Com a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 sancionada recentemente, as convocações dos aprovados na primeira edição do Concurso Nacional Unificado – CNU devem começar já em maio.
A informação foi confirmada pelo próprio Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI, que publicará uma portaria única de autorização de provimento para cerca de 4.355 cargos. A medida visa acelerar a nomeação e posse dos aprovados.
A partir daí, cada órgão será responsável por publicar seus próprios atos de nomeação. A expectativa é que a convocação dos aprovados tenha início no começo de maio, conforme já mencionado.
Essas primeiras nomeações contemplam cargos de todos os 8 blocos de 16 órgãos e entidades federais que não precisaram passar pelo curso de formação:
Será lançado neste mês de abril o Termo de Referência de Chamamento Público (TR) para definição da banca organizadora.
A próxima edição do CNU terá provas com códigos de barras, substituindo o sistema de “bolinhas”, para facilitar a identificação dos candidatos e evitar erros no preenchimento do cartão-resposta.
Essa medida também trará anonimato aos candidatos, garantindo imparcialidade e justiça na correção das provas, além de agilidade na divulgação dos resultados.
Outra novidade anunciada é a unificação do edital de abertura. Ou seja, não serão divulgados editais separados por blocos temáticos, como foi feito na edição anterior.
O MGI estuda a possibilidade de aplicação das provas em dois dias, de modo a facilitar a logística, a exemplo do que acontece, por exemplo, com o ENEM, realizado em dois finais de semana distintos.
Até o momento, os únicos cargos já confirmados no CNU foram os de Analista Técnico de Justiça e Defesa (ATJD) e Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico (ATDS).
Para ampliar a quantidade de servidoras no funcionalismo público, o CNU poderá adotar o mesmo sistema de bonificações que o MRE (Ministério das Relações Exteriores) ou medidas específicas para mulheres.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU, além do início das convocações, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Mais informações do CNU
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ RS) terá novo edital de…
Provas do concurso TJ RS foram aplicadas e o resultado preliminar da etapa objetiva divulgado!…
Edital do concurso Bombeiros SC 2026 foi publicado com 110 vagas; veja neste artigo como…
Concurso São José do Rio Pardo registrou 3.366 inscritos Foram publicados os resultados das provas…
Nesse artigo você irá aprender como estudar as matérias que você acha difícil
A deputada Denise Pessôa (PT/RS) solicitou, em ofício enviado nesta quinta-feira (5), uma nova recomposição…