Saiba como será a prova discursiva do CNU 2025!
Entramos oficialmente na reta final da 2ª fase do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025, faltando menos de duas semanas para a aplicação da prova discursiva.
Diante de uma data tão importante para diversos candidatos, agora é a hora de consumir o máximo de informação de como será a realização do respectivo exame.
Afinal, dessa maneira, você consegue encontrar estratégias próprias e alinhar com dicas de grandes professores do mercado, como no caso dos que trabalham em nosso escopo de profissionais.
E, ainda, para você que já conseguiu passar da 1ª fase, está na hora de se esforçar ao máximo e não deixar a conquista de chegar tão longe para trás.
Lembrando que ainda são garantidos salários pra lá de atrativos. Para você que participa de qualquer bloco, os salários alcançam valores de R$ 16,4 mil.
Não vai perder uma das 3,6 mil vagas contempladas, não é? Então, saiba tudo sobre a prova discursiva do ENEM dos concursos de 2025.
Para os cargos de Nível Superior, a Prova Discursiva será composta por 2 questões, valendo 22,5 pontos cada, podendo totalizar 45 pontos.
Para os cargos de Nível Intermediário, a Prova Discursiva será composta por Redação em formato dissertativo-argumentativo e poderá totalizar 30 pontos.
As Provas Discursivas deverão ser respondidas em até 30 linhas. A avaliação da Prova Discursiva considerará como critérios o domínio dos Conhecimentos Específicos, que corresponderá a 50% da nota total, e o uso da Língua Portuguesa, que corresponderá aos 50% restantes para Nível Superior.
Para a Redação de Nível Intermediário, 100% da nota será referente ao uso da Língua Portuguesa.
Na avaliação do Domínio dos Conhecimentos Específicos, será considerada a capacidade de a pessoa candidata mobilizar conceitos, técnicas e práticas próprias das Áreas de Conhecimento contempladas pelo respectivo Bloco Temático.
Serão observados aspectos como a compreensão e o desenvolvimento dos temas propostos, a adequação conceitual, a pertinência em relação ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados.
Na avaliação do Uso da Língua Portuguesa, será analisada a capacidade da pessoa candidata de empregar a norma culta, demonstrando domínio ortográfico, gramatical e textual. Serão considerados aspectos como a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), além da coerência e coesão na exposição das ideias.
Caso a Prova Discursiva da pessoa candidata receba nota 0 no critério de Conhecimentos Específicos, a correção quanto ao uso da norma culta da Língua Portuguesa não será realizada e a pessoa candidata será eliminada do Concurso Público Nacional Unificado.
“O que levar” é a primeira coisa à qual todo concurseiro precisa estar atento nos momentos que antecedem a realização de uma prova de concurso público.
Desse modo, é importante deixar tudo organizado. De acordo com as disposições do edital, são itens essenciais e obrigatórios para o CNU 2025:
Além disso, são permitidos e recomendados alguns outros itens importantes. Vejamos:
Para mais informações sobre o CNU 2025, além do que estudar para a prova discursiva, acesse o link abaixo!
Saiba mais: CNU 2025
Provas para Auxiliar de Promotoria do MP SP serão aplicadas em 29 de março de…
Confira as principais notícias sobre concursos que marcaram a semana No Resumo da Semana você…
Concurso Sefaz MT tem salários iniciais de R$ 32,9 mil! A Fundação Carlos Chagas (FCC)…
Avaliação dos candidatos do próximo concurso Bombeiro PB utilizará as notas do ENEM! Salário inicial…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Arroio do Meio, no Rio…
FCC é contratada como banca do novo concurso Sefaz MT; 30 vagas e salários de…