O Cebraspe é a banca organizadora do novo concurso CGM Porto Velho (Controladoria-Geral do Município)!
A informação foi confirmada por meio de Crédito Adicional Suplementar publicado no Diário Oficial. Confira abaixo:
A previsão inicial é de que sejam ofertadas cerca de 10 vagas, entre imediatas e CR, para os cargos de:
Neste artigo você encontra as principais informações do concurso CGM Porto Velho. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
A Controladoria Geral do Município (CGM) de Porto Velho tem como principal função promover uma gestão pública mais eficiente, íntegra e transparente. Atuando como um órgão moderno e qualificado, seu objetivo é ser um agente indutor de boas práticas administrativas que garantam resultados efetivos para a sociedade.
Com foco no aprimoramento da gestão pública, a CGM trabalha pela defesa do patrimônio público, pelo fortalecimento dos controles internos e pela ampliação da integridade e da transparência nas ações do município. Sua atuação é guiada por valores sólidos, como ética, transparência, comprometimento, qualidade e integração. Esses princípios norteiam o comportamento da instituição e de seus servidores, assegurando que todos os atos sejam conduzidos com responsabilidade, dedicação e clareza.
Entre suas principais metas, está a contribuição para que as políticas públicas sejam entregues com mais eficiência e qualidade ao cidadão. Para isso, a CGM dissemina mecanismos de governança, gestão de riscos, processos e integridade pública, sempre buscando fortalecer a cultura da transparência na administração.
Internamente, a instituição trabalha para padronizar e digitalizar seus processos, tornando-os mais ágeis e acessíveis, além de investir na melhoria da comunicação e no compartilhamento de conhecimento entre as equipes. Também há um forte investimento na capacitação dos servidores, visando ampliar o conhecimento técnico e estratégico, e na gestão eficiente dos recursos públicos, com foco em sustentabilidade, segurança e efetividade.
Um total de sete servidores foram designados para o grupo de trabalho, que ficará responsável por elaborar o projeto básico, analisar as propostas da banca, escolher a empresa e elaborar o edital.
Ainda terão de acompanhar, conduzir, fiscalizar e certificar a execução dos serviços prestados pela instituição contratada.
>>> Veja o documento na íntegra!
Conforme previsto a LC nº 391/2010, existem 73 cargos, sendo que atualmente 43 estão desocupados:
| Cargo | Vagas | Cargos vagos |
|---|---|---|
| Auditor | 18 | 10 |
| Contador | 20 | 12 |
| Técnico de Controle Interno | 10 | 4 |
| Assistente de Controle Interno | 25 | 17 |
| 73 | 43 |
Auditor: Graduação nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Direito e registro no Conselho de Classe.
Contador: Graduação em Ciências Contábeis e Registro no Conselho de Classe.
Técnico de Controle Interno: Graduação em nível superior.
Assistente de Controle Interno: Ensino médio completo e conhecimentos básicos de informática.
Auditor: Realizar auditorias nos sistemas, contábil, financeiro e de execução orçamentária; Auxiliar o Controlador Geral do Município na supervisão e coordenação das atividades do órgão; Coordenar, orientar, supervisionar e executar, em grau de elevada complexidade na área da administração direta no que se refere:
Contador: Supervisão, coordenação, direção e execução de trabalhos especializados de contabilidade pública (classificação, lançamentos, elaboração de Demonstrativos, análise, etc.) e gestão orçamentária, financeira e patrimonial, análise contábil, auditoria contábil; Assessoramento especializado em todos os níveis funcionais do Sistema de Controle Interno; Orientação e supervisão de auxiliares; Análise, pesquisa e perícia dos atos e fatos da administração orçamentária, financeira e patrimonial; Acompanhamento e avaliação dos recursos alcançados pelos gestores públicos; Modernização e informatização da administração financeira do Governo Municipal.
Técnico de Controle Interno: Supervisão, coordenação, direção e execução de trabalhos especializados sobre gestão, orçamentária, financeira e patrimonial, auditoria de programas; Assessoramento especializado em todos os níveis funcionais do Sistema de controle Interno; Orientação e supervisão de auxiliares; Análise, pesquisa dos atos e fatos da administração orçamentária, financeira e patrimonial; Interpretação da legislação econômica-fiscal, financeira, de pessoal e trabalhista; Supervisão, coordenação e execução dos trabalhos referente à programação financeira anual e plurianual e de acompanhamento e avaliação dos recursos alcançados pelos gestores públicos; Modernização e informatização da administração financeira do Governo Municipal.
Assistente de Controle Interno: Coordenar, orientar, supervisionar e executar, em grau de mediana complexidade na área da administração direta e indireta no que se refere; À legislação, legitimidade, moralidade e economicidade das ações da administração pública municipal do poder executivo, quando se refere à arrecadação e recolhimento da receita, efetivação da despesa e programas de trabalho, avaliando os resultados alcançados pelos administradores através de emissões de informações e relatórios técnicos; À verificar o cumprimento de contratos, convênio, acordo, ajustes e atos que determinem o nascimento e a extinção de direitos e obrigações quando à observância de disposições legais; À eficiência e o grau de qualidade dos controles contábeis, financeiros, orçamentários, patrimoniais e operacionais.
A remuneração dos ocupantes de cargos da carreira da CGM são compostas de vencimento (Lei Complementar nº 1.015/2025) e produtividade (art. 39 da LC nº 163/2003).
Abaixo, confira alguns exemplos de remunerações recebidas por servidores ativos nos respectivos cargos:
Auditor (admissão em 2004):
Técnico de Controle Interno (admissão em 2004):
Assistente de Controle Interno (admissão em 2016):
Já foram realizados concursos para CGM, sendo o primeiro após a Lei Complementar nº 163/2003, realizado em 2003/2004, sendo convocados os aprovados no período de validade do concurso.
Também foi realizado outro concurso em 2006, sendo convocados os aprovados no período de validade.
As provas objetivas do concurso da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) foram…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura Municipal de Conchas, município do estado…
Concurso Diplomata oferta salário inicial de R$ 22.558,56 O novo concurso para a carreira diplomática…
Oi, bom te ver por aqui!! Trazemos à tona, neste texto do Estratégia Concursos, um assunto muito importante para a prova de Auditor…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Irati, município do estado de…
O concurso Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) para técnicos-administrativos está gabaritos…