O concurso AFT – Auditor Fiscal do Trabalho foi novamente cobrado pela diretora do SINAIT, Vera Jatobá, em reunião realizada pela Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).
A dirigente reforçou a importância de auditores para o fortalecimento das instituições, dentre elas, a fiscalização do trabalho. Além disso, falou acerca do incremento orçamentário para fiscalização e recomposição da Conatrae.
“Estamos com menos de 2 mil Auditores-Fiscais na ativa, carecemos de incremento orçamentário para a fiscalização e reivindicamos, como um dos participantes da criação da comissão, o retorno de uma maior participação da sociedade civil na Conatrae”.
Vale lembrar que não é de hoje que o concurso AFT é cobrado pelo Sindicato Nacional, uma vez que a última seleção ocorreu há mais de 10 anos. Na época, foram ofertadas 100 vagas para auditor.
A demora para realização de um novo certame ocasionou uma escassez muito grande no quadro de pessoal do órgão. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, atualmente, existem 1.605 vagas desocupadas, o que corresponde a cerca de 44% do quadro.
Importante destacar que esse quantitativo tem como referência o mês de fevereiro de 2023. Apesar disso, espera-se que um novo edital para provimento de vagas seja publicado no segundo semestre deste ano.
Ficou interessado nas informações disponíveis até aqui? Quer saber mais sobre o concurso AFT? Então acesse agora mesmo o artigo exclusivo e muito mais completo que preparamos para você:
Saiba mais: Concurso AFT
O concurso Sefaz SP para Auditor Fiscal da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda e…
Serão 9.580 vagas temporárias de nível médio para reforçar pesquisas e atualizações de dados. As…
CNU 2025: resultado das notas finais das provas objetivas serão disponibilizados através da imagem do…
Provas do concurso CONSAMU serão aplicadas em 25 de janeiro! Estão abertas as inscrições para…
No dia 05 de dezembro de 2025 houve uma movimentação importante referente ao concurso STF…
Edital do PSS IBAMA e INCRA deve ser publicado até janeiro de 2026! O IBAMA…