Concurso ANATEL: além disso, 180 vagas foram solicitadas para um novo edital
O concurso ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), contemplado na segunda edição do CNU, oferta 50 vagas destinadas exclusivamente ao cargo de Técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações.
Os candidatos, inclusive, já podem conferir os resultados definitivos da prova objetiva, realizada em 5 de outubro.
Vale ressaltar que os resultados divulgados publicamente no site da FGV não trazem os nomes dos candidatos, somente o número de inscrição. Assim, para conferir detalhadamente seu desempenho e se foi convocado para as próximas fases, é necessário realizar a consulta individual.
Além do resultado, os candidatos também já podem consultar os gabaritos definitivos; as respostas aos recursos contra os gabaritos preliminares; os espelhos do seu próprio cartão-resposta; as listas de classificação de todos os cargos; a tabela com as notas mínimas para classificação em cada cargo e a classificação para as próximas fases.
Lembrando que a prova discursiva será realizada no dia 7 de dezembro, somente para os candidatos aprovados na primeira fase.
Ademais, o último certame ocorreu em 2024, sob organização do Cebraspe. O edital ofereceu vagas para Especialista em Regulação de Serviços Públicos, cujo salário inicial foi de R$ 16,4 mil.
Para este, 49 pessoas foram nomeadas. Abaixo, confira os detalhes da lista das primeiras nomeações da seleção.
A documentação obrigatória para a posse está disponível no Portal do Servidor e deverá ser apresentada pela plataforma digital SOUGOV.BR, seguindo as orientações do Manual do Ingressante.
Os novos servidores serão lotados na Sede da Anatel, em Brasília/DF. A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação da portaria, isto é, até dia 11 de setembro de 2025.
Confira neste artigo as principais informações e novidades sobre o concurso ANATEL. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
A Anatel é uma entidade integrante da Administração Pública Federal indireta, submetida a regime autárquico especial e vinculada ao Ministério das Comunicações. É administrativamente independente e financeiramente autônoma.
Cabe à Anatel adotar as medidas necessárias para o atendimento do interesse público e para o desenvolvimento das telecomunicações brasileiras, atuando com independência, imparcialidade, legalidade, impessoalidade e publicidade.
A avaliação dos candidatos do Concurso Nacional Unificado 2025 acontece através das seguintes fases:
A prova objetiva foi composta por questões de múltipla escolha com 5 alternativas e apenas uma correta.
Para nível médio, foram 3 horas e 30 minutos (13h às 16h30) para responder 68 questões, sendo 44 de conhecimentos gerais e 24 de específicos.
Estão vinculados à Tabela 1, com etapa de títulos, os seguintes cargos/especialidades:
Estão vinculados à Tabela 2, sem etapa de títulos, os seguintes cargos/especialidades:
Para os cargos de Nível Intermediário, as questões de Conhecimentos Específicos foram distribuídas entre 5 eixos temáticos.
Todas as questões objetivas tiveram o mesmo peso e cada e cada acerto valendo 1 (um) ponto.
A nota da Prova Objetiva corresponde à quantidade total de acertos da pessoa candidata, podendo atingir o máximo de 68 pontos.
Para os cargos de Nível Intermediário, a Prova Discursiva será composta por Redação em formato dissertativo-argumentativo e poderá totalizar 30 pontos.
Para a Redação de Nível Intermediário, 100% da nota será referente ao uso da Língua Portuguesa.
Na avaliação do Uso da Língua Portuguesa, será analisada a capacidade de a pessoa candidata de empregar a norma culta, demonstrando domínio ortográfico, gramatical e textual. Serão considerados aspectos como a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), além da coerência e coesão na exposição das ideias.
Em paralelo ao “Enem dos Concursos”, um outro edital poderá ser realizado. Ao todo, foram solicitadas 180 vagas, sendo:
Segundo a demanda de inscritos, foram registradas 13.787 candidaturas, sendo a área específica de Geral a mais procurada, com 5.183 interessados.
Os candidatos do último concurso ANATEL foram avaliados mediante aplicação das seguintes etapas elencadas abaixo:
Com duração de 5 horas, as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, tiveram o valor de 120,00 pontos.
Foram 120 questões de julgamento do tipo CERTO ou ERRADO, de acordo com os comandos a que se referem.
Foi reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrasse em pelo menos um dos itens a seguir:
A avaliação valeu 30,00 pontos e consistiu de duas questões discursivas, uma a ser respondida em até 30 linhas, com o valor de 20,00 pontos.
A etapa abordou tema relacionado aos conhecimentos específicos, e a outra a ser respondida em até 15 linhas, com o valor de 10,00 pontos, que abordou tema relacionado a telecomunicações, conectividade e comunicações digitais.
A questão 1 valeu 20 pontos e a 2 valeu 10 pontos. Foi aprovado na prova discursiva o candidato que obtivesse 15,00 pontos.
A avaliação de títulos do edital do concurso ANATEL conteve a seguinte pontuação abaixo:
As remunerações da ANATEL são as seguintes:
Técnico Administrativo: certificado de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente.
Técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações: certificado de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente.
Analista Administrativo: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em áreas específicas, conforme definido no edital.
Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em áreas específicas, conforme definido no edital.
Segundo dados de agosto de 2025, do Portal Brasileiro de Dados Abertos, atualmente existem 497 cargos vagos, sendo:
Segundo o edital, um Técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações da ANATEL é responsável por exercer atribuições voltadas ao suporte e ao apoio técnico especializado às atividades de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos e de exploração de mercados nas áreas de telecomunicações, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades.
A ANATEL está presente no bloco 9, o bloco destinado às Agências Reguladoras.
No concurso Anatel pelo CNU 2025, as 50 vagas estão distribuídas entre as regiões do país da seguinte forma: a maior parte das oportunidades está concentrada na Região Norte, com 23 vagas. Em seguida, aparecem as regiões Nordeste e Sudeste, ambas com 9 vagas cada. A Região Centro-Oeste contará com 5 vagas, enquanto a Região Sul terá 4 vagas disponíveis.
Concurso IPECE ofertará 36 vagas; edital iminente! Após 18 anos, o Instituto de Pesquisa e…
Novo concurso da Câmara de Brotas tem salário inicial de até R$ 9,8 mil! Foram…
Edital do novo concurso PC SC terá oportunidades para Oficial Investigador de Polícia! É iminente…
A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…
Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…
Editais nas áreas de segurança, legislativa, tribunal, educação, saúde, controle e mais… Veja as oportunidades…
Ver comentários
O Estratégia irá lançar curso específico para o concurso da ANATEL?
O Estratégia irá lançar curso específico para o concurso da ANATEL?