Entidade também pede fim de sobrecarga de servidores

Em ofício, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) pediu o aumento do número de vagas previstas para o próximo concurso Caixa.

A entidade, que também pede o fim de sobrecarga de servidores da instituição bancária, afirma que apesar de ser importante, 4 mil contratações são insuficientes para suprir as necessidades para acabar com a sobrecarga, principalmente nas agências, e alerta: “Com os novos desligamentos que acontecerão por causa do Programa de Demissão Voluntária, este número se torna irrisório”.

A Contraf-CUT informa que, hoje, há sobrecarga de trabalho em todas as unidades do banco, resultando muitas vezes em adoecimento e afastamento de pessoal, o que reduz ainda mais o quadro, criando um círculo vicioso que prejudica a toda a população brasileira.

“Solicitamos assim que, além das 4 mil que vem sendo anunciadas, haja contratações suficientes para atingir o teto autorizado pela Secretaria de Coordenação das Estatais (Sest)”.

A medida ocorre após a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (FENAE) se manifestar sobre o número de vagas do próximo concurso e as condições de trabalho dos servidores.

“Reconhecemos o empenho [da Caixa] na realização do concurso, mas o número de vagas não é capaz de suprir a necessidade do banco. O incremento na área de tecnologia realmente é urgente para modernizar e melhorar os sistemas, mas as agências necessitam de mais empregados para atender melhor a população e diminuir a sobrecarga de trabalho”, diz Sergio Takemoto, presidente da FENAE.

Vale reforçar que o próximo edital deve ser publicado em meados do mês de fevereiro, com previsão de 4 mil vagas, sendo 2 mil para Técnico Bancário e 2 mil para Técnico Bancário (especialidade de TI). As oportunidades exigem nível médio. O salário inicial é de R$ 3.762,00, além de diversos benefícios.

Para saber mais informações sobre o concurso Caixa, acesse o artigo completo e exclusivo no blog do Estratégia Concursos!

Concurso Caixa

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso Caixa? Acesse nossos cursos!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Diogo Mendes

Diogo Mendes é jornalista formado pela Universidade Paulista, com experiência em redações de diversos veículos e na produção de conteúdos especializados em concursos públicos. Desde 2019, atua no Estratégia Concursos como Jornalista e Analista de Conteúdo, com foco na apuração de informações junto a órgãos e fontes oficiais. Dedica-se especialmente à produção de notícias e reportagens sobre Concursos Legislativos, além de acompanhar diariamente os concursos policiais, bancários e da área da saúde.

Posts recentes

Concurso Polícia Penal SP 2025: últimos dias de inscrição

Concurso Polícia Penal SP oferta 1.100 vagas para Policial Penal; últimos dias de inscrição. Não…

1 hora atrás

Concurso PM PB Oficial 2025: veja as principais datas!

Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são as…

2 horas atrás

7 questões sobre figuras de linguagem já caíram em concursos

Figuras de linguagem são um tema recorrente em questões de provas para concursos públicos. Veja…

2 horas atrás

Concurso Polícia Penal TO: novo edital segue previsto!

Concurso para a Polícia Penal TO já possui comissão formada desde 2023. PLOA 2026 prevê…

2 horas atrás

Concurso PC TO: autorizado! 452 vagas e até R$ 18,4 mil

Novo concurso PC TO é previsto no PLOA 2026; documento é apreciado na Assembleia Legislativa!…

2 horas atrás

Concursos TO: LDO 2026 prevê mais de 3 editais!

LDO de 2026 prevê novos concursos TO para Polícia Penal, Polícia Civil e órgãos do…

2 horas atrás