Os representantes do MGI estão tirando dúvidas sobre os resultados do Concurso Unificado (CNU) e esclarecendo os próximos passo da seleção. A “Live Tira-Dúvidas” está sendo transmitida via Youtube.
Todos os candidatos que tiverem dúvidas acerca das últimas informações divulgadas, bem como das próximas etapas, devem preencher um formulário que já está disponível:
Vale lembrar que nesta terça-feira (4/2) a Fundação Cesgranrio divulgou os resultados do Concurso Unificado, modelo inovador de seleção de servidores públicos.
As 6.640 vagas do concurso foram disputadas por quase 1 milhão de candidatos, oriundos de quase a totalidade dos municípios do país, o que demonstra o sucesso do certame em democratizar o acesso ao serviço público brasileiro.
Diferente de todos os concursos já realizados, o CNU possibilitou que os candidatos disputassem diferentes vagas, de acordo com a ordem de preferência indicada no momento da inscrição, em um dos oito blocos temáticos do certame.
A ministra do MGI comemorou a quantidade de pessoas negras, indígenas e com deficiência, que superou o percentual da reserva de cotas. As pessoas negras representaram 18,8% dos inscritos e 24,5% dos aprovados no CPNU.
Os indígenas representaram 0,46% dos inscritos, e 2,29% dos aprovados. Por fim, pessoas com deficiência somaram 2,06% dos inscritos e foram 6,79% dos aprovados no Concurso Nacional Unificado.
“Nas três categorias, tivemos pessoas que passaram na ampla concorrência, além daquelas que entraram pelas cotas. O quantitativo de pessoas foi superior ao das cotas, demonstrando algo que queríamos muito, fazer com que a cota fosse um piso e não um teto, como era aplicada, e ao mesmo tempo ampliar a inclusão de pessoas dando uma diversidade maior no serviço público”, pontuou.
Regionalmente, o perfil das pessoas aprovadas e classificadas reflete positivamente o desafio assumido pelo MGI de realizar a prova em 228 cidades.
Quase 1 milhão de pessoas, de 5.555 municípios brasileiros, participaram do CNU. A descentralização do certame teve, justamente, a intenção de facilitar a participação de brasileiras e brasileiros de todo o país para que a seleção dos novos servidores refletisse a diversidade regional do Brasil.
Como resultado, 908 cidades reuniram candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado. A região Sudeste lidera em número de aprovados, com 32,9%.
O Nordeste concentra 26% dos aprovados, seguido pelo Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal, com 25,6%. No Sul, a taxa de aprovação foi de 9,8%, enquanto a região Norte registrou o percentual de 5,6%.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre os resultados do CNU, além daquelas apresentadas na Live de Dúvidas, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Saiba mais: Concurso Nacional Unificado
Concurso São José do Rio Pardo registrou 3.366 inscritos Foram publicados os resultados das provas…
Nesse artigo você irá aprender como estudar as matérias que você acha difícil
A deputada Denise Pessôa (PT/RS) solicitou, em ofício enviado nesta quinta-feira (5), uma nova recomposição…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Oscar Bressane, município do estado…
FGV divulga resultado final da prova objetiva do concurso ALEAM; veja próximas datas! Resumo da…
Provas do concurso ALEAM registraram abstenção de quase 37%. Edital oferece 363 vagas e salários…