanças internas. O então presidente da empresa, Fabiano dos Santos, deixou o cargo em setembro, sendo substituído por Emmanoel Rondon, que agora conduz o plano de reorganização.
Apesar da intenção da diretoria de postergar as chamadas para 2027, a empresa terá de respeitar os prazos de validade das seleções, o que pode impedir que todas as convocações sejam prorrogadas indefinidamente.
Não fique de fora! Para mais informações sobre o concurso Correios, além das convocações em 2027, acesse o link abaixo!
Saiba mais: concurso Correios
A Universidade do Estado de Santa Catarina divulgou a banca responsável pelo novo concurso Udesc: o…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Concurso ALEGO 2025 oferta vagas de níveis médio e superior; inscrição poderá ser realizada até…
Concurso Polícia Penal SP oferta 1.100 vagas para Policial Penal; últimos dias de inscrição. Não…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são as…
Figuras de linguagem são um tema recorrente em questões de provas para concursos públicos. Veja…