E mais um capítulo polêmico saiu quentinho do forno! Estamos falando da não inclusão de cotas para transexuais no Concurso Nacional Unificado (CNU).
Apesar de pedido de danos morais pelo MPF, o MGI, em nota informativa, afirmou que “não se acatará a recomendação de retificar o edital…” para incluir tal medida. Veja:
Segundo a Pasta de Gestão e Inovação, para realizar a inserção das cotas, seria necessário mexer em todos os requisitos dos demais cargos do “ENEM dos concursos”.
Também, o Grupo Técnico Operacional Executivo ressalta que, atendendo a recomendação, o CPNU sofreria um atraso nas demais etapas, cujas datas já estão confirmadas.
Ainda de acordo com o documento, a Fundação Cesgranrio já está em fase avançada para a contratação dos locais que vão sediar as provas.
Vale lembrar que, anteriormente, o presidente do Governo Federal e o Ministro do Trabalho haviam confirmado a respectiva medida ao Concurso Nacional Unificado.
No entanto, devido às circunstâncias implementadas pela Pasta do Trabalho para aderir à primeira edição, o MGI decidiu retirar as cotas para transexuais, que ocupariam 18 vagas das 900 de Auditor-Fiscal do Trabalho.
Para se inscrever no CNU, o candidato deve acessar sua conta na plataforma Gov.br. A conta garante a correta identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo.
Em seguida, é necessário preencher os formulários e anexar os documentos exigidos no edital. No momento da inscrição o candidato fará a escolha pelas carreiras, que estão divididas por blocos.
Além disso, será necessário efetuar o pagamento, por meio de GRU, da taxa fixada em R$ 60,00 para vagas de nível médio e de R$ 90,00 para vagas de nível superior.
Quer saber mais sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU), além da não inclusão de cotas para trans?! Então, confira o nosso artigo destinado completamente ao CPNU, popularmente chamado de “ENEM dos concursos”
Mais informações sobre o Concurso Nacional Unificado
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ RS) terá novo edital de…
Provas do concurso TJ RS foram aplicadas e o resultado preliminar da etapa objetiva divulgado!…
Edital do concurso Bombeiros SC 2026 foi publicado com 110 vagas; veja neste artigo como…
Concurso São José do Rio Pardo registrou 3.366 inscritos Foram publicados os resultados das provas…
Nesse artigo você irá aprender como estudar as matérias que você acha difícil
A deputada Denise Pessôa (PT/RS) solicitou, em ofício enviado nesta quinta-feira (5), uma nova recomposição…