Saiba todas as atribuições de Analista Técnico do Bloco 6 do CNU 2025!
Entre tantos cargos ofertados, muitos concurseiros podem ficar em dúvida de qual escolher, junto com seu bloco temático, no Concurso Nacional Unificado (CNU).
Afinal, o ENEM dos concursos garante carreiras com requisitos diversos, indo desde o nível médio e técnico até a formação de ensino superior com ou sem área específica.
No meio de tantos, surge um que brilha um pouco mais que os demais. Estamos falando da carreira de Analista Técnico.
Este cargo faz parte do Bloco 6 – Desenvolvimento Socioeconômico e, inclusive, foi recém-criado para justamente participar do CNU 2025.
Ao todo, são contempladas 250 vagas imediatas e exigido apenas nível superior em qualquer área de formação.
Já os salários alcançam valores de R$ 9,7 mil inicialmente e vão aumentar muito mais devido à progressão de carreira. A lotação ainda será em Brasília/DF.
Mas, apesar de altas remunerações, quantidade significativa de oportunidades e lotação em uma das grandes cidades do país, muitos concurseiros podem não se interessar pelas atribuições.
E é exatamente nisso que o Estratégia pensou: em te ajudar a saber todas as atividades do cargo, garantindo o seu interesse ou não na área.
Os futuros servidores de Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico terão de executar atividades de assistência técnica em projetos e programas de sua área.
Além disso, devem garantir assistência no planejamento, na implementação, na análise e na avaliação de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento regional e territorial de forma sustentável.
Isso sem contar outras diversas atividades, como:
>>> Saiba mais sobre o Bloco 6 do CNU 2025!
>>> Saiba mais sobre a carreira de ATDS
Este bloco congrega cargos voltados à elaboração, implementação, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas e de regulação para a promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável e inclusivo.
Visa-se a constituição de núcleos estratégicos aptos para atuar no planejamento e na execução de políticas em níveis nacional e regional, considerando diferentes dimensões.
Espera-se atrair pessoas candidatas com um perfil profissional que apresente conhecimento, capacidade crítico-analítica e visão estratégica sobre as possibilidades e complexidade do desenvolvimento socioeconômico brasileiro e da inserção do país no sistema global.
A familiaridade com o manejo de informações quantitativas e qualitativas sobre desenvolvimento, a análise e realização de estudos de impacto, a realização de projeções econômicas e modelagem estatística e a construção de mecanismos de fomento público são desejáveis.
Espera-se profissionais com perfil formativo de diversas áreas de conhecimento, em especial, das ciências sociais aplicadas, como economia, planejamento urbano e regional, serviço social, e das ciências humanas, como geografia, história e ciência política, entre outras correlatas.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o cargo de Analista Técnico do CNU 2025, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Saiba mais: CNU 2025
Concurso IPECE ofertará 36 vagas; edital iminente! Após 18 anos, o Instituto de Pesquisa e…
Novo concurso da Câmara de Brotas tem salário inicial de até R$ 9,8 mil! Foram…
Edital do novo concurso PC SC terá oportunidades para Oficial Investigador de Polícia! É iminente…
A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…
Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…
Editais nas áreas de segurança, legislativa, tribunal, educação, saúde, controle e mais… Veja as oportunidades…