Concursos Públicos

Conceitos macroeconômicos básicos para a SEFAZ/GO

Olá, nobres. Recentemente houve a publicação do edital para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual. Dentre os conteúdos cobrados, temos os conceitos macroeconômicos básicos para a SEFAZ/GO. Em que pese o concurso estar suspenso, você não pode ir para prova sem saber esse tema. Então, vamos juntos!

Conceitos Macroeconômicos – FLUXO CIRCULAR DA RENDA

O primeiro tema previsto é o FLUXO CIRCULAR DA RENDA. Mas o que seria esse fluxo?

Pessoal, quando algo é produzido, por exemplo um sapato, ele tem um destino(normalmente venda). Há. por certo, quem compre esse par de sapatos e por ele pague um valor ao produtor. Ainda, para que esse par de sapatos seja produzido, concordam que há necessidade de utilização de mão de obra e máquinas?!

Completando, percebam que o funcionário da indústria de sapatos recebeu uma contraprestação(salário) financeira pelo produto produzido.

Com essa simples explicação, nobres, conseguimos abordar todos os componentes do fluxo circular da renda.

Didaticamente, o circuito da economia se divide em FLUXOS MONETÁRIOSe FLUXOS REAIS.

O Fluxo monetário representa a moeda transacionada. Podemos explicar da seguinte forma:

  • Uma família paga a uma empresa pelo par de sapatos(RECEITA para a empresa);
  • A empresa, por sua vez, paga salários, juros e alugueis pelo capital usado para produzir o sapato;
  • Esse valor pago, por exemplo, aos funcionários vira RENDA para as familias;
  • As famílias de posse dessa renda adquirem novos produtos junto ao mercado(Despesa para as famílias).

Já o FLUXO REAL diz respeito aos fatores de produção usados, no nosso exemplo, para produzir o par de sapatos.

  • As empresas fornecem o par de sapatos(bens e serviços) para o mercado de produtos.
  • As famílias adquirem esse par de sapatos.
  • As famílias ofertam terra, capital e trabalho(mão de obra) para o mercado de fatores de produção;
  • Esses fatores de produção viram INSUMOS para as empresas novamente produzirem mais pares de sapato.

Observemos um modelo de FLUXO CIRCULAR DA RENDA:

Em laranja temos o FLUXO MONETÁRIO e em azul temos o FLUXO REAL.

As Injeções e os Vazamentos no FLUXO CIRCULAR

Nobres, o modelo que detalhamos acima pressupõe que a demanda agregada mantém-se constante. Por demanda agregada entende-se a quantidade total de bens e serviços que os diferentes setores de uma economia (consumidores, empresas, governo e estrangeiros) desejam comprar a diferentes níveis de preços, em um determinado período de tempo.

Essa demanda agregada altera-se quando há os chamado VAZAMENTOS ou INJEÇÕES. Vamos aos conceitos:

Vazamentos: Eles reduzem a demanda agregada. Com principais exemplos temos: a Poupança, pagamento de tributos e as Importações. Vejam que essas situações implicam saída/perda de capitais em circulação.

Injeções: Aumentam a demanda agregada. Como principais exemplos temos os gastos do Governo, as exportações e os investimento, pois aumentam a moeda em circulação. Obs.: Os investimentos são, normalmente, a aquisição de máquinas visando aumentar a capacidade produtiva das empresas e, portanto, aumentar a oferta.

Para os economistas clássicos, devido à autorregulação do mercado, os vazamentos tendem a ser iguais às injeções. Entretanto, para Keynes, essa igualdade no curto prazo só será possível com a ação do governo.

Questões para treinamento- Conceitos Macroeconômicos

(CEBRASPE – 2022 – ANP) – Considerando os conceitos de sujeitos econômicos e um modelo simplificado de fluxo circular de renda, representado por apenas dois agentes econômicos — as famílias e as empresas —, julgue o seguinte item.

No fluxo monetário, as famílias pagam pelos bens e serviços e recebem pelos fatores de produção.

Gabarito: CERTO

Comentários: Conforme falamos, as famílias pagam pelo bens adquiridos, o que vira receita para as empresas. E as mesma famílias, que fornecem a mão de obra às empresas, recebem os salários pelos serviços prestados.

(CEBRASPE – 2022 – ANP) -Considerando os conceitos de sujeitos econômicos e um modelo simplificado de fluxo circular de renda, representado por apenas dois agentes econômicos — as famílias e as empresas —, julgue o seguinte item.

Nesse modelo, existem dois mercados: um de bens e serviços e outro de fatores de produção.

Gabarito: CERTO

Comentários: Vimos acima, pessoal, que é isso mesmo. Temos o mercado de bens e serviços que são produzidos pela empresas(Ex. Par de sapatos) e o mercado de fatores de produção que são ofertados pelas famílias(Mão de obra).

Conceitos Macroeconômicos – Mensuração da Renda Nacional

Nobres, a 1ª identidade macroeconômica e que vocês não podem deixar de levar para a prova:

PRODUTO=RENDA=DISPÊNDIO

Para se medir o produto da economia podemos usar essas três óticas que, por sua vez, devem resultar em valores idênticos para o Produto Interno Bruto(PIB). Lembramos que o PIB se conceitua como o valor total de bens e serviços FINAIS produzidos dentro de um país, Estado ou cidade em um período de tempo(normalmente, ano). Ou seja, excluem-se os insumos/produtos intermediários usados para produzir algo. Transações que envolvem a mera transferência de bens produzidos em períodos anteriores também não entram no PIB: Ex. Venda de uma casa ou carro.

Seguindo […] Vamos detalhar cada uma das óticas:

Ótica do Produto

Por essa ótica, determina-se o produto da economia pela soma dos valores(produtos, consumo ou bens) ADICIONADOS em cada fase de produção, ou seja, o que é incrementado a cada nova fase. Pensemos em um veículo que, após quase pronto, foi a uma outra fábrica para inserção de adicionais que agregam ao seu valor, Ex.: banco de couro..

Outra forma de calcular o produto pelo valor adicionado é realizar a diferença entre o Valor Bruto da Produção(VBP) e o produto intermediário.

Ótica do Dispêndio ou da Despesa

Por essa visão, determina-se o produto da economia somando-se o produto que pela sua natureza É FINAL com os insumos que não entraram no processo produtivo. Como exemplo, suponhamos que um veículo passe por 4 setores produtivos para então ficar pronto:

SETORPRODUÇÃOPRODUTO INTERMEDIÁRIOPRODUTO ADICIONADOINSUMO QUE NÃO ENTROU NO PROCESSO PRODUTIVO
Chassi50.000050.0000
Motor65.00050.00015.0000
Elétrica75.00065.00010.0000
Acabamento e acessórios90.00075.00015.0001.000
VBP(Valor Bruto de Produção) =280.000

Pela ótica do dispêndio, consideraríamos apenas o valor do produto acabado, no caso, 90.000 + Insumos que não entraram no processo produtivo 1000. Total: 91.000

Obs. Se fôssemos calcular pela ótica do PRODUTO, teríamos apenas o que foi ADICIONADO. Assim, temos: 50.000 + 15.000 + 10.000 + 15.000 = 90.000

Obs. Não consideramos na contagem o consumo intermediário a fim de que não incorramos em dupla contagem. Seria a mesma coisa que se somássemos, por exemplo, a produção de batata frita com o batata colhida que foi usada. estaríamos contando 2x.

Na mesma ótica, podemos calcular o produto agregado pela soma das despesas finais identificadas por: CONSUMO DAS FAMÍLIAS(C), INVESTIMENTOS(I), GASTOS DO GOVERNO(G) e EXPORTAÇÕES LÍQUIDAS(= Exportações[X] – Importações[M]).

Essa equação é muito importante:

PRODUTO AGREGADO(ótica do dispêndio ou despesa) = C + I + G + X -M

Ótica da Renda

Essa ótica utiliza a remuneração dos fatores de produção para o cálculo do PRODUTO.

Em que pese já ter comentado no tópico 1 deste artigo, vamos reforçar os fatores de produção e sua remuneração:

FATORES DE PRODUÇÃOREMUNERAÇÃO DOS FATORES DE PRODUÇÃO
Mão de Obra(Trabalho)Salários(S)
CapitalJuros(J)
Matéria PrimaAluguel(A)
EmpreendimentoLucro(L)
= RENDA

Questões para treinamento – Conceitos Macroeconômicos

(FGV-2023-Fiscal de Rendas) – Existem duas formas de se medir o produto de uma economia: pelas óticas do dispêndio e da renda. A partir do uso de uma dessas óticas ou de ambas, é correto afirmar que:

A) a demanda final iguala a soma de lucros, juros e aluguéis;

Comentário: ERRADA. A PRODUÇÃO, não a DEMANDA, final iguala a soma dos lucros, juros e aluguéis.

B) o valor agregado do produto iguala a soma do consumo e do investimento;

Comentário: ERRADA. PRODUTO AGREGADO(ótica do dispêndio ou despesa) = C + I + G + X -M

C) a igualdade entre produto e dispêndio vem do conceito de produto, que engloba todos os destinos possíveis do produto;

Comentário: ERRADA. Não existe essa ótica de destino do produto.

D) o produto iguala a renda que iguala o dispêndio dos salários;

Comentário: ERRADA. RENDA=DISPÊNDIO de salários, juros, aluguéis e lucros.

E) o conceito de renda se refere à remuneração dos fatores de produção

Comentário; CORRETA. A ótica da RENDA se refere à remuneração dos fatores de produção(mão de obra, matéria prima, capital e empreendimento)

CONCLUSÃO

Finalizamos aqui, nobres, mais um artigo que tratou de conceitos macroeconômicos básicos para a SEFAZ/GO. As definições apresentadas são muito importantes para que possam avançar no estudo da matéria de macroeconomia. Espero que a leitura tenha sido de grande valia para vocês.

Bons estudos.

Quer estar antenado aos próximos concursos previstos? Confira nossos artigos!

Julian Silva da Costa

Principais aprovações: Escola Preparatória de Cadetes do Ar(2006-2007); Escola de Sargento das Armas-EsSA(2008); Técnico em Segurança do Banco Central do Brasil(2013); Analista em Planejamento e Finanças - SEPOG RO(2017); Fiscal de Tributos Estaduais - SEFAZ MT(2023); Auditor Fiscal Tributário Municipal - ISS/SP(2023)

Posts recentes

Concursos Abertos: milhares de vagas e inicial até R$ 32 mil

Este artigo serve como seu guia essencial para acompanhar os Concursos Abertos em todo o…

33 minutos atrás

Concurso SME Ivoti (RS): prova em janeiro! Até R$ 6,2 mil!

A Prefeitura de Ivoti, no Rio Grande do Sul, oferta 2 vagas imediatas mais formação…

26 minutos atrás

Concurso CREF AL: provas em janeiro! Veja os detalhes

O Conselho Regional de Educação Física da 19ª Região (CREF AL) oferta 2 vagas, sendo…

29 minutos atrás

Concurso SME Planaltina de Goiás: provas em janeiro; 1.007 vagas!

A Prefeitura de Planaltina de Goiás está com edital na praça com oportunidades para a área…

32 minutos atrás

Concursos Educação: veja as vagas abertas e previstas!

Veja a lista completa de concursos de Educação publicados e os editais previstos para os…

43 minutos atrás

Teoria do crime para concursos da área policial (CPM)

Olá, pessoal, tudo bem? Vamos falar hoje sobre a teoria do crime. Trata-se de um…

44 minutos atrás