Concursos Públicos

CNU 2025: como vão funcionar as vagas de curto prazo?

A segunda edição do Concurso Nacional Unificado é uma das principais oportunidades de 2025. Inclusive, uma das novidades desse edital do CNU são as vagas para provimento de curto prazo.

Para aqueles que ainda não entenderam como vai funcionar e o que seria especificamente essas vagas, chegaram ao lugar certo!

No total, são ofertadas 3.652 vagas que estarão distribuídas em 32 órgãos do Executivo Federal, além, claro, de carreiras transversais.

Deste total mencionado, 2.480 oportunidades serão oferecidas de forma imediata (1.972 para nível superior e 508 para nível médio).

Já as demais vagas do certame (1.172) devem entrar para o cadastro de reserva, conforme já conhecido pelos candidatos. No entanto, a novidade é que essas vagas do CR não devem ficar “em espera” por muito tempo.

Ou seja, a ideia das vagas de curto prazo é justamente no sentido de que os candidatos não tenham que esperar tanto para serem convocados, como geralmente é feito no cadastro de reserva.

Ocupação das vagas em curto prazo deve seguir critérios

Vale destacar que a ocupação das vagas a curto prazo deve seguir critérios definidos pelo Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT), uma metodologia que permite ao governo mapear quais áreas mais necessitam de servidores.

Os dois pontos levados em consideração como forma de critério do governo em relação às vagas de curto prazo são: qual o serviço de que o Estado mais necessita entregar e o quantitativo de servidores necessários para atender a essa demanda.

Confira logo abaixo:

CNU: vagas de curto prazo devem seguir algumas prioridades, como; serviço do Estado e necessidade de pessoal.

Ficou interessado nas informações disponíveis até aqui? Quer saber mais detalhes acerca da nova edição do CNU 2025? Então acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você:

SAIBA TUDO SOBRE O CNU


Quer estudar para o CNU 2025?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Fábio Scaldelai

Jornalista no Estratégia Concursos e Produtor de Televisão, formado em Jornalismo, Rádio e TV pela Faculdade Integrada Rio Branco, com especializações em Gestão Empresarial e Marketing pelo Módulo. Atuou como produtor no SBT, TV Bandeirantes e Rádio Band FM, além de acumular três anos de experiência no setor de concursos públicos pela LFG (Luiz Flávio Gomes). No Estratégia Concursos, atua na apuração de notícias da área fiscal, além de coberturas sobre concursos das áreas de controle (TCU, TCE, etc), concurso AFT, área de gestão e administrativa, bem como dos órgãos participantes do CNU. Também possui experiência em link building e análise de mídia, adquirida durante sua atuação na agência SEO Marketing.

Posts recentes

Redução à condição análoga à de escravo

Olá, tudo bem? Hoje faremos um resumo sobre o crime de redução à condição análoga…

7 minutos atrás

Concursos SC: principais editais previstos para 2026

Editais nas áreas de segurança, legislativa, tribunal, educação, saúde, controle e mais… Veja as oportunidades…

31 minutos atrás

Concursos Sul: as principais OPORTUNIDADES de 2026!

Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades aos concurseiros. Apesar de ser…

32 minutos atrás

Concursos Prefeituras 2026: veja as oportunidades previstas

Se você busca estabilidade no serviço público, o ano de 2026 já vai começar com…

35 minutos atrás

Concurso TCE RN 2026: último dia de inscrição; não perca!

Concurso TCE RN oferta 244 vagas para diversos cargos e iniciais de até R$ 15,5…

2 horas atrás

Concurso TCE RN: 244 vagas e iniciais até R$ 15 mil

Seguem abertas até as 18h desta quarta-feira (4), as inscrições do concurso TCE RN (Tribunal de…

2 horas atrás