Concursos Públicos

Comentários à prova de Atualidades do TJM-SP

Caros alunos,

Seguem os meus comentários à prova de Atualidades do TJM-SP. Foi uma prova tranquila, com questões fáceis e sem polêmicas, bem no estilo da Vunesp. Concordo com o gabarito da banca.

Vejamos as questões:

21. Leia as notícias a seguir.

I. A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta (17 de novembro), o ex-governador do Rio de Janeiro. Ele é alvo de uma operação que apura casos de corrupção do governo estadual. O prejuízo é estimado em mais de R$ 220 milhões. A operação desta quinta, que foi batizada de Calicute, é resultado da ação   coordenada entre as forças-tarefa da Lava Jato do Rio e do Paraná.

(G1, 17.11.2016. Disponível em: <https://goo.gl/u4uSOH>. Adaptado)

II. O secretário de Governo de Campos dos Goytacazes e ex-governador do Rio de Janeiro foi preso por agentes da Polícia Federal. Ele é um dos investigados na Operação Chequinho, que apura o uso do programa social Cheque Cidadão para compra de votos na cidade em 2016. O ex-governador foi preso preventivamente, o que significa que não há prazo para   libertação.

(G1, 16.11.2016. Disponível em: <https://goo.gl/RdKJZS>. Adaptado)

As notícias I e II tratam, respectivamente, de

(A)  Benedita da Silva e Rosinha Garotinho.

(B)  Luiz Fernando Pezão e Eduardo Paes.

(C)  Marcelo Freixo e Marcelo Crivella.

(D)  Sérgio Cabral e Anthony Garotinho.

(E)  César Maia e Luiz Paulo Conde.

COMENTÁRIOS: Se tem uma banca que tem cobrado, nas provas de Atualidades, fatos relacionados à corrupção, é a Vunesp. Tá estudando para algum concurso da Vunesp? Então se liga nas notícias sobre corrupção no Brasil. O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi preso na Operação Calicute. Posteriormente, a sua esposa, Adriana Ancelmo, também foi presa. Ambos continuam na cadeia. A operação investiga casos de corrupção no governo do Rio de Janeiro, quando Sérgio Cabral foi governador, e é resultado da ação coordenada entre as forças-tarefa da Lava Jato do Rio e do Paraná. Outro ex-governador que foi preso é Anthony Garotinho. A prisão se deu no âmbito da Operação Chequinho, que apura o uso do programa social Cheque Cidadão para compra de votos em Campos dos Goytacazes, no âmbito das eleições de 2016. Posteriormente, por decisão da Justiça, o ex-governador foi solto.

Gabarito: D

22. O cantor e compositor norte-americano de clássicos como “Blowin’ in the Wind” e “Like a Rolling Stone” é o vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2016. A   notícia foi recebida com surpresa: no ambiente geralmente formal, ouviram-se gritos e aplausos na sala onde a porta-voz da Academia Sueca fez o anúncio nesta quinta-feira (13 de outubro), em Estocolmo. O cantor foi agraciado por ter “criado novas expressões poéticas dentro da grande tradicional canção americana”.

(UOL, 13.10.2016. Disponível em: <https://goo.gl/T5heSm>. Adaptado)

O ganhador do prêmio foi

(A)  Elton John.

(B)  Bob Dylan.

(C)  Paul McCartney.

(D)  Mick Jagger.

(E)  Eric Clapton.

COMENTÁRIOS: O Prêmio Nobel é figurinha carimbada nas provas de Atualidades da Vunesp. No ano que vem, vai cair de novo. Fica a dica. Bob Dylan foi o laureado com o Prêmio Nobel de Literatura de 2016.

Gabarito: B

23. Com Trump eleito, medo toma conta da comunidade muçulmana nos EUA

O país elegeu o republicano, querido pela maioria dos movimentos extremistas. Vivem nos EUA 3,3 milhões de   muçulmanos, 1% da população. Na comunidade, é forte a fobia de uma Casa Branca sob a guarda do empresário.

(Folha, 12.11.2016. Disponível em: <https://goo.gl/EzXE46>. Adaptado)

Tal fobia deve-se à proposta de campanha de Trump de

(A)  vetar a entrada de muçulmanos nos EUA, especialmente de países com histórico terrorista.

(B)  proibir a construção de novas mesquitas no país, impedindo a disseminação da religião.

(C)  criminalizar o culto islâmico em espaços públicos, restringindo-o à prática doméstica.

(D)  expulsar a população muçulmana estrangeira residente nos EUA, cassando os seus vistos.

(E)  censurar a utilização de roupas muçulmanas, tais como o véu utilizado por mulheres.

COMENTÁRIOS: Donald Trump é um presidente polêmico. Preste atenção no que ele fala e faz. Não vai cair, vai despencar nas provas de Atualidades. Presidente eleito dos EUA, empossado em janeiro de 2017, prometeu na campanha eleitoral que vai vetar a entrada de muçulmanos nos EUA, especialmente de países com histórico terrorista. Correta a alternativa (A), as demais são falsas, não correspondem a promessas de campanha de Trump.

Gabarito: A

24. De saída do governo, o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, acusa o ministro Geddel Vieira Lima (Governo) de tê-lo pressionado para favorecer seus interesses pessoais. Calero diz que o articulador político do governo Temer o procurou pelo menos cinco vezes, por telefone e pessoalmente.

(Folha, 19.11.2016. Disponível em: <https://goo.gl/YjmzVm>. Adaptado)

Marcelo Calero acusa Geddel Vieira Lima de pressionar o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão subordinado à Cultura, a

(A)  aprovar projeto imobiliário de interesse particular de Geddel localizado nas cercanias de bens históricos tombados pelo patrimônio.

(B)  financiar projetos de restauro de prédios históricos que pertencem a empresários próximos a Geddel que pretendem explorá-los economicamente.

(C)  rejeitar o tombamento de uma nova área que está em discussão no órgão para favorecer empreendimentos que interessam a Geddel.

(D)  direcionar projetos, investimentos e recursos voltados à preservação do patrimônio histórico na região da base eleitoral de Geddel.

(E)  nomear aliados e políticos próximos a Geddel para funções estratégicas e cargos de confiança do órgão, favorecendo o loteamento de cargos.

COMENTÁRIOS: Olha aí pessoal, duas questões, na mesma prova de Atualidades, cobrando malfeitos de governantes. A Vunesp não tem medo de perguntar sobre corrupção no Brasil. O ex-ministro da cultura, Marcelo Calero, acusou o também ex-ministro Geddel Vieira Lima de tê-lo pressionado em relação a um parecer e licenciamento do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão subordinado à Cultura, relacionado ao projeto imobiliário La Vue Ladeira da Barra, nos arredores de uma área tombada em Salvador. Geddel comprou um apartamento no empreendimento, que depende de uma autorização federal do Iphan para obter o regular licenciamento da obra.

Gabarito: A

25. O naufrágio de quatro embarcações desde terça-feira (15 de novembro) deixou 340 mortos, elevando o número de mortos desde janeiro para mais de 4.600. Em 2015, foram registradas 3.771 mortes na região, um recorde até então.

(Folha, 17.11.2016. Disponível em: <https://goo.gl/Ubgc5S>. Adaptado)

Os naufrágios estão relacionados

(A)  à pretensão da população cubana de fugir do país, abalado pela pobreza, em busca de oportunidades e melhores condições de vida nos EUA.

(B)  à situação belicosa existente na Península da Crimeia, que coloca em oposição a Ucrânia e a Rússia e leva a população a buscar abrigo no Mar Negro.

(C)  às tentativas de saída da população da Coreia do Norte, que tenta navegar em direção à China por conta da situação de fome e miséria no país.

(D)  às guerras civis e aos conflitos religiosos no sul do continente africano, que levaram a tentativas de fuga pelos oceanos Índico e Atlântico.

(E)  aos imigrantes e refugiados que morreram afogados ou desapareceram ao tentar cruzar o Mediterrâneo em busca de asilo na Europa.

COMENTÁRIOS: A notícia se refere à crise migratória que vive a União Europeia. Nos últimos anos, fugindo de guerras e outros conflitos, milhares de africanos e asiáticos buscam refúgio em países da União Europeia. Uma das rotas utilizadas, principalmente pelos africanos, é a travessia pelo mar Mediterrâneo. Os migrantes realizam a travessia em embarcações precárias e superlotadas, contratadas de traficantes de seres humanos. Várias dessas embarcações naufragam e muitos migrantes morrem afogados ou desaparecem no Mediterrâneo.

Gabarito: E

É isto aí galera.

Sucesso no concurso!

Grande abraço,

Prof. Leandro Signori

Leandro Signori

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Geografia pela Uniceub (Brasília). Como servidor público, foi funcionário da Prefeitura de São Leopoldo (RS), Prefeitura de Porto Alegre (RS), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Ministério da Integração Nacional. É professor de Geografia para o ensino médio na rede particular de ensino. Leciona as disciplinas de Atualidades, Conhecimentos Gerais, Geografia, Realidade Brasileira e História, em cursos on line e presenciais preparatórios para concursos públicos.

Ver comentários

Posts recentes

Informativo STF 1137 Comentado

Mais um passo em nossa caminhada jurisprudencial em 2024. Hoje, vamos para cima do Informativo…

5 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.435 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

6 horas atrás

Concurso SEMED Palmas: edital ofertará 3.435 vagas!

UFT é a banca organizadora! Após retificação publicada nesta terça-feira, 28 de maio, o próximo…

6 horas atrás

Concurso Fiocruz: discursiva foi reaplicada; entenda!

A Fundação Oswaldo Cruz reaplicou a prova discursiva do concurso Fiocruz para o cargo de…

7 horas atrás

Concurso Fiocruz: solicitado para provimento de 600 vagas

Foi solicitado um novo concurso público da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para provimento de 600…

7 horas atrás

Quanto ganha o cargo do concurso TCE PR?

Estão abertas as inscrições para o concurso do Tribunal de Contas do Estado do Paraná…

7 horas atrás