O presente artigo visa dar dicas para o Concurso Nacional Unificado (CNU), a respeito do controle emocional e do tempo ao realizar a prova.
É fato que o CNU está em sua segunda edição, e é o maior concurso da história do país. Assim, a segunda edição vai oferecer vagas para nível médio e superior. Então, das 3.652 vagas ofertadas, 2.480 são imediatas, e as restantes formarão cadastro reserva.
Além disso, as vagas estão distribuídas entre diversos órgãos e localidades do país, tais quais IPHAN, INSS, agências reguladoras e Ministérios.
Ainda, a banca responsável pela aplicação do certame é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Quanto às provas, a objetiva está prevista para 05 de outubro de 2025 e a dissertativa, aplicada para os aprovados na objetiva, para 07 de dezembro de 2025.
Durante a execução de uma prova, o tempo é um fator limitativo e escasso, que deve ser bem administrado.
Cada pessoa resolve melhor uma prova de uma maneira. Todos possuem uma matéria preferida para começar. Ou o hábito de fazer as questões menos ou mais trabalhosas primeiro, e isso varia.
Apesar de o conteúdo da prova ser desconhecido até seu início, a pessoa já se conhece ao realizar provas. Então, uma estratégia já pré-traçada, até para improvisos, é sempre aconselhável.
Assim, uma boa dica para aprimorar esse tipo de estratégia, é fazer simulados com tempos iguais aos da prova verdadeira. Ou até mesmo outros concursos, sem ser o alvo final. Desse modo, a pessoa vai aprimorando seu controle do tempo.
Não deixe de conferir:
Quanto ao preenchimento do gabarito, trata-se de uma etapa obrigatória e que exige calma e atenção do concurseiro. Assim, deve-se separar minutos finais de foco para passar as respostas de maneira correta para o gabarito, evitando pressa, e possíveis erros de preenchimento ou falta de tempo.
Já em relação às pausas, elas geralmente são necessárias. Seja para ir ao banheiro, hidratar-se ou se alimentar, ou até mesmo refletir por alguns minutos.
Mas é necessário atenção a quanto tempo elas irão consumir, e se isso deve ser compensado. Às vezes existe fila para a ida ao banheiro, que depois de um tempo pode não existir mais. Assim, é necessário estratégia no uso das pausas, também.
Por fim, a banca sinaliza a passagem do tempo, para controle do candidato, que não pode consultar o relógio durante o concurso. Então, a atenção a essa sinalização ajuda muito no controle do tempo durante a prova.
Haja vista que o fim de semana da prova é pontualmente a última etapa da jornada de estudos, é necessário que, nos últimos dias, o foco seja a prova de forma quase exclusiva.
Mesmo sabendo que é impossível se desligar de tudo e focar em uma única coisa, uma boa dica é tentar fazer isso, no final de semana dos estudos.
Então, afastar-se e se abstrair de problemas, situações e pessoas que possam tirar o foco do estudante, é uma boa estratégia. Principalmente nos últimos dias da jornada de estudos.
Além do foco, é necessário calma na prova, por exemplo, como citado acima, para preencher os gabaritos.
Além disso, sentimentos de arrependimento, desespero e ansiedade não vão agregar nenhum valor no dia da prova. Ao contrário, podem diminuir o desempenho que o candidato faria sem eles.
Na véspera da prova, uma boa dica é descansar e relaxar. Cada pessoa também relaxa à sua maneira. Alguns fazem caminhadas, outros descansam deitados, outros fazem revisões de conteúdo. Assim, o importante é o candidato descansar do jeito que o relaxe.
Durante a prova, é desaconselhável ficar pensando que estudou demais algo que não foi abordado, ou que não estudou algo que foi abordado. Não é o momento para essa reflexão. O que se deve fazer é utilizar o que se tem em mente da melhor maneira possível. Apenas uma questão de todas não deve ser fator de desmoralização do candidato.
Assim, combinando calma e foco, o candidato consegue sintetizar melhor seu conhecimento, e alcançar melhor a sabedoria necessária para o exame do CNU.
Saiba mais sobre o CNU
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Leia também:
Olá, tudo bem? Hoje faremos um resumo sobre o crime de redução à condição análoga…
Editais nas áreas de segurança, legislativa, tribunal, educação, saúde, controle e mais… Veja as oportunidades…
Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades aos concurseiros. Apesar de ser…
Se você busca estabilidade no serviço público, o ano de 2026 já vai começar com…
Concurso TCE RN oferta 244 vagas para diversos cargos e iniciais de até R$ 15,5…
Seguem abertas até as 18h desta quarta-feira (4), as inscrições do concurso TCE RN (Tribunal de…