A banca organizadora do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 será definida até o dia 15 de junho, conforme informações de membros do Governo Federal, confirmadas nesta segunda-feira (2).
A previsão é de que a empresa responsável pela administração e organização seja contratada até a primeira quinzena deste mês, com assinatura do contrato no dia 16.
Também foi revelado que o CPNU terá dois blocos exclusivos para cargos de nível médio, enquanto os outros sete serão responsáveis pelas demais carreiras de nível superior.
As informações foram divulgadas pelo diretor de Logística do Concurso Nacional Unificado, Alexandre Retamal, durante o Seminário Internacional de Concursos Públicos, que ocorre em Brasília.
Segundo ele, a não adição de um novo bloco poderia prejudicar o aprofundamento e a qualidade da prova para carreiras da área da saúde.
“Estamos fazendo um trabalho para aprofundar mais os conteúdos de prova. Então entendemos que ter apenas um bloco de nível médio, já que temos carreiras que são da área de Saúde, ia prejudicar o aprofundamento e a qualidade da prova”, disse Retamal.
Lembrando que os blocos temáticos do CNU correspondem às áreas de atuação de cada cargo e suas atribuições de âmbito federal, reunindo vagas com atividades semelhantes.
Ademais, a nova edição terá um total de 3.652 vagas imediatas para diversos cargos em níveis médio e superior, com salários de até R$ 16,4 mil!
Durante a abertura do seminário, a ministra do MGI, Esther Dweck, relembrou os desafios enfrentados em 2023, durante a realização do certame, o maior já realizado no país:
“Em diversas áreas, a ausência de pessoas era muito grande. Tinha uma escassez enorme, principalmente na área de direitos humanos. As pessoas tinham fugido dessas áreas, com uma perda líquida de mais de 70 mil servidores”, relatou.
Esther também celebrou os avanços e feitos relacionados à diversidade da primeira edição: “Conseguimos o preenchimento das vagas de cotas acima do piso. Entre pessoas negras, com deficiência e indígenas, tivemos 33% de aprovados, que é acima do percentual mínimo”.
O seminário debaterá temas como logística, judicialização, ações afirmativas e modernização dos concursos, incluindo o uso de provas on-line, e seguirá até amanhã (3).
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU 2025, além da banca que será definida ainda em junho, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
O concurso público ISS Planaltina, em Goiás, está com inscrições encerradas. Os candidatos puderam se…
Concursos RJ: mais de 30 editais previstos para 2025! Já imaginou trabalhar em um dos…
Estão encerradas as inscrições do concurso da Prefeitura de Planaltina, no estado de Goiás. A…
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) determinou que o Governo do Estado apresente, de…
Concurso SAP SP exige nível superior e idade máxima de 35 anos para Policial Penal…
O período para se inscrever no edital de concurso da Prefeitura de Nazaré da Mata,…