CNU 2025: vale a pena fazer? Veja prós e contras da seleção!
CNU 2025 será organizado pela FGV
Como se sabe, o CNU 2025 (Concurso Nacional Unificado), também chamado CPNU, é uma seleção pública federal que reúne vagas de diversos órgãos em um único edital.
Sua 2ª edição está prevista para julho de 2025 (lançamento do edital) e provas em:
Prova objetiva: 5 de outubro de 2025; e
Discursiva: 7 de dezembro de 2025.
Serão oferecidas 3.652 vagas em diferentes órgãos e entidades, distribuídas entre 2.480 para provimento imediato e 1.172 em cadastro de reserva.
Uma única inscrição para vários cargos e órgãos: economiza tempo e dinheiro, com taxa única.
Maior acessibilidade: provas aplicadas em 228 cidades, facilitando o acesso regional;
Transparência e segurança reforçadas: código de barras, correção eletrônica e logística refinada.
Pontos a refletir
Com base em alguns comentários públicos na rede social “Reddit“, identificamos algumas queixas dos concurseiros. Confira logo abaixo!
Uma única chance: se estiver mal num dia, você perde possibilidade de tentar outros concursos similares. “Se você agrupa suas chances em uma única prova acaba por diminuir suas chances de aprovação, pois pode estar em um dia ruim”, comentário de um usuário.
Provas generalistas podem prejudicar especialistas: blocos que englobam ocupações diferentes podem dificultar o foco. “A estrutura em blocos… não é um meio suficientemente adequado pra aprovar os candidatos mais qualificados para exercer cada cargo”, outra opinião de um internauta.
Carga de estudo intensa e pouco direcionada: muitos conteúdos genéricos, pouco úteis para cada cargo específico. “Um concurso que consolida “todas” as suas oportunidades em uma prova só não pode ser uma boa“, escreveu outro.
CNU 2025: vale a pena fazer? Usuários do Reddit criam debate
Vale a pena fazer o CNU 2025?
A resposta para essa dúvida está no seu perfil:
Menos indicado se: prefere foco em carreiras específicas, tem dificuldade com provas genéricas ou quer múltiplas chances no ano.
Pode ser vantajoso se: você busca economia de inscrição, possibilidade de concorrer a diversos órgãos simultaneamente, e não considera o risco de concentrar suas chances em um único exame.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU 2025, além dos prós e contras, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Mãe e jornalista formada pela UNIP, possui ampla experiência na cobertura de entretenimento em grandes veículos, como o site da CNN, RedeTV! e Estratégia Educacional. Atuou também em agências de marketing, produtoras musicais e assessorias de imprensa, com foco especial no trabalho com personalidades públicas. Atualmente, integra a equipe do Estratégia Concursos, onde é responsável pela produção de conteúdos estratégicos voltados para o setor de concursos públicos, com destaque para a área fiscal, gestão, controle, concursos administrativos e Ministérios participantes do CNU, além de diversos órgãos federais. Tem como missão transformar informações complexas em conteúdos acessíveis, relevantes e de alto valor para quem sonha com uma carreira no serviço público.