O mais novo edital publicado no âmbito do Concurso Nacional Unificado – CNU da Agência Nacional de Cinema (ANCINE) oferta 20 vagas com salários iniciais de até R$ 16 mil!
Após a aplicação das provas, os candidatos já podem conferir o resultado preliminar das provas discursivas.
Agora, aguarda-se a publicação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva, bem como do resultado definitivo dessa etapa, prevista para 18 de fevereiro de 2026.
A segunda etapa do certame foi realizada de forma tranquila em 228 cidades pelo país. Dos mais de 42 mil candidatos convocados para a prova, somente 20% (aproximadamente 8.508) não compareceram.
Se você quer começar sua preparação para a ANCINE que estará no CNU, chegou ao lugar certo: neste artigo reunimos as principais informações sobre o certame, com tudo o que você precisa saber para planejar os seus estudos.
Nível médio – Bloco 9:
Nível superior – Bloco 6:
A avaliação dos candidatos do Concurso Nacional Unificado 2025 acontece através de até duas etapas, conforme descrito abaixo:
As fases da primeira etapa mencionadas são executadas pela Fundação Getúlio Vargas e, quando presenciais, realizadas em 228 cidades distribuídas pelas cinco regiões do país.
A prova objetiva foi composta por questões de múltipla escolha com 5 alternativas e apenas uma correta.
Para nível superior, foram 5 horas (13h às 18h) para responder 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de específicos.
Para nível médio, foram 3 horas e 30 minutos (13h às 16h30) para responder 68 questões, sendo 44 de conhecimentos gerais e 24 de específicos.
Blocos 1 a 7:
Bloco 9:
A Nota Final das Provas Objetivas foi obtida por meio da soma da pontuação das questões de Conhecimentos Gerais e da pontuação ponderada das questões de Conhecimentos Específicos, conforme os critérios estabelecidos a seguir:
Os pesos atribuídos a cada eixo temático variaram de 1 a 5, totalizando, em conjunto, o valor de 10 pontos.
A distribuição dos pesos por eixo temático variou conforme órgão, cargo e especialidade escolhidos. A nota da Prova Objetiva poderá atingir o máximo de 150 pontos, assim distribuídos:
Para os cargos de Nível Intermediário, as questões de Conhecimentos Específicos estiveram distribuídas entre 5 eixos temáticos.
Todas as questões objetivas tiveram o mesmo peso e cada e cada acerto valerá 1 (um) ponto.
A nota da Prova Objetiva corresponde à quantidade total de acertos da pessoa candidata, podendo atingir o máximo de 68 pontos.
Para os cargos de Nível Superior, a Prova Discursiva foi composta por 2 questões, valendo 22,5 pontos cada, podendo totalizar 45 pontos.
Para os cargos de Nível Intermediário, a Prova Discursiva foi composta por Redação em formato dissertativo-argumentativo e poderá totalizar 30 pontos.
As Provas Discursivas deveram ser respondidas em até 30 linhas. A avaliação da Prova Discursiva considerou como critérios o domínio dos Conhecimentos Específicos, que correspondeu a 50% da nota total, e o uso da Língua Portuguesa, que correspondeu aos 50% restante para Nível Superior.
Para a Redação de Nível Intermediário, 100% da nota foi referente ao uso da Língua Portuguesa.
Na avaliação do Domínio dos Conhecimentos Específicos, foi considerada a capacidade de a pessoa candidata mobilizar conceitos, técnicas e práticas próprias das Áreas de Conhecimento contempladas pelo respectivo Bloco Temático.
Foram observados aspectos como a compreensão e o desenvolvimento dos temas propostos, a adequação conceitual, a pertinência em relação ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados.
Na avaliação do Uso da Língua Portuguesa, foi analisada a capacidade de a pessoa candidata de empregar a norma culta, demonstrando domínio ortográfico, gramatical e textual. Foram considerados aspectos como a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), além da coerência e coesão na exposição das ideias.
Apenas para funções de nível superior, a avaliação de títulos contará com a seguinte pontuação:
A segunda etapa será realizada pelo órgão ou pela instituição responsável por cada cargo/especialidade com essa previsão editalícia.
Os cargos que passarão por essa etapa são os seguintes:
Criada em 2001, a Agência Nacional é uma agência reguladora que tem como atribuições o fomento, a regulação e a fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil. É uma autarquia especial, vinculada ao Ministério da Cultura.
A ANCINE atua em todos os elos da cadeia produtiva do setor, incentivando o investimento privado para que mais produtos audiovisuais nacionais e independentes sejam vistos por um número cada vez maior de brasileiros.
As remunerações da ANCINE são as seguintes:
Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual – Áreas I, II e III: diploma de Nível Superior em qualquer área de formação.
Técnico Administrativo e Técnico em Regulação: Ensino Médio ou equivalente.
Analista Administrativo: Realizar atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da ANCINE.
Especialista em Regulação: Realizar atividades especializadas de fomento, regulação, inspeção, fiscalização e controle da legislação relativas ao setor audiovisual, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas concernentes a essas atividades.
Técnico Administrativo: Exercer atividades administrativas e logísticas, de nível intermediário; implementação e execução de planos, programas e projeto relativos às atividades de regulação; subsídio e apoio técnico às atividades de normatização e regulação; subsídio à formulação de planos, programas e projetos relativos às atividades inerentes à ANCINE.
Técnico em Regulação: Atribuições voltadas ao suporte e ao apoio técnico especializado às atividades de regulação, inspeção, fiscalização e controle da legislação relativas à indústria cinematográfica e videofonográfica, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades; implementação e execução de planos, programas e projeto relativos às atividades de regulação; subsídio e apoio técnico às atividades de normatização e regulação, subsídio à formulação de planos, programas e projetos relativos às atividades inerentes à ANCINE.
Segundo dados recentes, com base em dezembro de 2025, a ANCINE possui 47 cargos vagos distribuídos da seguinte forma:
Com duração de 5 horas, a prova objetiva foi composta por 120 questões do tipo “CERTO ou ERRADO”, sendo 60 de conhecimentos básicos e 60 de conhecimentos específicos.
Foi reprovado e eliminado o candidato que se enquadrasse em pelo menos um dos itens a seguir:
As cinco horas incluíram o tempo de realização da prova discursiva, que valeu 40,00 pontos e consistiu de:
Com duração de 4 horas, a prova objetiva foi composta por 140 questões do tipo “CERTO ou ERRADO”, sendo 60 de conhecimentos básicos e 80 de conhecimentos específicos.
Foi reprovado e eliminado o candidato que se enquadrasse em pelo menos um dos itens a seguir:
Concurso ALERO terá avaliações aplicadas em 08 de fevereiro; confira seu local de prova! Foi…
Edital do novo concurso ALEGO oferece 101 oportunidades de níveis médio e superior. Provas em…
Um total de 136 servidores, aprovados no concurso de 2025, tomaram posse como auditores de…
Concurso ALEGO terá avaliações aplicadas em 08 de fevereiro; confira seu local de prova! Foi…
Último concurso Sefaz CE teve sua validade expirada em 2024 Um novo edital de concurso…
É boa notícia que você quer? Então, saiba que o concurso da Secretaria de Fazenda do…