Uma implementação importante pode ocorrer nos órgãos participantes da primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU)! Isso porque, foi recomendado o uso do Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT).
A sugestão foi realizada em ofício enviado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGEP) do Governo Federal nesta última sexta-feira, dia 26 de janeiro.
Segundo a SEGEP, o DFT é “uma ferramenta de planejamento da força de trabalho em que se busca estabelecer a quantidade ideal de pessoas a ser aplicada em determinada tarefa, unidade ou organização”.
Seu objetivo envolve implementar uma metodologia específica e eficiente à Instituição na força de trabalho dos servidores, para melhorar a utilização dos recursos do órgão.
Assim, tal método, conforme a Secretaria, poderia ajudar na distribuição dos aprovados no “ENEM dos concursos”, desenvolvendo um processo de modernização da estrutura de carreira pública.
O MGI, conforme o documento, quer iniciar a implementação do DFT com o membros do comitê. Dessa forma, a Pasta acredita que, até setembro de 2024, o primeiro ciclo já estará em execução.
Deste modo, a medida seria elaborada a partir de quatro etapas, com cada uma tendo seu próprio cronograma. Veja:
Inclusive, para garantir a participação de todos os órgãos do CPNU, a SEGEP acredita que uma reunião preliminar, em maio, para apresentar o projeto, seria o ideal. Veja o ofício aqui
Para se inscrever no CNU, o candidato deve acessar sua conta na plataforma Gov.br. A conta garante a correta identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo.
Em seguida, é necessário preencher os formulários e anexar os documentos exigidos no edital. No momento da inscrição o candidato fará a escolha pelas carreiras, que estão divididas por blocos.
Além disso, será necessário efetuar o pagamento, por meio de GRU, da taxa fixada em R$ 60,00 para vagas de nível médio e de R$ 90,00 para vagas de nível superior.
O CNU é uma iniciativa inédita proposta pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos aos órgãos do governo federal.
O objetivo é centralizar os certames para o recrutamento e a seleção de servidores públicos federais nas vagas autorizadas em diferentes órgãos e entidades públicas do Governo Federal.
Esse modelo unificado agiliza a contratação de servidores reconstruindo a capacidade dos órgãos após a perda de 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos.
“Este projeto é inovador e ousado. Com isso, criamos um critério de justiça de acesso às vagas públicas como nunca ocorreu antes na história do Brasil”, afirmou o secretário de Gestão de Pessoal, José Celso Cardoso Jr.
Quer saber mais sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU), além DFT recomendado?! Então, confira o nosso artigo destinado completamente ao CPNU, popularmente chamado de “ENEM dos concursos”
Mais informações sobre o Concurso Nacional Unificado
Concurso São José do Rio Pardo registrou 3.366 inscritos Foram publicados os resultados das provas…
Nesse artigo você irá aprender como estudar as matérias que você acha difícil
A deputada Denise Pessôa (PT/RS) solicitou, em ofício enviado nesta quinta-feira (5), uma nova recomposição…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Oscar Bressane, município do estado…
FGV divulga resultado final da prova objetiva do concurso ALEAM; veja próximas datas! Resumo da…
Provas do concurso ALEAM registraram abstenção de quase 37%. Edital oferece 363 vagas e salários…