Confira as últimas notícias sobre o CNU e veja a situação HOJE do ENEM dos Concursos!
O CNU 2025 (Concurso Nacional Unificado), conhecido como o “Enem dos Concursos”, segue avançando para sua segunda etapa, agora com foco na prova discursiva.
A primeira fase, composta pela prova objetiva, foi aplicada em 5 de outubro e registrou 761.528 inscritos, com 42,8% de abstenção. Apesar disso, a concorrência segue alta para as 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos e entidades do governo federal.
Agora, quase 60 mil aprovados seguem para a etapa discursiva.
Conheça o Mapa de Concursos do Estratégia e veja os concursos federais com inscrições abertas e editais em breve
E para te deixar bem informado, o blog do Estratégia Concursos listou as últimas notícias do CNU e qual a situação do edital HOJE:
Leia a seguir as notícias mais recentes sobre o Concurso Nacional Unificado:
A prova discursiva do CNU 2025 será aplicada no dia 7 de dezembro de 2025, marcando a nova fase do concurso para os candidatos aprovados na prova objetiva. Apenas 42.499 concorrentes seguirão para essa etapa.
A consulta ao local de prova estará disponível hoje, no dia 1º de dezembro, a partir das 16h, diretamente no site da FGV. No cartão de confirmação, o candidato poderá verificar seu número de inscrição, a data e o horário da avaliação, o endereço completo do local de prova e, quando for o caso, informações sobre atendimento especializado ou uso do nome social. Embora não seja obrigatório, a FGV recomenda que o cartão seja levado impresso no dia da prova para facilitar a identificação e o acesso ao local.
Os portões fecham às 12h30, no horário de Brasília.
A nota preliminar da discursiva será divulgada em 23 de janeiro de 2026.
A banca divulgou a retificação do resultado definitivo do Bloco 4, totalizando agora 4.761 candidatos classificados.
Logo após a retificação, outro comunicado foi publicado reabrindo o prazo para envio de títulos, contemplando:
O link para consulta individual do resultado já foi atualizado.
As convocações estão previstas para ocorrer entre março e abril de 2026, após sanção da LOA.
Organizado pela Fundação Cesgranrio, o CNU 2024 registrou mais de 2,1 milhões de inscritos, tornando-se o maior concurso público da história do Brasil. O MGI autorizou o provimento de 4.330 cargos, sem exigência de curso de formação, ficando as nomeações a cargo de cada órgão.
Desde então, o governo vem avançando nas convocações. Já foram homologados aprovados nos blocos 1, 2, 3 e 4, contemplando ampla concorrência e cotas (PCD, negros e indígenas). Agora em setembro de 2025, novas nomeações foram anunciadas: 855 vagas para Auditor-Fiscal do Trabalho e 461 para o MGI (Analista em TI e Analista de Infraestrutura). Além disso, a lista de espera também foi utilizada para contratações temporárias no Ministério da Saúde e na ANS.
⚠️ Atualização sobre o CNU em 01/12/2025: candidatos se preparam para a prova discursiva do dia 7/12, com locais de prova que serão divulgados HOJE e resultado do Bloco 4 retificado.
Durante participação no programa “Bom dia, ministra”, Esther Dweck explicou que não haverá CNU em 2026 por conta das restrições do ano eleitoral. No entanto, para 2027, o governo já estuda a realização de uma nova edição e pretende transformar o CNU em uma política pública permanente, com aplicação a cada dois anos, garantindo reposição contínua de servidores nos órgãos federais.
Não perca as notícias do dia sobre o CNU! Acesse o link abaixo para mais informações.
Concurso Polícia Penal SP oferta 1.100 vagas para Policial Penal; últimos dias de inscrição. Não…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são as…
Figuras de linguagem são um tema recorrente em questões de provas para concursos públicos. Veja…
Concurso para a Polícia Penal TO já possui comissão formada desde 2023. PLOA 2026 prevê…
Novo concurso PC TO é previsto no PLOA 2026; documento é apreciado na Assembleia Legislativa!…
LDO de 2026 prevê novos concursos TO para Polícia Penal, Polícia Civil e órgãos do…