Concursos Públicos

CNU vira referência ao incentivar novos editais unificados

CNU: um dos novos editais unificados é o do CPU PE, com mais de 400 vagas!

O Concurso Nacional Unificado (CNU) se tornou um marco importante e uma grande oportunidade para profissionais que desejam iniciar a carreira no serviço público.

Inclusive, o modelo do concurso já está servindo como inspiração para novas propostas e iniciativas no país todo. Uma delas é o Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE), conforme foi denominado.

Recentemente, o governo de Pernambuco anunciou a seleção com 455 vagas distribuídas em nove importantes órgãos. As oportunidades serão para os níveis médio e superior de formação.

Os candidatos interessados poderão concorrer a três cargos e realizarão as provas de forma simultânea, em até 10 cidades. Vale lembrar que o edital ainda não possui previsão, mas o governo já está em fase de escolha da banca.

Confira, logo abaixo, o banner divulgado pelo MGI, destacando a referência que o CNU se tornou com a utilização do modelo de concurso para o CPU PE:

CNU se torne referência para novos editais

É importante salientar que o CNU é uma referência não só pela sua magnitude, mas também pelo formato inovador de contemplar as vagas.

Por exemplo, esta é a primeira vez que um concurso reúne, de uma só vez, vagas de diversos estados e órgãos do país.

A organização em blocos temáticos e a possibilidade de concorrer a mais de uma vaga são implementações inovadoras e que chamaram a atenção do grande público. Não é atoa que a primeira edição registrou 2.114.145 inscritos.

Confira os principais aperfeiçoamentos da segunda edição do CNU

A primeira edição do CNU ganhou grande destaque por ter sido um “projeto-piloto” de como essa nova forma de realizar concursos públicos poderia ser adotada nos próximos anos.

Agora, a segunda edição chega com diversos aperfeiçoamentos, especialmente com medidas voltadas à inclusão e à equidade.

Além da ação voltada às mulheres, conforme já mencionado pelo Estratégia, o concurso incorpora dispositivos atualizados de ações afirmativas, com base na nova Lei de Cotas (Lei nº 14.723/2023).

Sendo assim, o governo aplicou o percentual de 30% de reserva de vagas, sendo 25% para pessoas negras, 3% para indígenas e 2% para quilombolas.

Também está garantida a aplicação da cota de 5% para Pessoas com Deficiência (PcD). Para os cargos com número de vagas inferior ao mínimo exigido por lei, o MGI realizou um sorteio com o objetivo de assegurar o cumprimento dos percentuais mínimos de reserva para cada grupo. 

Governança reforçada

No campo da governança, o CNU 2 terá sua Comissão de Governança ampliada. Além dos órgãos já participantes — AGU, Secom, Inep, Ipea e Enap —, foram incorporados a Abin e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.  

Com a publicação do Decreto nº 12.526/2025, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) assume a responsabilidade integral pela execução técnica do concurso.

O MGI continua responsável pela formulação da política pública e pela supervisão do processo, podendo adotar medidas corretivas ou propor ajustes sempre que necessário. 

Não perca tempo, comece agora mesmo os seus estudos para o CNU

Sempre é bom lembrar que a segunda edição do CNU oferece 3.652 vagas, no total (sendo 3.144 para nível superior e 508 para  nível intermediário).

De acordo com o edital, são 2.480 oportunidades imediatas e 1.172 vagas para provimento no curto prazo após a homologação dos resultados​. As vagas estão distribuídas em 32 órgãos. 

Para saber TODOS os detalhes do mais novo Concurso Nacional Unificado, acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você. Além disso, também veja informações do CPU PE, que terá mais de 400 vagas:

SAIBA TUDO SOBRE O CNU 2

SAIBA TUDO SOBRE O CPU PE

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Fábio Scaldelai

Jornalista no Estratégia Concursos e Produtor de Televisão, formado em Jornalismo, Rádio e TV pela Faculdade Integrada Rio Branco, com especializações em Gestão Empresarial e Marketing pelo Módulo. Atuou como produtor no SBT, TV Bandeirantes e Rádio Band FM, além de acumular três anos de experiência no setor de concursos públicos pela LFG (Luiz Flávio Gomes). No Estratégia Concursos, atua na apuração de notícias da área fiscal, além de coberturas sobre concursos das áreas de controle (TCU, TCE, etc), concurso AFT, área de gestão e administrativa, bem como dos órgãos participantes do CNU. Também possui experiência em link building e análise de mídia, adquirida durante sua atuação na agência SEO Marketing.

Posts recentes

Concurso CEFET MG: publicado extrato de contrato com a banca

Empresa FUN é a banca organizadora do novo concurso CEFET MG Você já tinha acompanhado…

16 minutos atrás

Concurso Público: confira a programação das aulas de hoje!

O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos públicos.…

25 minutos atrás

CNU: Ministério do Trabalho convoca aprovados em lista de espera

Consta em publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 5 de fevereiro, edital do…

37 minutos atrás

Concurso SEDUC PA: 2 mil vagas anunciadas!

Edital específico para docentes indígenas também foi anunciado! A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma,…

7 horas atrás

Concurso Seduc PA anunciado; 2 mil vagas!

Novo concurso Seduc PA anunciado com 2 mil vagas. Edital exclusivo para Professor Indígena também…

7 horas atrás

Concurso Joinville Saúde SC: resultado final homologado

Concurso Joinville Saúde ofereceu vagas nos níveis médio, técnico e superior. Resultado final homologado! Está…

9 horas atrás