Veja como a função de jurado pode te beneficiar no CNU 2025!
Após muita espera, a 2ª edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) está na praça, ofertando 3.652 vagas entre imediatas e para provimento de curto prazo (CR).
Isso significa que chegou a sua vez de apostar todas as suas fichas e garantir o seu lugar em uma disputa que pode te presentear com a tão sonhada estabilidade financeira.
E, para muitos concurseiros, é importantíssimo ter uma carta na manga. Um diferencial que pode ser decisivo para desempatar candidatos na classificação final.
Um desses aparatos é exatamente a “função de jurado”, constante no ato de inscrição do mais novo ENEM dos concursos. Quer saber o que é? Então, confira logo abaixo:
Muitos concurseiros que já iniciaram o procedimento de inscrição se depararam com esta opção abaixo:
Mas, entre essa quantidade significativa, uma parte deve ter ficado confusa em saber o que, de fato, é “função de jurado”.
De acordo com o Código de Processo Penal, é considerado em uma função de jurado aquele que constitui serviço público relevante durante um procedimento do Direito Penal.
Dessa forma, a função de jurado faz parte do processo penal em que se convoca e sorteia sete profissionais responsáveis por uma decisão de julgamento final.
O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) adotou algumas medidas nos critérios de desempate entre candidatos, aplicáveis tanto na classificação para as próximas etapas quanto no chamamento para a posse.
Entre esses critérios, um dos fatores utilizados, inspirado nos mecanismos de desempate do ENEM e de outros concursos — é a atuação do candidato como jurado.
Isso porque quem exerceu essa função tem reconhecido o mérito por ter prestado um serviço público relevante no âmbito do Direito Penal, o que lhe garante uma vantagem sobre outros candidatos em situações de empate.
Por isso, se você já atuou como jurado em um julgamento, poderá ter um diferencial a seu favor no CNU 2025.
Os interessados em participar do “ENEM dos Concursos” devem garantir sua inscrição no site da FGV até as 23h59 do dia 20 de julho, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 70,00. Vale ressaltar que o prazo para solicitar a isenção da taxa já foi encerrado.
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas no dia 5 de outubro. Os aprovados nessa primeira etapa serão convocados para as provas discursivas, marcadas para o dia 7 de dezembro.
Posteriormente, haverá ainda avaliação de títulos e curso de formação, exigidos apenas para alguns cargos.
Para mais detalhes sobre o edital do CNU 2025, além da distribuição das vagas por regiões, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção unificada:
Saiba mais sobre o CNU
Cadernos de Questões anteriores para o concurso ALEGO: resolva questões anteriores sobre o edital do concurso…
Cadernos de questões para o concurso da Câmara de Ibaté de SP: resolva questões sobre o…
Foi publicado o edital do concurso Bombeiros PB para o provimento de 15 vagas, sendo…
Novo edital da Polícia Militar da Paraíba exige nível médio dos inscritos! Foi publicado o…
A Prefeitura de Ivoti, no Rio Grande do Sul, oferta 2 vagas imediatas mais formação…
O Conselho Regional de Educação Física da 19ª Região (CREF AL) oferta 2 vagas, sendo…