Últimas notícias

AFT: relatório de transição aponta situação atual da carreira

Quase metade do quadro de auditores fiscais do trabalho autorizados em lei está vago

Foi publicado o relatório final do Gabinete de Transição Presidencial com alguns importantes apontamentos, dentre eles, o sucateamento de alguns órgãos federais, como é o caso do quadro da carreira de Auditores Fiscais do Trabalho (AFT).

Houve perda de autonomia normativa, técnica, financeira e de gestão nos últimos quatro anos. Quase metade do quadro de auditores fiscais do trabalho autorizados em lei estão vagos. E o orçamento destinado às funções de fiscalização é insuficiente para a manutenção das unidades regionais, responsáveis pelas ações de fiscalização“, aponta um trecho do relatório

O documento também afirma que a reversão deste quadro é necessária para assegurar o enfrentamento aos descumprimentos da legislação trabalhista, a garantia de direitos de saúde e segurança no trabalho, o cumprimento das cotas de aprendizes e de pessoas com deficiência, entre outros.

Tais dados apenas evidenciam a necessidade de realização de um novo concurso público para a carreira de AFT. O que pode vir a ser tratado nos próximos quatro anos.

Vale lembrar que a solicitação de um novo certame é pauta constante por parte do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT, que há anos vem protocolando pedidos para realização da seleção.

Inclusive, o último pedido de concurso AFT foi reiterado em 28 de junho de 2022, através de uma carta enviada ao Ministro do Trabalho e Previdência, em Brasília.

>>> Confira o Relatório de Transição de Governo na íntegra

Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso AFT, no qual teve relatório de transição divulgado, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:

Mais informações: AFT

Quer estudar para o concurso AFT?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Camila Leite

Formada em Design Gráfico e em Propaganda e Marketing pela UNIP, integra a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos desde 2018. Ao longo dos anos, construiu uma sólida experiência na produção de conteúdo informativo e relevante para concurseiros. Desde 2020, atua na cobertura das áreas Fiscal — com ênfase nas Secretarias de Fazenda (Sefaz) das regiões Sul e Sudeste —, além da cobertura de concursos federais, como CNU, agências reguladoras (Anvisa, ANAC, entre outras) e INSS. Mantém contato direto com os principais órgãos públicos, acompanhando editais, atualizações e movimentações importantes para os candidatos.

Posts recentes

O Crédito Presumido na Reforma Tributária: Aplicação e Relevância para SEFAZ-SP

Olá, futuro servidor da SEFAZ-SP! Se a não cumulatividade plena é a regra geral da…

4 horas atrás

Entenda tudo sobre o sistema operacional

Está se preparando para um concurso que cobrará conhecimentos de informática? Nós vamos ajudar você.…

5 horas atrás

Gabarito extraoficial concurso TJ RJ: técnico judiciário

As provas objetivas do concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) foram aplicadas…

7 horas atrás

Resumo sobre a Liberdade Provisória para o TJRJ

Olá, tudo bem? Hoje faremos um resumo sobre a liberdade provisória para o concurso do…

7 horas atrás

Tráfico internacional de arma de fogo

Olá, tudo bem? Hoje falaremos sobre o crime de tráfico internacional de arma de fogo,…

8 horas atrás

Concurso TRT MG: novo edital em 2026?

  A equipe de jornalismo do Estratégia Concursos obteve uma informação exclusiva em contato com…

9 horas atrás