Após a aplicação das provas, os candidatos do concurso Fundação Biblioteca Nacional, contemplado na segunda edição do CNU, já podem conferir o resultado preliminar das provas discursivas.
Os candidatos puderam interpor recursos contra os resultados entre os dias 26 e 27 de janeiro, diretamente no site da banca, a FGV.
Agora, aguarda-se a publicação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva, bem como do resultado definitivo dessa etapa, prevista para 18 de fevereiro de 2026.
Ao todo, são ofertadas 14 vagas, sendo 11 para Técnico em Documentação I no bloco 2 (Cultura e Educação) e 3 (três) vagas para Analista de Administração II, no bloco 5 (Administração).
Confira neste artigo as principais informações sobre o concurso Biblioteca Nacional, bem como as expectativas e tudo o que rolou no último certame. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) é o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual. Com mais de 200 anos de história, é a mais antiga instituição cultural brasileira.
Possui um acervo de aproximadamente 9 milhões de itens e, por isso, foi considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo.
Os candidatos do concurso da Biblioteca Nacional, no âmbito do CNU, são avaliados por meio de uma única etapa, sendo dividida em fases:
A prova objetiva foi composta por questões de múltipla escolha com 5 alternativas e apenas uma correta.
Para nível superior, foram 5 horas (13h às 18h) para responder 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de específicos.
A Nota Final das Provas Objetivas foi obtida por meio da soma da pontuação das questões de Conhecimentos Gerais e da pontuação ponderada das questões de Conhecimentos Específicos, conforme os critérios estabelecidos a seguir:
Os pesos atribuídos a cada eixo temático variaram de 1 a 5, totalizando, em conjunto, o valor de 10 pontos.
A distribuição dos pesos por eixo temático variou conforme órgão, cargo e especialidade escolhidos. A nota da Prova Objetiva pôde atingir o máximo de 150 pontos, assim distribuídos:
Para os cargos de Nível Superior, a Prova Discursiva foi composta por 2 questões, valendo 22,5 pontos cada, podendo totalizar 45 pontos.
As Provas Discursivas deveram ser respondidas em até 30 linhas. A avaliação da Prova Discursiva considerou como critérios o domínio dos Conhecimentos Específicos, que correspondeu a 50% da nota total, e o uso da Língua Portuguesa, que correspondeu aos 50% restante para Nível Superior.
A nota máxima que a pessoa candidata poderá obter na Avaliação de Títulos será de 5 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados possa superar esses números.
Para cada cargo/especialidade ofertados, serão considerados e pontuados os títulos presentes nas disposições dos Quadros de Atribuição de Pontos para a Avaliação de Títulos, disponíveis nos Anexos dos Blocos Temáticos em que houver avaliação de títulos.
Vale ressaltar que a ausência do envio de títulos não elimina o candidato, sendo a ele computada a pontuação 0 na Avaliação de Títulos para o cálculo da pontuação final.
Concurso São José do Rio Pardo registrou 3.366 inscritos Foram publicados os resultados das provas…
Nesse artigo você irá aprender como estudar as matérias que você acha difícil
A deputada Denise Pessôa (PT/RS) solicitou, em ofício enviado nesta quinta-feira (5), uma nova recomposição…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Oscar Bressane, município do estado…
FGV divulga resultado final da prova objetiva do concurso ALEAM; veja próximas datas! Resumo da…
Provas do concurso ALEAM registraram abstenção de quase 37%. Edital oferece 363 vagas e salários…